Por que os gatos cheiram o ânus?

Os felinos possuem várias ferramentas para se comunicar. Embora pareça estranho, o ato de cheirar o ânus de um congênere pode ser explicado por razões sociais e outras.
Por que os gatos cheiram o ânus?

Última atualização: 24 Novembro, 2021

Você já viu seu gato cheirando o ânus de outros felinos e até o seu próprio? Por que você acha que ele faz isso? Para responder a essa pergunta, é importante conhecer o olfato dos gatos e sua forma de comunicação por meio desse sentido.

Os gatos cheiram o ânus por muitas razões, desde as mais naturais até algumas doenças. Se você quiser saber como o olfato dos felinos está relacionado ao ânus e o que significa o ato de cheirá-lo, não deixe de ler.

O sentido do olfato nos gatos

De acordo com especialistas de VCA Hospitals, e assim como os humanos, os gatos têm 5 sentidos neurológicos básicos: paladar, tato, audição, visão e olfato. Desses sentidos, o olfato é o mais desenvolvido no mundo felino.

Em comparação com os humanos, os gatos têm uma capacidade olfativa 14 vezes mais sensível. O nariz humano contém cerca de 5 milhões de receptores olfativos que detectam aromas, enquanto o nariz de um gato carrega entre 45 e 80 milhões de receptores olfativos.

O nariz de um gato.

Órgão de Jacobson

Além desse olfato superdesenvolvido, os gatos também possuem uma ferramenta adicional para aumentar ainda mais esse poder: o órgão de Jacobson (uma estrutura especial também conhecida como órgão vomeronasal). Ele fica dentro da cavidade nasal e se abre em direção ao topo da boca, logo atrás dos incisivos superiores.

Esse incrível órgão atua como um sistema olfatório secundário e detecta substâncias químicas específicas por meio do uso de nervos que conduzem os estímulos diretamente ao cérebro. Ao contrário das células olfativas do nariz, os receptores de odor dos órgãos de Jacobson não respondem apenas aos odores comuns, pois também captam substâncias químicas que não têm cheiro.

Esses receptores funcionam para reconhecer odores indetectáveis por humanos.

Outras funções do órgão de Jacobson

O órgão de Jacobson se comunica com a parte do cérebro que lida com o acasalamento e sua função principal está relacionada à reprodução. Ao identificar feromônios, essas terminações nervosas fornecem aos gatos machos e fêmeas as informações de que precisam para determinar se um membro do sexo oposto está disponível.

Além disso, esse órgão melhora o olfato de que os gatinhos recém-nascidos precisam para encontrar a fonte de alimento fornecida pela mãe. Os pequenos felinos são capazes de identificar sua mãe de outras mães que estão amamentando por meio do olfato.

Por que os gatos farejam o ânus com a boca aberta?

As duas partes do sistema de detecção de odores do felino (o nariz e o órgão de Jacobson) trabalham juntas para registrar odores delicados que nenhuma outra estrutura perceberia por conta própria. Quando um gatinho franze os lábios e parece sorrir, é porque abre o órgão de Jacobson e o ar empurra os odores para ele.

Se você já viu seu gato cheirar o próprio ânus com a boca aberta, é porque está detectando algo que chama sua atenção no nível olfativo.

De qualquer forma, o fato de os gatos cheirarem o ânus com muita frequência costuma ser motivo de preocupação. É normal que o animal interaja com esta área para fins de higiene, mas se o seu felino faz isso muito constantemente, você deve investigar com a ajuda do veterinário o que está acontecendo, pois pode haver um problema com suas glândulas anais.

O que são as glândulas anais dos gatos?

Tanto os gatos machos quanto fêmeas têm duas glândulas anais localizadas ao redor de suas aberturas retais. De acordo com os especialistas, vistas de fora, elas parecem dois orifícios minúsculos em cada lado do ânus.

Essas aberturas visíveis levam às pequenas glândulas anais em forma de balão encontradas dentro do organismo retal do felino. As glândulas enchem-se naturalmente com um fluido de mau cheiro que é expelido quando o animal defeca. As glândulas anais são muito importantes, pois permitem que os gatos marquem seu território e comuniquem sua presença a outros animais.

Um felino também costuma extrair o líquido de suas glândulas anais se estiver com medo ou estressado. Isso pode ser visto quando um gatinho precisa ir ao veterinário ou ao pet shop e o líquido pode espirrar, liberando um odor muito ruim. Portanto, se o seu gato cheira muito o ânus, lambe ou esfrega o chão com frequência, é importante investigar o que está causando esse comportamento.

Por que os gatos cheiram o ânus uns dos outros?

Os felinos também se comunicam entre si, mas o fazem de maneiras diferentes, dependendo do contexto imediato. Eles não apertam as mãos, nem se abraçam, nem se comunicam verbalmente, mas se examinam uns aos outros de maneira aparentemente imperceptível.

Quando dois gatos se encontram, eles geralmente farejam a área da cabeça primeiro e até mesmo dão uma leve batida um no outro nessa área. A saudação física libera feromônios, o que diz muito sobre o humor e o estado fisiológico de cada um dos espécimes.

Por causa disso, o olfato de um felino serve como uma ferramenta de comunicação química. Os cheiros produzidos fornecem informações a um gato sobre o que seu novo amigo gosta de comer e em que estado de espírito ele se encontra.

Apenas ao cheirar um parceiro, um gatinho já é capaz de determinar se ele é macho ou fêmea, calmo ou agressivo, saudável ou doente. Como você já sabe, dentro do reto estão as glândulas anais e, quando os gatos cheiram o ânus de outro animal, podem determinar uma grande quantidade de informações.

O cheiro é único para cada gato e serve como uma forma de identificação, razão pela qual dois gatos podem determinar rapidamente se eles já se encontraram antes pelo cheiro.

Por outro lado, o próprio ato de cheirar o traseiro estabelece o domínio no relacionamento. O gato dominante geralmente começa a cheirar, enquanto o gato mais submisso espera sua vez.

Um gato cheirando o ânus de um gato bebê.

Como você pode ver, existem muitas razões que explicam qualquer comportamento nos animais. Nesse caso, o fato de os gatos cheirarem o ânus tem vários motivos, sendo alguns tão naturais e necessários em sua vida felina quanto o simples ato de escalar e miar. Em qualquer caso, se o seu animal praticar esse ato em excesso, vale a pena levá-lo ao veterinário.

Pode interessar a você...
O que causa o mau cheiro no bumbum dos gatos?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O que causa o mau cheiro no bumbum dos gatos?

Existem várias razões para o mau cheiro exalado pelo bumbum de alguns gatos. Falamos sobre algumas das principais neste artigo.