5 maneiras de melhorar a qualidade de vida dos cães

· janeiro 28, 2019
Melhorar a qualidade de vida dos cães e de outros animais de estimação não é uma questão de gastar uma grande quantidade de dinheiro em coisas bonitas ou apetitosas. Nós daremos algumas dicas para fazer isso sem grandes investimentos ou esforço. 

Possuir um animal de estimação é um grande privilégio, mas também é uma responsabilidade. 

Muitos donos de animais de estimação em geral, especialmente de cães, gastam muito tempo e dinheiro comprando acessórios, brinquedos muito elaborados, guloseimas especiais e até roupas, mas se esquecem da qualidade de vida dos cães.

E eles fazem isso pensando que assim estão fazendo bem ao seu animal. No entanto, o que realmente importa quando se trata de melhorar a qualidade de vida dos cães (e de qualquer animal de estimação) é criar hábitos e rotinas saudáveis.

Por exemplo, é curioso ver que aumentou o volume de vendas na indústria relacionada aos animais de estimação e cães, no entanto, não aumentou na mesma proporção o número de visitas ao veterinário.

Na verdade, em algumas áreas, o número de visitas ao veterinário diminuiu, enquanto ocorreu um aumento na taxa de obesidade em cães e outros animais de estimação (como gatos).

Como melhorar a qualidade de vida dos cães?

Estabelecer uma rotina saudável na vida dos animais de estimação é uma obrigação para garantir que eles tenham uma vida tão feliz e longa quanto possível. 

Portanto, para melhorar a qualidade de vida do seu animal de estimação, esqueça de comprar o acessório de moda do momento e concentre-se em seguir estas dicas simples:

  1. Visite o veterinário pelo menos uma vez por ano

Cachorro na veterinária

Não há melhor presente para seu animal de estimação do que uma vida longa e saudável. Check-ups anuais são uma maneira fácil de garantir que seu pet receberá cuidados preventivos regularmente.

Mesmo se você achar que está tudo bem, levar seu cão ao veterinário uma vez por ano lhe dará a tranquilidade de saber que não há problema algum.

O veterinário também lhe dará orientações para evitar possíveis problemas de saúde. E, no caso de você encontrar algo que passou despercebido, o veterinário pode definir o que precisa ser feito para combater o problema.

  1. Siga uma dieta adequada

Todos nós gostamos de ver como os nossos cães apreciam os doces ou alguns dos alimentos que os humanos comem e que lhes oferecemos enquanto comemos.

Mas dar aos nossos cães uma quantidade excessiva desses alimentos e abusar dos petiscos pode levar a um rápido ganho de peso.

Também pode ser o caso de não estarmos alimentando nosso peludo adequadamente, seja porque damos muita comida, seja porque não o alimentamos com o que ele realmente precisa. Se você não tem certeza de como alimentar seu cão, consulte um veterinário.

Algumas mudanças simples na dieta podem ajudar seu pet a manter um peso saudável e diminuir as chances de ele vir a desenvolver problemas de saúde.

  1. Exercitar-se regularmente

Nós todos sabemos que o exercício regular é necessário para os cães, mas muitas vezes ignoramos isso, devido ao grande número de coisas que temos que fazer.

No entanto, para melhorar a qualidade de vida dos cães, é essencial proporcionar-lhes a quantidade de exercício de que necessitam.

Mesmo que não seja suficiente, pouco é melhor que nada. É por isso que você tem que dar ao seu cão a oportunidade de se exercitar.

Isso ajudará a evitar a obesidade e outros problemas de saúde relacionados ao estilo de vida sedentário. Ele também irá melhorar o seu humor e até mesmo ajudar a prevenir problemas de comportamento.

  1. Lazer

Proporcionar ao seu cão a oportunidade de se divertir é uma ótima maneira de melhorar sua qualidade de vida.

Não se trata apenas de exercício físico, mas também de exercício mental, através de várias atividades.

Existem brinquedos projetados especificamente para este tipo de entretenimentoVisitar novos lugares ou ensinar novas habilidades e truques também ajudará seu cão a ter uma mente ativa e a ser ativo.

  1. Dar amor e carinho

Dona abraçando cachorro

Fale, acaricie e abrace seu cão. Deixe-o expressar seu amor e deixe-o receber o seu. A maneira como você o trata, sem dúvida, influenciará sua qualidade de vida.

Trate o seu cão como se fosse da família e faça com que ele se sinta amado e valorizado. 

O que é bom para eles é bom para você

Todas as dicas que incluímos podem ser aplicadas a humanos. Portanto, poderíamos dizer que, se você aplicar essas mesmas dicas à sua vida, é muito mais fácil fazer o mesmo com o seu cão mais tarde, você não acha?

Na verdade, é muito mais fácil melhorar a qualidade de vida dos cães quando as pessoas se comprometem a melhorar a sua própria qualidade de vida.