5 habituais sinais de calma em cães

· maio 18, 2018
Às vezes não entendemos o que nosso cão quer dizer com alguns gestos, e isso dificulta nossa relação com ele. Por isso, hoje falaremos sobre os 5 habituais sinais de calma em cães.

Os cães estão constantemente se comunicando com outros cães e com pessoas. Para se dirigirem a nós, eles utilizam, sobretudo, sinais gestuais. Alguns são muito óbvios, mas há outros que acabam passando despercebidos. Descubra os cinco sinais de calma em cães que geralmente não vemos.

O que são os sinais de calma 

Muitos dos gestos que um cão faz ao longo do dia são sinais de calma. Eles são animais diplomáticos e pacíficos, e muitos de seus gestos servem para transmitir esse comportamento.

Os sinais de calma em cães funcionam para três coisas:

  1. Comunicar que ele tem boas intenções
  2. Acalmar quem está na sua frente, porque não tem boas intenções ou porque está lhe deixando nervoso.
  3. Acalmar-se a si mesmo, porque está nervoso ou estressado.

Os sinais são os mesmos para os três casos. Dependendo do contexto em que tanto nós quanto os cães estivermos, saberemos para que eles estão os usando.

Cachorro caramelo 

Fonte: Thomas Hawk.

Conhecendo os sinais de calma poderemos entender melhor nosso animal. Só assim poderemos ver o mundo como ele o percebe e começar a nos comunicar melhor.

  1. Lamber o nariz

Lamber o nariz é um gesto que os cães repetem muito durante o dia e nunca percebemos. Lamber o nariz funciona muito bem como sinal entre os cães porque é considerado praticamente somente como sinal de calma. Além disso, é muito fácil ver esse gesto.

É comum que um cão se lamba quando colocam perto dele um prato de comida. No entanto, fazer isso porque é apetitoso é um gesto muito humano: normalmente os cães se lambem para se acalmar porque se excitam ao ver a comida, ou para que nós possamos chegar perto mais devagar, porque os deixamos nervosos.

  1. Sacudir-se

Os cães se sacodem quando estão molhados, mas também fazem isso muitas vezes quando estão secos. Trata-se de um sinal de calma. Utilizam-no principalmente para se acalmar depois de passar por um momento muito estressante.

Seu cão se sacode sem motivo no parque? Pense no que aconteceu antes para que ele precise afastar o estresse: provavelmente algum cão latiu para ele, uma criança com uma bola estava muito perto ou acabou de passar um ônibus. 

  1. Cheirar

Cheirar é geralmente outro dos sinais de calma em cães que quase nunca observamos. Os cães têm um olfato muito potente e precisam cheirar tudo. No entanto, há vezes em que eles param para cheirar lugares que não têm cheiro: estamos diante de um sinal de calma.

Por exemplo, o chamamos no parque e, em vez de vir, ele começa a cheirar um pedaço de terra que não tem nada de interessante. Não é porque ele gosta do cheiro, e sim porque parecemos estar chateados ou nervosos, e ele está pedindo para relaxar. Essa é sua maneira de dizer que não querem problemas e que precisam de um momento para chegar mais perto.

  1. Virar o rosto

Virar o rosto é um sinal de calma em cães que eles também repetem muito, mas que geralmente não notamos. É um sinal muito óbvio que os cães interpretam perfeitamente, mas que os humanos custam a entender.

Quando um cão vira o rosto para nós é porque estamos o intimidando ou deixando-o nervoso. Normalmente, porque chegamos de frente muito rápido, ou porque estamos muito próximos de seu rosto. Assim, é uma maneira muito rápida e cômoda de nos indicar que estamos encarando-o muito.

Há muitos poucos cães que saem de frente nas fotos que tiramos: estão olhando para nós, muito lindos, pegamos o telefone e eles viram o rosto. E não há o que faça eles olharem novamente! O cão está nos fazendo um sinal de calma muito claro: o celular lhe deixa nervoso.

  1. Bocejar

Esse é um dos sinais de calma que eles fazem habitualmente mais difíceis de identificar, porque os cachorros também bocejam quando têm sono ou quando estão muito relaxados. Pelo contexto, você terá que entender se ele está fazendo isso porque está estressado e quer relaxar, porque alguém está lhe deixando nervoso ou porque acabou de acordar da soneca.

Há momentos em que o sinal é inconfundível: brincando no parque com outro cão, se estica e boceja. Não é o momento da soneca. Ele está dizendo ao outro cão que relaxe. Mas há outros mais difíceis, como por exemplo quando se levanta da soneca e sai do quarto bocejando. Está dizendo que não quer alvoroço ou que está com sono?

cães não podem dormir na cama

Respeite os sinais de calma em cães

Um cão que tem um bom repertório de sinais de calma é tão sociável que poderá se comunicar com seus iguais muito bem. Na verdade, fará muitos amigos cães e será capaz de evitar se meter em conflitos.

É importante que respeitemos os sinais de calma em cães, não só dos nossos. Ele notará que escutamos o que ele quer dizer e se comportará melhor. Aprendendo a ler o que nosso cão quer dizer, poderemos entendê-lo melhor. De todos os modos, uma melhor comunicação com o animal nos leva a uma melhor relação e a uma vida juntos mais felizes.

Fonte da imagem principal: Amy the Nurse