O belo adeus dos fuzileiros navais norte-americanos a Cena

novembro 14, 2017

Os fuzileiros navais estadunidenses organizaram um belo adeus ao seu grande amigo Cena, um cão que passou vários anos junto deles durante a prestação do serviço militar ao seu país.

Já vimos muitas vezes que os cães podem ser empregados em todos os tipos de trabalho. Alguns servem como cães-guia, outros, como cães de resgate, também como detectores de doenças, e para muitas outras atividades que facilitam as vidas dos seres humanos.

Um cão chamado Cena realizou um trabalho especial e se tornou um bicho de estimação muito amado, além de um colega de trabalho muito especial. Quando o momento de sua partida chegou, seus colegas decidiram que Cena merecia um belo adeus. Você gostaria de conhecer essa história?

Se os cães não vão para o céu, quando morrerem
quero ir para onde eles forem.

-Will Rogers-

Quem é Cena?

Cena era um labrador que tinha por volta de dez anos de idade, e que havia dedicado parte de sua vida ao auxílio aos fuzileiros navais norte-americanos. Ele colaborou em três missões que realizaram no Afeganistão, e entre seus trabalhos estava a detecção de bombas através de sua capacidade olfativa. Por conta disso, Cena se arriscou diversas vezes para salvar a vida de seu dono ou a de outros fuzileiros navais.

Como Jeff e Cena se tornaram colegas? Ele se recorda que, em 2009, foi submetido a um teste de personalidade, se encaixando perfeitamente com a desse grande labrador. “Estávamos destinados a ficar juntos”, afirma Jeff com amor e orgulho.

Um dia, o cão foi diagnosticado com câncer nos ossos, e seu trabalho na Marinha chegou ao fim. A dor era tão intensa que fez com que tivessem que submetê-lo à eutanásia para acabar com o sofrimento do animal.

O belo adeus dos colegas a Cena

Jeff DeYoung foi o dono do nobre Cena por oito anos de sua vida. Foram colegas no Afeganistão e Jeff decidiu adotá-lo quando foi para a reserva, para que sua companhia o ajudasse a superar o estresse pós-traumático. No entanto, Cena conseguiu mais do que isso.

Estou com ele desde os meus 19 anos de idade e ele me ensinou a ser responsável e a seguir sempre em frente. Hoje, com 27 anos de idade, tenho que dizer adeus a um dos seres mais importantes da minha vida.

-Jeff DeYoung-

Cena foi leal e um amigo como nenhum outro. Durante o tempo de serviço militar que prestaram juntos, Jeff garante que o cão lhe deu ânimo quando precisou, lhe deu apoio emocional quando presenciou a morte de seus amigos na guerra e que sempre esteve ali, disposto a colocar sua própria vida em risco para salvá-lo.

Um câncer nos ossos ameaçou a vida do cachorro. No entanto, por recomendação veterinária, Jeff tomou a decisão de submetê-lo à eutanásia, mas antes, quis dar-lhe um último e bonito adeus.

Para Jeff, Cena era um dos seres mais importantes de sua vida. Por isso, queria que sua despedida fosse algo bonito que pudesse ficar gravado em sua memória para sempre. Assim, ele vestiu sua farda e usou todas as suas condecorações, pegou Cena em seus braços e o carregou perante centenas de pessoas que se aproximavam para presenciar esse gesto.

O grande número de participantes demonstrou o carinho do povo em relação ao herói da Marinha dos Estados Unidos. Na cerimônia, estiverem presentes também:

  • A Liga do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos
  • A Polícia de Michigan
  • A Polícia de Muskegon
  • O Corpo de Bombeiros de Muskegon

Outras autoridades e instituições de Estado, assim como civis, quiseram participar nesse bonito adeus a Cena.

Parte da cerimônia consistiu em um passeio de jipe decorado com um cartaz em que se dizia: “Equipe de combate ao câncer“. De acordo com DeYoung, qualquer cachorro que tenha servido na Marinha merece um belo adeus como esse.

Cena é o maior exemplo do trabalho árduo e do valor, da perseverança e do amor aos demais que esses animais demonstram. Sentimos cada adeus que temos que dar a cada um deles, mas sempre ficarão guardados em nossa mente, nosso coração e em nossas lembranças. Obrigado Cena!

Fonte da imagem: noticieros.televisa.com