10 regras de ouro a seguir em parques para cães

Os parques para cães são lugares para levar nosso companheiro peludo para se divertir. Para utilizá-los é necessário cumprir algumas regras.
10 regras de ouro a seguir em parques para cães
Sara González Juárez

Escrito e verificado por a psicóloga Sara González Juárez.

Última atualização: 07 junho, 2023

Os parques para cães são espaços públicos de grande valia, pois neles podemos soltar os cães sem perigo de fugas e acidentes. Além disso, muitos deles possuem instrumentos de distração para cães, como elementos de agility.

Porém, seu uso exige uma série de regras de conduta, tanto para os canídeos quanto para os humanos, a fim de evitar momentos desagradáveis (ou até emergências). Para desfrutar plenamente destes parques, trazemos aqui uma série de orientações a seguir para ter uma convivência positiva e cívica. Não perca.

Regras de ouro em parques para cães

O fato de certos serviços serem agradáveis começa, é claro, com sua qualidade. Devem ser locais espaçosos e seguros e ter certas vantagens, como sombras, fonte de água e cestos de lixo. No entanto, seu uso seguro já é de responsabilidade direta do ser humano. Vejamos algumas regras a seguir.

1. Não leve seu cachorro se ele estiver doente

Um cão doente.

As aglomerações de cães são perfeitas para a transmissão de doenças e parasitas. Animais não vacinados ou desparasitados também são um perigo para os outros e para si próprios. Um filhote que ainda não está com o esquema vacinal completo, por exemplo, fica altamente exposto a doenças como a parvovirose.

2. Cuidado com o calor

Tanto os machos quanto as fêmeas sofrem mudanças em seu comportamento quando estão no cio. Se não forem castrados, é melhor que durante esses dias passeiem na companhia apenas do tutor.

Os machos podem brigar pelas fêmeas, por exemplo, ou as fêmeas podem se defender violentamente se outro animal for muito insistente.

3. Entre em parques para cães com cautela

Pode parecer uma coisa óbvia de se dizer, mas às vezes passa despercebido. O mais normal é que todos os cachorros que estão dentro do parque venham até a porta cumprimentar e conhecer quem quer entrar, então o risco de fuga é muito alto.

Embora algumas instalações tenham porta dupla, é comum que não seja esse o caso. Por isso, ao abrir a porta, lembre-se de bloquear o espaço com o corpo para que nenhum cachorro saia (ou espere que eles se dispersem antes de entrar).

4. Supervisione seu cachorro

Um parque para cães não é um lugar onde você pode deixar seu companheiro canino e sair, ou ficar sem prestar atenção. É muito importante que você monitore as ações do animal e como ele interage com outros de sua espécie. Lembre-se de que as brincadeiras entre cães pode acabar em briga se não for saudável desde o início.

5. Não distribua snacks sem consentimento de outros tutores

Muitas pessoas têm o hábito de dar guloseimas ou comida aos cães sem pedir aos tutores. Além de ser uma falta de educação, isso acarreta um risco muito grande para os cães, pois quem distribui os petiscos não sabe se o cão em questão tem alergias, segue dietas especiais, apresenta problemas de ansiedade, etc.

Em outras ocasiões, podem começar brigas entre cães por causa da comida, principalmente quando há muitos cachorros juntos.

6. O mesmo vale para os brinquedos

A menos que você tenha certeza absoluta de que não causará problemas, também não deve levar brinquedos em parques para cães. Deixe que os cães brinquem sozinhos e se divirtam com os estímulos disponíveis.

7. Recolhe os excrementos do seu cão em parques para cães

Entrar em um parque para cães e encontrar o espaço cheio de cocô de cachorro não é apenas desagradável para os olhos, mas também uma fonte de transmissão de parasitas e doenças. No verão, atraem moscas e é possível que os cães se sujem com os excrementos ou, na pior das hipóteses, os comam.

Lembre-se sempre de levar saquinhos para você e para quem precisar deles naquele espaço.

8. Não deixe seu cachorro destruir o parque

Se o seu cão tem comportamentos destrutivos, é melhor resolvê-los antes de ir a um parque desse tipo. Se, ao contrário, ele fizer isso espontaneamente, detenha-o. O mesmo acontece com a escavação, pois pode deixar buracos no solo que posteriormente causam acidentes.

9. Não use acessórios perigosos em parques para cães

Coleiras pontiagudas, por exemplo, são fonte de acidentes para cães que brincam de luta. Evite tudo o que possa causar ferimentos, desprender peças pequenas ou asfixiar o seu cão.

10. Resolva conflitos com assertividade e calma

Em parques para cães, apenas pelas estatísticas, é mais do que provável que algum evento desagradável ocorra. Partindo da premissa de que os cães são seres com personalidade própria e que foram educados da melhor forma possível, qualquer problema que surja pode ser atribuído a fatores fortuitos e resolvidos de forma pacífica.

No entanto, todos nós sabemos que existem pessoas não civilizadas. Em casos de problemas graves, o mais importante é, em primeiro lugar, manter o seu cão e a sua segurança. Em seguida, saia do local e relate o problema às autoridades.

Em resumo, não se esqueça que ter um parque para cães na sua região é uma vantagem que merece ser aproveitada. Aproveite e, acima de tudo, faça isso sabendo que outros também podem se divertir por lá.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Solanes, M. Y. (2014, January). Agresión en el pipican. Responsabilidad civil objetiva en la aplicación del art. 1905 CC. Comentario a la Sentencia de la Audiencia Provincial de Barcelona de 23-5-2013 (SAP B 5796/2013). In Derecho Animal. Forum of Animal Law Studies (Vol. 5, No. 1, pp. 1-9).
  • González Camacho, A., Cuellar Pérez, G. G. V., & Moreno León, H. C. (2022). RECREOCAN usos del tiempo: relación humano-perro.
  • Well-Mannered Dog: Training, Play, Socialization. (s. f.). Best Friends Animal Society. https://resources.bestfriends.org/article/well-mannered-dog-training-play-socialization

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.