5 dicas para deixar o seu cão em um hotel canino

dezembro 21, 2017

Às vezes, por motivos alheios à sua vontade, você precisa deixar o seu cão em um hotel canino. Seja por motivos de viagem, de trabalho, etc. Este tipo de situação aumenta ainda mais no verão. Os hotéis, em geral, não aceitam animais de estimação. Também ocorre que viajar com um cão requer muita documentação, algo que nem sempre temos tempo para providenciar.

Para nossa tranquilidade e a de nosso animal de estimação, o ideal é deixá-lo em um lugar confiável, onde sabemos que o tratarão bem. Trata-se de obter as melhores comodidades, fazendo com que ele tenha uma maravilhosa estadia.

Conselhos para deixar o seu cão em um hotel canino

A seguir, algumas dicas para deixar o seu cão em um hotel canino:

Abrigo para cães

Fonte: Facebook de Happy Animals Club

Visitar o lugar

É imprescindível que você se assegure, com seus próprios olhos, de que o lugar é adequado para deixar o seu animal de estimação. Existem hotéis com jaulas muito pequenas, sem espaço suficiente.

O melhor é que gaste um pouco de tempo e energia visitando a hotel canino onde ficará o seu cão. Desta forma, você se certifica de que tudo estará em ordem. Também poderá observar a atitude dos cuidadores, e como se sentem os animais que estão lá.

É possível que os cuidadores queiram aparentar amabilidade quando estão com os donos. Com uma boa observação, os animais sempre expressam o que realmente sentem.

Verificar os documentos

As hotéis caninos têm que ter certas permissões para poderem ser legais. Esta documentação é obtida após provas de salubridade e do cumprimento de certos requisitos.

Se um hotel tem todos os seus papéis em ordem, é um indício de que é confiável.

Outro indício importante é que os melhores hotéis solicitam, antes de aceitarem o cão, alguns documentos. Trata-se de comprovar a saúde e a qualidade de vida que tem o nosso cão. Se pedem a você históricos médicos, caderneta de vacinação, entre outros comprovantes, é porque certamente solicitaram o mesmo de todos os outros cães. Por isso, o seu peludo só terá contato com animais saudáveis e aptos.

Criar o ambiente adequado

Seu cão não sabe que irá para um hotel canino, ele não tem nem ideia de que ficará lá por um tempo, nem que você irá viajar. No entanto, os cães podem sentir suas emoções.

Você tem que evitar chorar e se entristecer, lembre-se de que só serão alguns dias, e que logo você voltará a estar em casa com o seu amigo de quatro patas. Também, tente não o corrigir, levantar a voz ou brigar com ele, já que isto o deixará nervoso.

Quanto mais naturalmente você agir, melhor se sentirá o seu cão, e melhor será sua adaptação. Não faça grandes despedidas, nem o abrace fortemente antes de partir. O mais recomendado na hora de dizer adeus, é sair naturalmente do local. Desta forma, ele não pensará que vocês estão se separando por um longo tempo, nem que algo estranho está acontecendo.

Analisar os prós e os contras

Na hora de deixar o seu cão em um hotel canino, é recomendável que tenha a maior confiança no local. Fale com pessoas próximas, que você saiba que têm cães, para que recomendem a você algum. Desta forma, você poderá ficar mais tranquilo na hora de deixar o seu cão lá, e, além disso, contará com depoimentos fidedignos sobre o serviço.

Cães num abrigo para animais

É muito útil comparar várias hotéis e ver qual é o que mais lhe convém. Assegure-se de que tenha serviço veterinário, organização, higiene, etc. Existem alguns hotéis caninos que oferecem serviços de câmeras via internet, o que te permitirá ver o seu cão a distância enquanto ele estiver hospedado lá.

Faça com que conheçam seu cão

Explique todos os detalhes a respeito de seu cão e se podem passar as especificações por escrito. Desta forma você se assegurará de que tomem as medidas necessárias para seu cuidado. Além disso, você deverá passar o histórico médico de seu pet, para que o veterinário saiba como agir, caso surja algum problema durante a estadia de seu animal.

Coisas que você deve se lembrar ao deixar o seu cão em um hotel canino

  • Lembre-se que os cães não percebem o tempo da mesma forma que nós, e não sabem quantos dias já se passaram sem você.
  • Os cães vivem no presente. Se o hotel  for apropriado, ele não ficará sentado pensando que você o deixou, mas sim estará desfrutando do local com outros cães.
  • Os cães não guardam rancor. Provavelmente, no momento em que ele vir você novamente, já não se lembrará mais que o deixou por um tempo em um hotel canino.