10 animais carnívoros: você conhece estas espécies?

Como o próprio nome sugere, os animais carnívoros se alimentam exclusivamente da carne de suas presas. Podem caçar ou comer carniça (restos de animais). Além disso, possuem um sistema digestivo que digere rapidamente os alimentos. Há animais carnívoros entre mamíferos, répteis, peixes, anfíbios, aves e invertebrados. Conheça abaixo 10 deles.

10 animais carnívoros

Entre os animais carnívoros, podemos fazer distinções entre aqueles que se alimentam de insetos e invertebrados (insectívoros), peixes (piscívoros) ou mamíferos (carnívoros ‘puros’). Abaixo seguem 10 animais carnívoros muito conhecidos.

Leão e leoas

1. Leão

O “rei da selva” vive principalmente na África e se alimenta de mamíferos de grande tamanho, como búfalos e zebras, suas presas favoritas, apesar de também comer carniça. A responsável por prover o alimento é a fêmea (que não possui juba). Trabalham em equipe e podem correr a grandes velocidades para pegar suas presas.

2. Abutre

Seus hábitos alimentares são baseados na localização visual de suas presas, possuindo uma visão muito aguçada. Ao contrário de outras aves de rapina, os abutres geralmente comem animais mortos como, por exemplo, os felinos. Seus bicos grossos permitem rasgar a pele e escavar os ossos para extrair toda a carne.

3. Tubarão

São grandes predadores e podem chegar a medir 18 metros de largura (como o tubarão-baleia, que se alimenta de plâncton). O tubarão branco, por exemplo, pode caçar mamíferos marinhos, atum-rodilho, tartarugas, cetáceos e focas. Caçam ao amanhecer e ao entardecer, também podendo se alimentar de carcaça de baleias.

4. Crocodilo

Graças a suas grandes mandíbulas, podem devorar espécies de mamíferos de grande tamanho em questão de minutos. Os crocodilos pegam suas presas de surpresa quando elas vão beber água, sendo muito rápidos em qualquer meio aquático. Quando pega uma presa com seus fortes maxilares, arrasta-o para dentro da água para afogá-lo e devorá-lo.

5. Escorpião

Esse invertebrado alimenta-se de insetos, aranhas e, em algumas ocasiões, de lagartixas e pequenos roedores. Vive e caça à noite, entrando nos esconderijos de suas vítimas e atacando-as muito rapidamente. Primeiro envenena suas vítimas com sua potente picada, logo depois as despedaça para comê-las por partes. Pode levar horas para ingerir toda a comida.

6. Urso polar

Ao contrário dos demais de sua espécie, o urso polar alimenta-se exclusivamente de carne. É um dos maiores animais carnívoros do mundo e vive nas zonas geladas do hemisfério norte. Sua comida favorita são as crias de focas, apesar de também se alimentar de peixes. Em um único dia pode comer até 30 kg de comida. Cabe destacar que ele não bebe água, mas ingere os fluidos de suas presas.

7. Pelicano

Esse pássaro baseia sua alimentação em peixes de até 30 centímetros de largura. Também pode comer crustáceos, tartarugas marinhas e anfíbios. Pesca sozinho em águas profundas e, perto da costa, junta-se em grupos para atacar os bancos de peixes. Possuem uma “bolsa” abaixo do bico e engolem sem mastigar.

8. Lagartixa

A lagartixa é um réptil carnívoro que se alimenta de aranhas e insetos, embora em alguns casos incluam centopeias e escorpiões em sua alimentação, além de lagartos menores e pássaros pequenos. É um caçador oportunista que não possui uma preferência alimentar definida. Ele come o que encontrar.

9. Polvo

O octópode, nomeado por seus oito pés, é um molusco que se alimenta de pequenos crustáceos e peixes, embora também possa ingerir algas. Para caçar move seus braços e chama a atenção de suas presas, para depois atraí-las com suas ventosas. Outra maneira de conseguir seu objetivo é ficar em cima da presa e prendê-la com a boca em forma de bico.

Golfinhos nadando

10. Golfinho

É um mamífero que se alimenta de peixes, sobretudo do salmão. Suas técnicas envolvem desde rodear cardumes para amontoá-los e ir comendo-os em turnos junto a outros golfinhos até aproveitar as ondas sonoras que rebatem nos peixes. Alguns cetáceos também podem utilizar suas caudas para atordoar suas presas.

  • Além dos 10 animais carnívoros acima, há muitos outros, como o guepardo, pinguim, atum, sardão, hiena, coruja, peixe-espada, tartaruga-da-Flórida, vaga-lume, lula e cobras.
Recomendados para você