6 tipos de aves canoras: os cantos mais bonitos!

maio 15, 2019
Quem não gosta de ouvir o canto das aves? Neste artigo apresentaremos as principais aves canoras.

As aves canoras fornecem vários dos sons mais sublimes de todo o espectro natural. Elas nos proporcionam um espaço de paz e harmonia que facilita o contato e a comunhão das pessoas com o meio ambiente.

O trinado das aves é o modo como elas se comunicam umas com as outras e com o resto do ambiente. São vibrações que são bem percebidas por aqueles que decidem adotar algumas das espécies que apaixonam por suas canções e melodias.

Cuidados requeridos pelas aves canoras

O calor que as aves canoras trazem para casa quando são levadas como animais de estimação é incomparável, mas devemos lembrar que o canto delas sempre é mais feliz quando elas voam livres em espaços abertos.

A primeira coisa que deve ser oferecida ao animal é uma gaiola larga que permita que ele se mova com algum conforto. A maioria dessas espécies fica deprimida quando em solidão, por isso é sempre aconselhável ter mais de uma.

O aviário ou gaiola exige limpeza constante, de acordo com o número de aves que vivem no interior. Em geral, pelo menos duas vezes por semana todos os resíduos acumulados devem ser limpos. Dentro de casa, você deve colocá-los em espaços que tenham vista para o exterior, sempre protegidos das intempéries.

A dieta das aves canoras é composta principalmente por alpiste e alface. Você também pode fornecer pequenos pedaços de algumas frutas, como maçãs. Elas devem ter um recipiente em todos os momentos, para que possam beber água limpa.

A linguagem das aves canoras 

A linguagem das aves canoras 

Sendo uma forma de comunicação com uma grande variedade de códigos e significantes, a maneira como elas emitem seus cantos varia de acordo com a informação que desejam transmitir. Esses sons podem ser classificados como:

  • Reivindicações: para chamar a atenção de seus pais (no caso de filhotes). Também de seus parceiros ou quando querem sair, estabelecer os limites dos territórios que ocupam.
  • Vozes de aviso: são geralmente as mais altas e mais ruidosas. Muitas vezes a comunicação rápida de uma situação perigosa significa a diferença entre a vida e a morte.
  • Sons de contato: são usados ​​principalmente para estabelecer a localização de cada ave quando elas voam em grandes bandos.
  • Cantos de namoro e acasalamento: emitidos pelos machos de cada espécie, com a única intenção de atrair as fêmeas. Eles são acompanhados por uma série de saltos e danças.

As aves canoras mais conhecidas

A variedade de aves canoras é muito mais ampla do que as espécies citadas abaixo. No entanto, estes seis tipos estão entre os mais populares para aqueles que gostam de ter aves como animais de estimação:

Canário

Sua docilidade faz com que seja uma das mais procuradas. São extremamente inteligentes e, com o cuidado apropriado, eles toleram a vida em cativeiro muito bem. Embora costumem ter uma cor amarela, há espécimes vermelhos e brancos. Eles oferecem um canto intenso e uma grande elaboração rítmica.

Rouxinol

Eles surpreendem pela sua majestade e pelo poder de seu canto, em comparação com sua pequena figura. Eles têm um registro tonal bastante amplo e são capazes de aprender, quando filhotes, todas as melodias que seus pais lhes ensinam.

Alguns espécimes do rouxinol gostam de cantar não só ao amanhecer ou durante o crepúsculo, mas também à noite.

Sabiá-laranjeira

Outra espécie de ave com uma grande variedade de notas a oferecer. Quando vivem em liberdade, cantam suas melodias dos picos das árvores. Eles vivem sem problemas em florestas e áreas urbanas. É o tipo de ave que, durante a mudança sazonal, percorre grandes distâncias para escapar do inverno frio.

Pisco-de-peito-ruivo

Pisco-de-peito-ruivo

Sua característica mais marcante é sua gravata avermelhada. Eles têm uma música suave e harmoniosa. Muitos apreciam seus sons e sua presença porque, ao contrário de outras aves, seu comportamento diante dos humanos é menos fugidio.

Pintassilgo

Outro pequeno pássaro que combina uma música impressionante com cores marcantes. Graças ao seu delicado tom de voz, eles estiveram presentes ao longo dos anos em muitas canções da cultura popular.

Pardal

Esta espécie tem mantido uma relação muito próxima com os humanos. Eles podem ser encontrados em todo o planeta, em áreas urbanas ou rurais. Eles toleram a vida em cativeiro muito bem, embora às vezes modifiquem suas músicas para adaptá-las ao espaço onde estão localizados.