Dança do urso em cavalos: causas, sintomas e tratamento

junho 29, 2018
As desordens compulsivas nos cavalos, na forma de 'tiques', costumam ter razões psicológicas, assim como ocorre com os humanos.

A dança do urso também é chamada de “tique do urso”. Esse é um distúrbio comportamental dos cavalos que se manifesta através de tiques. Por isso, queremos falar sobre o que está relacionado a esse tipo de “mania”. Além disso, vamos mostrar formas de tratar essa condição. Fique conosco saber mais sobre esse importante tópico da saúde equina.

Dança do urso em cavalos, o que é?

Esses movimentos reflexos dos cavalos estão relacionados com movimentos repetitivos da cabeça, do pescoço e às vezes até dos membros posteriores. Os cavalos têm muitas manias, ou seja, atitudes que se tornam compulsivas. Por isso, não podemos apontar esse tique como uma doença.

Causas

As causas da dança do urso em cavalos são geralmente psicológicas. Ou seja, essa doença não significa que o animal tenha uma doença muscular. Entretanto, também é importante considerar que esse pode ser o caso. As manias sempre têm uma causa por trás e a dança do urso não seria diferente.

Causas da doença

A dança do urso pode ocorrer em cavalos que estão entediados. Além disso, pode acometer animais que passam muito tempo sozinhos nos estábulos. Outras causas, incluem: a perda de um companheiro de estábulo, de um par ou de um filhote, entre outras. Estresse, nervosismo e ansiedade, sem dúvida, são as principais razões pelas quais podemos começar a perceber essa doença em cavalos.

Sintomas

Como todos os distúrbios psicológicos, a dança do urso em cavalos será claramente observada através dos seguintes sintomas:

  • Falta de apetite
  • Redução de energia, causada pelo sintoma anterior
  • Isolamento social
  • Tristeza

Cavalos com dança do urso isolam-se e ficam tristes. Isso é problemático, já que em muitos casos esse mesmo isolamento pode ser a causa do tique. Além disso, esse distúrbio é contagioso. Portanto, se houver vários cavalos em um estábulo e um deles tiver a dança do urso, muito em breve o resto dos animais também terão.

É essencial que ao notar os sintomas mencionados, você tome medidas imediatas para que a dança do urso não se espalhe. Assim, você poderá evitar problemas em outros animais no estábulo.

Tratamento da dança do urso em cavalos

Como na realidade esse tique pode ser considerado um vício, precisamos estar conscientes de que os vícios são muito difíceis de serem erradicados. No entanto, existem diferentes alternativas que podem ser tentadas:

Adestre seu cavalo

Leve o animal para correr. Como uma das principais causas da dança do urso em cavalos é o estresse, o exercício pode ser benéfico para aliviá-lo. Por isso, levar o animal para correr permitirá que ele se acalme, libere adrenalina e elimine toxinas. Tudo isso vai melhorar o humor do animal. Além disso, ajudará a aliviar o estresse.

Fazer caminhadas. Realizar caminhadas relaxantes ao ar livre irá reduzir a ansiedade do animal. Afinal, apreciar a natureza não é algo que só os humanos gostam. Os animais precisam disso também. Enfim, não monte no animal. Apenas ponha uma corda e ande próximo a ele de uma forma descontraída.

Faça companhia. Ninguém conhece o cavalo melhor que o dono. Portanto, se a dança do urso for causada pelo fato do animal ficar só por muito tempo, há uma dica simples. Simplesmente coloque um outro cavalo ou uma ovelha para acompanhar o seu animal. Afinal, os cavalos e as ovelhas se dão muito bem. Dessa forma, é possível que você note alterações positivas no humor do animal antes do esperado.

Outras dicas

Outros cavalos podem estar deixando seu cavalo de lado por algum motivo. Se você acha que o animal se sente isolado por esse motivo, tente mudá-lo de local.

Crie atividades para o animal. Bolas e outros objetos para cavalos são uma boa opção para que seu animal fique cheio de coisas para fazer. Com certeza, se você oferecer opções ao cavalo, ele não irá ficar indiferente.

Pendure uma bola na porta. Colocar uma bola no centro da porta do estábulo ajudará o animal a focar sua atenção. Dessa forma, ele ficará sempre olhando para frente sem mover a cabeça. Assim, é possível reduzir os sintomas apresentados pelo animal.

Essas são algumas recomendações úteis para tratar a dança do urso em cavalos. Esperamos que esses conselhos possam ajudar seu companheiro a ficar bem logo.