As 5 raças de cães mais obedientes: saiba mais!

· agosto 16, 2018
Embora essa qualidade esteja ligada à inteligência, a verdade é que, para os cães prestarem atenção, devem ser treinados desde pequenos.

O nível de obediência de um animal de estimação depende do ensino recebido desde filhote. Entretanto, a verdade é que existem algumas raças de cães mais obedientes do que outras. Neste artigo, vamos mostrar quais são as raças que mais aceitam nossas instruções.

Quais são as raças de cães mais obedientes?

Geralmente, a obediência está relacionada com a inteligência. Afinal, as melhores raças costumam ser muito desenvolvidas em ambas as virtudes. No entanto, para o nosso animal de estimação fazer o que dizemos, devemos ensiná-lo desde cedo. Além disso, devemos trabalhar com um sistema de “reforço positivo”.

Caso você não tenha muito tempo – nem muita paciência – para treinar seu cão, recomendamos escolher as raças de cães mais obedientes que existem:

1. Border Collie

Ele não é só considerado o cão mais inteligente, mas também o mais obediente. De acordo com algumas pesquisas e testes, esta raça tem a capacidade de entender novas ordens a partir da quinta repetição. Além disso, em 95% das vezes, ele obedece às instruções na primeira ordem.

Além disso, o border collie (foto que abre este artigo) é uma das raças que mais vence competições de agility. Esse esporte consiste em conduzir os cães para que possam superar diferentes obstáculos. Dessa forma, os animais demonstram sua inteligência, obediência, concentração, agilidade e sociabilidade.

2. Poodle

Esta raça pertence ao grupo de cães coletores. Ou seja, desde suas origens, se relacionavam com a aristocracia e a nobreza. É um animal muito feliz, ativo e brincalhão. Além disso, como não se distrai facilmente, é mais fácil treiná-lo para atividades que exigem obediência, como o agility.

Poodle está entre os cães mais obedientes

O poodle é cheio de energia, metódico e nunca desiste. Por isso, tem sido usado na caça, mas também em tarefas de vigilância e salvamento. No caso de não ser socializado ou ensinado corretamente, pode se tornar um animal muito destrutivo.

3. Pastor Alemão

Quando pensamos em um pastor alemão, é provável que imaginemos um cão policial. Afinal, essa é a raça mais escolhida para essas tarefas por causa de sua inteligência, obediência e capacidade de estar alerta. Eles também são usados em resgates, como cães de guarda e guia para cegos.

Adestramento pastor alemão

Sem dúvida, é uma das raças de cães mais obedientes que existem, especialmente se forem treinados desde filhotes. Existe até um esporte exclusivo para pastores alemães que visa preservar suas características e capacidades.

4. Golden Retriever

Atualmente, é o cão mais popular em todo o mundo. Por isso, é escolhido principalmente por famílias com crianças pequenas devido à sua ternura e gentileza. É uma raça muito feliz, carinhosa, confiante e calma, perfeita como animal de estimação.

Golden retriever

Golden Retriever  é muito inteligente e precisa ser treinado desde cedo para reduzir seu nível de energia. Ele também é escolhido como cão-guia e cão de ajuda, assistência, busca e resgate. Pode se sentar por um longo tempo em silêncio se seu dono ordenar.

5. Dobermann

Esse é outro dos cães que relacionamos com a polícia e que, como o pastor alemão, vem do mesmo país europeu. Por sua vez, o Dobermann é considerado mais agressivo ou perigoso. Especialmente, por causa de sua fisionomia orelhuda e focinho alongado.

Dobermann

O dobermann é muito obediente, sociável e leal. Responde sem problemas às ordens e regras impostas pelo seu dono. Para isso, o treinamento deve começar cedo. Um dos problemas desta raça é a sua sensibilidade. Ele pode atacar qualquer um que considere uma ameaça à sua família.

Se nós tivemos que montar um ranking dos 10 cães mais obedientes, os próximos na lista seriam: o Pastor-de-Shetland, Labrador Retriever, o Spaniel anão continetal, o pastor-australiano e o rottweiler, nessa ordem.