Whippet, um galgo com uma personalidade própria

· maio 19, 2018
O Whippet pode vencer o tradicional galgo com sua habilidade para corrida. Mas antigamente esta era considerada uma raça de cães de menor importância.

O Whippet pode ser confundido com galgos, embora seja uma raça diferente. As diferenças físicas são sutis, mas as duas raças executam trabalhos muito distintos. Aprenda a diferenciá-los aqui.

História do Whippet

Nos bairros da classe trabalhadora de Londres do século 19, os galgos eram animais altamente cobiçados, tanto que os fãs de corridas de cachorro não podiam nem pagar por eles. Assim, eles desenvolveram uma raça semelhante ao Greyhound Inglês, mas mais acessível.

Os criadores desta raça estavam à procura de um cão rápido e ágil como o galgo, mas mais tenaz e corajoso. Para conseguir isso, combinaram genes de galgos ingleses com os de vários terriers (como o Yorkshire terrier e o terrier inglês) e outras raças da região. O resultado foi um cão com um físico preparado para velocidade, mais resistente e menor.

Durante seus primeiros anos, ele foi usado para caçar pequenos animais, como coelhos, mas logo começou a se dedicar exclusivamente às corridas. Tem maior velocidade máxima, mas menos resistência do que o galgo, então eles são cães com muitas chances de ganhar em várias modalidades.

Características

Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas: medem entre 47 e 51 centímetros de altura e pesam cerca de 10 ou 12 quilos. Medem alguns centímetros a menos, entre 44 e 47, embora o peso médio seja o mesmo dos machos.

Whippets

É um cão alto, mas de tamanho médio e pouco peso. Trata-se de uma raça esbelta, elegante e ágil. As pernas são longas e finas; tem um peito profundo e a diferença com a barriga estreita é muito evidente. Em termos gerais, tem a aparência geral das raças de galgos.

Como quase todas elas, tem uma cabeça longa e fina, e um pescoço musculoso; o nariz é longo e alongado. Quanto à sua expressão, os olhos são pequenos e de cor escura, as orelhas também são pequenas, triangulares e caem para os lados da cabeça.

Os primeiros exemplares da raça herdaram os pelos longos de alguns terriers, mas esse recurso foi perdido com o tempo. Atualmente, todo whippet tem o pelo curto e fino e pode aparecer em qualquer tipo de cor ou combinação de cores.

Comportamento

O whippet é tímido e reservado, mas não tanto quanto os galgos normalmente são. Eles não são cães efusivos ou energéticos, mas não é comum ver cães desta raça com tantos medos ou com tantos receios quanto seus parentes ingleses ou espanhóis.

Os genes terrier os levam a serem corajosos e um pouco impulsivos e, ainda que ele tenha personalidade, ao mesmo tempo é fiel e afetuoso com suas famílias humanas. Eles não são cães que podem ser treinados por punições ou pelo uso da força: não podem ser forçados, então é necessário usar um treinamento baseado em reforço positivo.

Whippet correndo

São dóceis e fáceis de lidar, mesmo quando convivem com crianças, desde que sejam tratados com respeito e cuidado. Dizem que eles podem disputar com outros cães enquanto trabalham ou brincam, e que nas pistas de corridas de cães as brigas são comuns.

Cuidados

O whippet, como quase todos os cães, é uma raça bastante saudável: eles não têm suas próprias doenças, embora possam ficar doentes e ter outros problemas de saúde comuns aos cachorros.

É necessário seguir as revisões recomendadas pelo médico veterinário e não negligenciar o calendário de vacinação ou desparasitação. Além disso, o veterinário deve considerar se é necessário fazer algum tratamento preventivo para evitar a displasia do quadril ou do cotovelo, comum em cães deste tamanho.

Devido a sua magreza, o whippet tende a ser um cão frio. Pode ser necessário abrigá-los nas estações mais frias do ano, e é obrigatório que eles passem as noites dentro de casa e não ao ar livre ou em uma casinha no jardim.

O Whippet não se destaca como um animal energético, mas precisa se exercitar regularmente e seguir uma dieta controlada, já que tende a ter excesso de peso.

Esta raça é semelhante aos galgos, mas eles têm uma personalidade reconhecível, e muito mais variedade de cores de pelagem. Ainda que sejam menores que os galgos espanhóis, podem dar trabalho em uma corrida.