5 animais mais vorazes
Quando falamos sobre os animais mais vorazes, nos referimos àqueles que têm a capacidade de devorar uma boa quantidade de comida em poucos minutos ou animais que consomem pedaços muito maiores do que eles. Conheça alguns no artigo a seguir.
Quais são os animais mais vorazes que existem?
Dentro desta lista, não vamos colocar algumas raças de cães que normalmente devoram sua comida em segundos; mas sim aquelas espécies selvagens que sobrevivem correndo atrás de uma presa quando a encontram.
Os animais mais vorazes do mundo são:
-
Piranha
Este peixe carnívoro (imagem que abre este artigo) que vive nas águas mornas da América do Sul, é conhecido por sua capacidade de devorar peixes em um curto espaço de tempo.
Isso porque tem dentes muito afiados, é agressivo e tem um apetite insaciável por carne. Em alguns países, a piranha é chamada de ‘Caribe’ em referência a um povo indígena com costumes canibais.
Quando “farejam” sangue, não conseguem resistir à tentação de devorar e comer, mesmo que seja um animal grande ou uma pessoa. Portanto, os ataques de piranhas aos seres humanos são comuns na Amazônia.
-
Abutre
Esta ave de rapina também pode ser incluída na lista dos animais mais vorazes, porque, quando eles encontram um alimento, podem lutar com indivíduos mais fortes e maiores – como as hienas – para obter uma boa parte dele.
Os abutres passar muitas horas em cima de rochas ou galhos, observando tudo ao redor deles. Eles podem ver um animal morto a uma grande distância e devorá-lo com suas bicadas.
É comum vê-los em torno de um indivíduo moribundo ou doente, esperando que ele morra para poder comê-lo.
-
Traças
A família dos isópteros, mais conhecida pelos cupins e mariposas, é famosa em todo o mundo pela sua voracidade e capacidade de devorar móveis de madeira ou tecidos de algodão. Esses insetos se alimentam da celulose, que degradam em seu estômago.
Os cupins vivem em florestas tropicais e savanas e podem formar colônias subterrâneas, em árvores ou em montes de terra.
A alimentação do ninho de cupins é realizada da seguinte forma: os operários transportam a comida e a entregam para o resto da colônia, por regurgitação.
-
Hiena
Já que falamos sobre os abutres, não podemos ignorar as hienas nesta lista de animais mais vorazes, uma vez que eles competem por uma presa morta.
A hiena é conhecida por seu “riso” um pouco macabro, com o qual, acredita-se, assusta os competidores por comida e, ao mesmo tempo, avisa ao grupo que encontrou uma boa quantidade de carniça.
-
Jiboia-constritora
Finalmente, não poderíamos ignorar um dos animais mais vorazes em termos do tamanho de suas presas.
A jiboia-constritora é uma cobra nativa da América Latina, que pode ser encontrada do México até a Argentina. Prefere viver em florestas e savanas, movendo-se tanto em terra como em árvores.
Quanto a sua dieta, ela pode passar horas escondidas entre a folhagem e ataca apenas à noite, quando cai “de repente” sobre sua presa.
Possuem um sistema termossensível que lhes permite detectar a presença de um animal, como um esquilo, um rato, um pássaro, um lagarto ou um morcego.
O tamanho do alimento não é problema para a boca dela, pois possui a capacidade de desencaixar sua mandíbula e assim engolir a presa inteira, mesmo quando a excedem em tamanho. Depois do jantar, ela pode passar semanas sem se mexer, fazendo a digestão.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.