5 animais que comem flores: venha conhecê-los!

· dezembro 6, 2018

Logicamente, os animais que comem flores não se alimentam exclusivamente disso. No entanto, são capazes de comer uma quantidade tal que, às vezes, prejudicam campos e jardins.

Há flores de todas as variedades, cores e tamanhos. Dessa forma, obviamente, atraem a atenção de muitas espécies, que as incluem em sua dieta.

Além disso, animais que comem flores complementam sua dieta com outras partes da planta e até mesmo com insetos. Nesse artigo, falaremos sobre alguns deles.

Quais os animais que comem flores?

Muitos dos animais que se alimentam de flores se tornaram um problema para os campos e jardins.

Ou seja, eles podem comer muito em pouco tempo! Algumas das espécies que incluem esse alimento em sua dieta são:

1. Veado de cauda branca

Vários membros da família dos cervídeos se alimentam de flores. No entanto, o veado de cauda branca (foto que abre este artigo) é o mais famoso da América.

Esse animal vive em bosques, mas também se adaptou às florestas tropicais e montanhas.

É um ruminante herbívoro que passa horas procurando a vegetação para consumir flores, folhas, frutos, brotos e sementes.

Em alguns casos, também ingere cogumelos. Como o nome sugere, esse veado tem uma mancha branca na cauda, assim ​​como na barriga. O macho é maior que a fêmea e tem chifres.

2. Tartaruga

É uma das espécies do grupo de Testudos e vive em várias partes do mundo: Europa, Ásia e África, embora sejam nativas deste último continente.

É um animal de vida muito longa, que pode viver até 60 anos. Com um corpo marrom e uma cabeça amarela, a fêmea é maior que o macho.

Tartaruga comendo flor

A tartaruga baseia sua alimentação em vegetais, flores silvestres e legumes. Seus favoritos são cardo, dente de leão, alfafa, trevo, banana, sálvia, erva-cidreira, milefólio e alecrim. Além disso, em cativeiro, também pode comer pepino e tomate.

3. Papagaio arco-íris

Outro animal que se alimenta de flores é este pássaro colorido nativo do sudeste da Ásia e Austrália. Ele pode viver em diferentes tipos de habitats. No entanto, prefere florestas tropicais, áreas arborizadas e matas costeiras.

alguns animais que comem flores: papagaio arco-íris

Uma de suas principais características é a quantidade de cores que apresenta em sua plumagem (daí o termo arco-íris).

Azul, verde, laranja, vermelho e amarelo são os tons habituais. Quanto à dieta, pode comer frutas, flores e sementes das árvores onde se aninha.

4. Iguana

Esses répteis escamosos que vivem em áreas tropicais da América Latina têm uma dieta razoavelmente ampla. No entanto, tudo depende da subespécie e da localização geográfica.

A mais conhecida é a iguana verde, comumente escolhida como animal de estimação.

animais que comem flores: iguana verde

Na natureza, vive sempre em árvores (mais de um metro acima do solo) e se move muito rápido entre os galhos, apesar de ficar parada a maior parte do tempo.

A iguana é um animal herbívoro que se alimenta de folhas, botões e flores, especialmente hibisco.

5. Coelho

O último dos animais que comem flores desta lista é outro dos escolhidos para animais de estimação, pois é pequeno, muito bonito e fácil de cuidar.

O coelho comum ou europeu pode pesar 2,5 quilos e medir cerca de 50 centímetros, sem somar seus quase sete centímetros de orelhas.

animais que comem flores: coelhos

Quanto à sua dieta, além de flores, como margaridas ou dentes de leão, deve consumir alimentos que lhe permitam desgastar seus dentes incisivos, que crescem sem parar por toda a sua vida.

Embora em cativeiro lhes seja oferecido um alimento especial, é muito importante que o coelho consuma leguminosas e ervas, caules e cascas de arbustos, sementes, bulbos e raízes. Um adulto pode comer até 500 gramas de comida por dia!