Você sabia que existem mais de 300 espécies de pombos?

junho 30, 2018
Em comum eles têm o fato de serem muito inteligentes, e isso quer dizer que a adaptabilidade dessas aves é enorme, já que os vemos sobreviver em habitats urbanos. Além da pomba branca, ou pomba doméstica, há uma grande variedade de cores e formas em todo o reino animal.

Nós os vemos no parque e nos telhados… e todos são parecidos. No entanto, existem mais de 300 espécies de pombos, além do “habitual” das áreas urbanas. Neste artigo, falaremos sobre alguns deles.

As espécies de pombos ao redor do mundo

Com exceção da Antártica e do Ártico, essas aves vivem em todo o planeta. No entanto, há menor proporção no Caribe e maior na Austrália e na Indonésia.

Todas as espécies de pombos são muito inteligentes, monógamas – os casais são responsáveis ​​por cuidar dos filhotes juntos – e rápidas, atingem os não tão desejáveis ​​56 km/h.

espécies de pombos

Entre as mais de 300 espécies de pombos, sem dúvida o branco, ou aquele conhecido como “doméstico”, são os primeiros que nos vêm à mente quando imaginamos esta ave. Este último é cinza e tem algumas áreas coloridas em verde e rosa no peito.

A família dos Columbidae é dividida em grupos: Columbinae, Didunculinae, Gourinae, Otidiphabinae, Raphinae e Treroninae e em numerosos gêneros. Alguns deles são:

1.- Goura victoria

A goura victoria, foto que abre este artigo, habita as florestas da Nova Guiné, é grande, 75 centímetros, e chama a atenção por sua coloração azul-acinzentada e por sua crista atrás da cabeça. Além disso, seus olhos são vermelhos e tanto a ponta das asas como a cauda são mais claras que o corpo. Alimenta-se de frutos, invertebrados e sementes.

2.- Pomba Esmeralda

Ela vive na Oceania e na Ásia, tem um corpo cinza escuro e asas verdes. Além disso, seu bico e patas são avermelhados. Os olhos negros são o diferencial da espécie. Voa rapidamente em áreas de florestas baixas. A pomba esmeralda é sedentária e costuma ficar por muito tempo em terra à procura de frutos caídos das árvores.

3.- Pombo imperial verde

Ele pode ser encontrado na Índia, Nepal, Filipinas, Tailândia e China, entre outros lugares. Sua plumagem é muito ‘extravagante’: corpo branco, asas verdes e pescoço laranja.

espécies de pombos

4.- Pomba de jobi

Esta ave é encontrada na área da Nova Guiné, Ilhas Salomão e do arquipélago de Bismarck e prefere florestas tropicais úmidas. Tem o peito branco, as outras penas geralmente são cinza ou pretas com alguma borda de outro tom, por exemplo, roxo.

espécies de pombos
Fonte: http://carolinabirds.org/

5.- Pombo de Nicobar

Vive na Indonésia e acredita-se ser este um parente do extinto dodô. Pode medir até 40 centímetros e suas penas são bem coloridas: cabeça prateada, asas verdes, corpo azulado, pernas avermelhadas. Tem uma protuberância no bico, como perus, e viaja em grupos entre as ilhas.

espécies de pombos

6.- Pombo do Ceilão

Essa espécie endêmica do Sri Lanka – especialmente do Parque Nacional de Horton Plains – tem uma cabeça lilás, um ventre claro e a cauda e as asas escuras. Nidifica em florestas úmidas e a cada estação choca um único ovo. Voa rapidamente, alimenta-se de plantas e é bastante silencioso.

espécies de pombos

7.- Pombo imperial bicolor

É um pombo quase que completamente branco, com exceção da parte inferior da cauda e das asas cinza-escuras. Os olhos são pretos e o bico é cinza, assim como as patas. Vive na Nova Guiné e na Austrália.

espécies de pombos

8.- Manumea

Habita Samoa e, infelizmente, ele está em perigo de extinção. É de tamanho médio, bico em forma de gancho e plumagem escura (preta, marrom), embora as patas e os olhos sejam mais claros. Ambos os sexos são semelhantes na aparência. Quando são jovens, os espécimes têm um bico com marcas laranja.

espécies de pombos
Fonte: http://macroevolution.group.shef.ac.uk/

9.- Pombo das canárias

Habita principalmente as Ilhas Canárias – prefere as florestas de louros –  e uma de suas principais características é o tom avermelhado das penas e a faixa laranja que apresenta no centro da cauda. Alimenta-se de grãos e aproveita buracos e rachaduras entre as rochas.

espécies de pombo
Fonte: www.liferabiche.com

10.- Pomba do México

Apesar do nome, habita os Estados Unidos, a Costa Rica, Honduras, Nicarágua e, é claro, o México, principalmente em florestas tropicais ao nível do mar. Aninha-se nas árvores e põe apenas um ovo de cada vez. Seu bico é avermelhado, assim como suas asas e barriga.

Fonte: http://nestorherreradiariodecampo.blogspot.com.es/