5 trabalhos que os cães podem fazer

· junho 13, 2018
Graças às suas qualidades e atitude, os cães podem desenvolver tarefas complementares na polícia, na saúde...

A grande personalidade dos cães os permite que, além de serem grandes companheiros, sejam também aliados dos humanos em muitos campos. Os cães não apenas gostam de trabalhar, mas com um bom treinamento podem fazê-lo muito bem. Estes são alguns exemplos de trabalhos que os cães podem fazer.

Trabalhos que os cães podem fazer

O espírito cooperativo dos cães e sua natureza complacente possibilita que muitos deles tenham empregos. Existe uma grande variedade de trabalhos que os cães podem fazer: alguns precisam de um físico excelente, muitas habilidades inatas e um treinamento dedicado, mas outros são mais simples.

Com um pouco de treinamento quase todos os cães podem trabalhar. Eles podem até ajudar com o trabalho doméstico! Se ele não for muito jovem ou muito velho, e tiver uma boa forma física, um cão sempre estará dispostos a aprender novas habilidades.

O que não temos dúvida é o fato de que todos os cães trabalham todos os dias: nos consolando em um dia ruim, ajudando-nos a relaxar depois do trabalho ou ajudando-nos a abandonar a vida sedentária, fazendo-nos dar um passeio. Mesmo que eles não tenham um salário, eles se esforçam todos os dias para serem melhores e isso também conta como um emprego.

  1. Detecção de drogas

Um dos trabalhos mais conhecidos que os cães podem fazer, mas ao mesmo tempo mais difícil de treinar, é a detecção de drogas. O treinamento desses agentes começa quando eles são filhotes e continua por toda a vida.

Cão detecção de drogas

Cães farejadores de drogas podem trabalhar na rua, nos aeroportos ou na alfândega. São cães que trabalham para instituições governamentais, como a polícia ou o exército: eles não são cães domésticos. Eles, depois, quando se aposentam, se mudam para viver com uma família como os cachorros normais.

  1. Resgate de pessoas desaparecidas

Se existe um desastre natural ou um deslizamento de terra e as pessoas estão presas, como quando uma pessoa desaparece e você tem que procurar em uma grande área, os cães de resgate podem localizá-las. Seja em um terremoto no meio de uma cidade ou em uma floresta à noite, esses animais usam o olfato e a audição para encontrar as vítimas.

Cão de resgate

Da mesma forma que os detectores de drogas, esses cães começam seus treinamentos quando são muito jovens e continuam a aprender habilidades e a se desenvolverem durante toda a vida. Além de terem o olfato muito mais desenvolvido, eles aprendem a trabalhar em condições atenuantes, dia e noite, sozinhos e entre multidões, entre muitas outras variáveis.

Este não é um dos trabalhos que todos os cães podem fazer: o treinamento do animal é tão importante quanto o treinamento de seu guia humano. No caso de um desastre, apenas cães treinados devem ter acesso a lugares onde a ajuda é necessária.

  1. Detecção de crises epilépticas e hipoglicemia

Cães também ajudam com a saúde de suas famílias diariamente, por exemplo, em pessoas com epilepsia ou diabetes. Em alguns hospitais eles estão começando a treinar cães para detectar tumores e outros problemas de saúde.

Em casa, os cães que ajudam as pessoas com epilepsia as notificam quando um ataque se aproxima e as ajudam quando isso acontece: eles ficam calmos e colocam o corpo de uma forma que impede o humano de se machucar durante o episódio.

Cães de detecção de hipoglicemia são capazes de cheirar os níveis sanguíneos de pessoas com diabetesDesta forma, eles são notificados quando o nível cai ou sobe muito. Desta forma, os pacientes sabem quando devem medir o açúcar, tomar a medicação ou comer, dependendo de cada caso.

  1. Proteção de mulheres agredidas

Em um programa piloto na Espanha, há alguns anos, eles treinaram alguns cães para acompanhar e servir mulheres espancadas. Os ex-parceiros dessas mulheres tinham ordens de restrição, mas, mesmo assim, a polícia acreditava que elas precisavam de mais proteção do que o habitual.

A função desses cães é acompanhar essas mulheres no seu dia a dia. Eles são treinados como cães de defesa e guarda, e só as mulheres sabem os sinais para ativá-los, caso elas se sintam ameaçadas. Felizmente, elas raramente precisaram da intervenção dos animais e dizem que a maior contribuição desses cães é incentivá-las a sair sem medo.

  1. Conforto nos hospitais

De todos os trabalhos que os cães podem fazer, consolo e acompanhamento nos hospitais é um dos mais passivos e simples. Para um cão trabalhar com doentes em hospitais ou clínicas, ele só precisa ser muito amigável e tolerante com as pessoas.

Cão com medo

Claro, há cães treinados desde filhotes, mas também há muitos cães resgatados por associações protetoras que atendem as habilidades necessárias, mas não entram em certas áreas do hospital. A principal função desses cães é fazer os pacientes felizes com a presença deles e com o desejo de agradar.

Com os cães que nos acompanham em casa, está provado que acariciar, observar e interagir com ele, reduz o estresse, aumenta a felicidade e a calma, reduz a pressão arterial…  Viver com um cão traz muitos benefícios para a saúde. E, como acabamos de ver, eles podem ajudar nossa sociedade de outras maneiras.