6 aves exóticas

Abril 22, 2018

Quem não gosta de observar uma bela ave sempre que possível? As aves exóticas são realmente fascinantes e têm qualidades muito diferentes entre elas. Gostaria de saber mais sobre o assunto? Contaremos!

Algumas aves exóticas que te deixarão encantado

Aves exóticas há muitíssimas na natureza, por isso, fazer uma lista de todas elas levaria anos. Mas aqui trazemos 6 representantes deste grupo tão peculiar para aproximar você do fascinante mundo das aves.

Ave do paraíso

Ave do paraíso

Esta é, sem dúvida, uma das aves exóticas mais conhecidas. É uma ave de tamanho médio e que vem da Nova Guiné. Suas cores, que variam do azul ao vermelho, unidas a outras misturas de cores, fazem dela uma das mais belas da natureza.

Os machos são ainda mais belos que as fêmeas, pois só eles têm algumas plumas longas no rabo. É uma ave que gosta da solidão, por isso só irá querer um parceiro quando for acasalar. Um detalhe muito característico é que ela adora fazer acrobacias.

Peito celeste de face carmesim

Peito celeste de rosto carmesim

Esta é uma belíssima ave que vem da África e que pode chegar a medir 11 centímetros. Via de regra, suas cores são o azul com o marrom, com o bico rosado. Machos e fêmeas são facilmente diferenciados por uma mancha vermelha na bochecha, que os machos têm e as fêmeas não.

Curiosamente, são os machos que têm as cores mais atraentes e chamativas, enquanto as fêmeas passam mais desapercebidas neste aspecto. Seria esta uma estratégia da natureza para atrair a fêmea para o acasalamento? Quem sabe?

Colibri

Talvez você nunca tenha pensado neste famoso passarinho como parte de uma lista de aves exóticas, mas sim, ele faz parte dela.

Este pássaro de pequenas dimensões tem a característica de ter o rabo desproporcional em tamanho, em comparação ao seu corpo. O mesmo ocorre com o seu longo bico, com uma língua em forma de cano extremamente longa. Ambas as características são essenciais para ele conseguir seu alimento.

E, sem dúvida, como todos sabemos, o que mais se destaca neste animalzinho é o movimento de suas asas, as quais podem se mover entre 80 e 200 vezes por segundo, algo que o ajuda a estar no ar enquanto se alimenta.

Diamante de gould

Este, talvez, seja um dos pássaros da lista de aves exóticas mais chamativos por sua mistura de cores perfeitamente “pintadas” em sua plumagem. Estes exemplares de pássaros não passam desapercebidos por ninguém.

Pode medir até 12 centímetros e, assim como o Peito celeste de face carmesim, o macho tem cores mais vivas, podendo misturar até seis, enquanto as fêmeas são mais discretas.

Com relação às cores, estas podem variar. Por exemplo, a cabeça pode ser amarela, vermelha ou preta, enquanto o peito pode apresentar tons como o azul ou roxo. Porém, o pescoço sempre será turquesa brilhante e o ventre amarelo. Você não o acha um presente da natureza?

Diamante de Gould

Fonte: Marcos Andr

Mandarim

Este pássaro é muito peculiar, pois é muito amigável, apesar da fama de independentes que estas aves têm. De tamanho pequeno, não costumam passar dos 10 centímetros. Esta bela ave vem da Austrália.

Para diferenciar o macho da fêmea, note que o macho tem as bochechas laranjas, enquanto a fêmea não. As cores que apresentam são tons de cinzas misturados com branco e algumas manchas pretas. Suas patas e seu bico de cor laranja combinam perfeitamente com esta mistura.

Diamante estrela 

Este belo pássaro, proveniente da Austrália, tem boa personalidade e é muito sociável, não só com outros pássaros, mas também com os humanos com quem convive. É muito adaptável, desde que o local onde esteja seja quente e sem correntes de ar.

Seu tamanho é de 12 centímetros aproximadamente e suas cores são cinza e amarelo, com o bico avermelhado. Este último é o que ajuda a diferenciar machos e fêmeas, já que os machos têm quase todo o rosto da mesma cor que o bico, enquanto as fêmeas não.

Esta foi a nossa lista de aves exóticas. Já se decidiu por alguma delas?

Recomendados para você