4 cuidados com cães com rugas
Os cães com rugas são lindos, e já falamos um pouco sobre essas raças em textos passados. Entre elas, uma das que mais se destaca é a Shar Pei, um adorável cãozinho e o mais enrugado de todos. No entanto, tanta beleza implica em uma série de cuidados que vão exigir tempo e paciência. No artigo de hoje, abordaremos os cuidados com cães com rugas.
Por que ter esses cuidados com cães com rugas?
Os cães com rugas são adoráveis e não podemos negar. Mas ter a pele com essa característica tão especial pode trazer alguns problemas que; caso contrário, eles não apresentariam. Estes são alguns deles:
- Infecções. Como grande parte de sua pele está oculta, é possível que sofram com ácaros, alergias pelo calor ou mucina, secreções que podem causar problemas quando em excesso.
- Problemas nos olhos. Quando esses cães nascem, a pele cobre grande parte dos olhos. Por causa disso, podem desenvolver irritações e até perda de visão temporária ou permanente.
- A pele desses animais são um cenário perfeito para a sarna.
- Embora o parasita da sarna viva embaixo da pele, ele sempre busca lugares úmidos para andar.
- Tendem a engordar. Os animais com pele enrugada têm mais tendência a ganhar alguns quilos extras. Acredita-se que o tipo de pele faz com que o corpo não acelere o metabolismo; pois se sentem aquecidos durante o inverno. Soma-se a isso o fato de o excesso de pele tornar difícil observar o ganho de peso.
- Por causa do trabalho feito pelo metabolismo desses cães, podem desenvolver problemas estomacais se não tiverem acesso a uma dieta equilibrada.
- Os cachorros enrugados têm um carpo diferente do de outros cães. Por causa disso, podem desequilibrarem-se e cair com mais frequência enquanto andam.
- Problemas no ânus. Como as rugas cobrem grande parte do corpo desses cães, especialmente quando são filhotes, podemos nos esquecer da higiene de partes delicadas, como o ânus. Isso pode facilitar a ocorrência de infecções.
Quais cuidados com cães com rugas devemos ter?
Para evitar que seu animal de estimação tenha problemas, coloque em prática os passos a seguir. Eles ajudarão o seu cão a viver mais, com saúde e felicidade:
Limpe as rugas
É um passo fundamental. A cada dois dias, aproximadamente, dependendo da frequência com que seu cão sai para a rua ou da convivência com outros animais, limpe o interior das rugas com lenços de bebê ou com algum produto especial.
Com isso, você poderá eliminar quaisquer restos de poeira, sujeira ou outras substâncias que possam causar problemas a longo prazo. Quando o fizer, afaste as rugas dos olhos por alguns segundos, para ver se não estão causando alguma irritação e para que o cachorro tenha uma visão mais clara.
Não se esqueça de prestar atenção especial para as regiões mais sensíveis; como ouvidos, ânus e genitais.
Examine o animal
As rugas desses cães são o lugar perfeito para pulgas e parasitas, já que são úmidas, escuras e estão longe de nossa visão. Examine por entre as rugas e busque qualquer “inquilino” não autorizado que tenha se escondido na pele de seu animal.
Lembre-se que; embora existam produtos específicos, você deverá manter as rugas do cão levantadas até que sequem. A umidade desses produtos sob a pele poderá provocar irritações.
Ofereça uma dieta equilibrada
Rações de boa qualidade contém todos os nutrientes necessários para que seu pet se mantenha saudável e no peso ideal. Além disso, comprar alimentos específicos para esse tipo de cão também evita o desenvolvimento de problemas estomacais.
Desparasite o animal
Se a desparasitação é importante em todos os cachorros, nessas raças é mais ainda devido ao estômago mais delicado. Não se esqueça de desparasitar o seu cão com a frequência correta; para evitar problemas maiores.
Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade para todos nós. Mas quando se trata de raças especiais como essa, precisamos ficar atentos aos cuidados com cães com rugas. Com a devida atenção de nossa parte, eles ficarão felizes e saudáveis.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.