Por que os cães têm tanta energia?

· maio 23, 2018

Sua natureza e o apego aos seus donos podem ser as razões racionais para a energia dos cães ao acordarem, embora haja um componente fundamental na alimentação que lhes permite esse nível de atividade.

É incrível como a energia dos cães pode durar o dia inteiro. Eles correm, pulam, brincam, etc. Seu entusiasmo parece surgir com o nascer do sol. Mas qual sua origem? Qual a fonte de energia que impulsiona os cães?

A razão pela qual os cães já acordam com energia

O melhor amigo do homem é um ser cheio de energia e vitalidade. A forma como ele obtém toda essa energia é muito diferente da dos seres humanos. No caso das pessoas, a energia é derivada principalmente de carboidratos e glicose ingeridos no dia-a-dia. No entanto, no caso dos cães é muito diferente.

O organismo dos caninos funciona de uma maneira diferente do das pessoas. A energia deles vem principalmente da gordura, enquanto que nos seres humanos a energia vem mais dos carboidratos.

Além de fornecer-lhes sua grande energia, as gorduras também são extremamente importantes para diversos processos metabólicos. São essenciais para a absorção de vitaminas e para manter a pele e o pelo saudáveis.

Cachorro com brinquedos e osso na boca

As gorduras contêm uma grande quantidade de nutrientes responsáveis por gerar um elevado valor energético para o organismo do animal. Na verdade, um grama de gordura contém muito mais energia do que um grama de carboidrato ou proteína.

Gorduras: chave da energia dos cães

Embora as gorduras sejam extremamente importantes para o bom funcionamento do organismo do cão, os antioxidantes são igualmente importantes para resguardar a utilidade das mesmas.

Por isso que o animal não deve comer qualquer tipo de gordura. É importante que ele tenha uma dieta equilibrada e adequada às suas necessidades.

Outro aspecto importante a ser considerado são as diferentes etapas energéticas pelas quais o cão precisa passar. Nesse sentido, a energia aumenta à medida que ele cresce. Da gestação à idade adulta, o cão necessitará de uma maior quantidade de energia, ou seja, maior consumo de gordura.

A gordura é o principal combustível desses animais, especialmente para cães atletas. Nesse caso, tanto a gordura quanto os carboidratos são primordiais. A razão? Essa combinação se transforma em mais energia para os músculos.

Cachorro pulando para pegar bola

Se o animal de estimação realiza atividades mais intensas, como saltos e corridas, o carboidrato se tornará o elemento mais importante de sua alimentação.

Razões que podem acabar com o sono dos cães

Geralmente, os cães acordam cheios de energia. No entanto, existem algumas razões para o descanso do cão ser afetado, dessa forma afetando sua saúde. Para que esses animais fiéis se mantenham com a energia que os caracteriza, é fundamental prestar atenção a aspectos que em muitas ocasiões podem passar despercebidos.

1. Ruídos muito altos

Uma época em que os cães sofrem muito é o Natal. A principal razão disso são os fogos de artifício. Os níveis de ansiedade dos pets podem se elevar consideravelmente, podendo levá-los a morrer. Para evitar que sofram, recomenda-se medicá-los com um sedativo suave, sempre receitado por um veterinário.

2. Alimentação

A alimentação é essencial para o bom desenvolvimento do cão. Por essa razão, se o cão comer uma comida muito pesada, pode ter seu sono afetado seriamente.

3. Dor

Os cães são animais muito sensíveis. Se estiverem com algum problema de saúde que cause algum tipo de dor, possivelmente não conseguirão dormir bem.

Cães precisam de energia

Muitas vezes, doenças degenerativas são o problema mais comum. É importante estar atento se o animal de estimação acorda com frequência durante a noite.

Se o cão não tiver um bom descanso, sua energia pode ser afetada, assim como sua qualidade de vida. Portanto, é essencial que o dono esteja muito atento a qualquer mudança em seu comportamento.

Quando o animal se mostra apático, irritável, sem energia, nervoso e inquieto durante vários dias e semanas, é recomendável levá-lo ao veterinário. Somente o especialista será capaz de determinar o que está acontecendo e tomar as medidas apropriadas.

A razão para a energia dos cães ser tão alta quando acordam está ligada a uma alimentação rica em gorduras e antioxidantes. Uma dieta equilibrada é a chave para o bom desenvolvimento e saúde dos nossos fiéis amigos.