7 coisas que você deve saber antes de instalar um galinheiro no jardim

agosto 20, 2019
Se você planeja instalar um galinheiro no seu jardim, precisa saber várias coisas para estar o mais preparado possível. Você conhece a legislação sobre o assunto?

Se você planeja instalar um galinheiro no seu jardim, precisa saber algumas coisas antes de fazer isso. Adquirir e manter galinhas não é uma tarefa fácil, e você deve estar preparado para os custos e cuidados que as aves e a sua instalação exigirão.

Neste artigo, vamos facilitar o seu trabalho reunindo as coisas que você deve saber antes de instalar um galinheiro no seu jardim.

1. Verifique a legislação na sua região

É preciso se informar a respeito dos padrões mínimos para a proteção de galinhas poedeiras na sua cidade e país. Descubra as espécies, as exigências para o galinheiro e as condições em que esses animais devem ser mantidos.

Galinha chocando seus ovos

A posse de aves domésticas em um ambiente que não esteja em conformidade com os requisitos legais pode resultar em uma penalidade. No caso dos galos, a lei pode ser diferente.

2. Certifique-se de que você tem espaço suficiente para instalar o galinheiro no jardim

Antes de instalar um galinheiro no seu jardim, é necessário medir o espaço disponível. Existem muitos tipos de galinheiros: com apenas uma estrutura ou com várias, quadrados, retangulares, redondos… Eles são vendidos pré-fabricados ou você mesmo pode construí-los.

Instalar um galinheiro no jardim

O aconselhável é que você separe um espaço com as medidas de que possa dispor. Também é necessário que você meça um espaço no qual as galinhas possam andar ao ar livre, o que é muito importante para a sua saúde física e mental.

3. Leve em conta o clima da sua região

Se o galinheiro estiver ao ar livre, tenha em mente que ele deve suportar as condições atmosféricas. A chuva, o vento, o calor, a umidade e o frio podem afetar o galinheiro.

Um galinheiro no jardim

Se o clima da sua região for muito frio, o interior do galinheiro deve ser quente. Se, por outro lado, faz muito calor durante o ano todo, você terá que encontrar uma área de sombra para as suas galinhas.

4. Faça um orçamento com os materiais para o galinheiro

Se o galinheiro for pré-fabricado, você só precisará instalá-lo no seu jardim. Por outro lado, se você for construir o seu próprio galinheiro, faça um orçamento com os materiais necessários; o custo pode mudar de acordo com o tipo de estrutura.

Você pode comparar as duas opções e escolher a que for mais adequada para o seu perfil.

Criação de galinhas

Estes são alguns dos materiais mais comuns para construir um galinheiro:

  • Estrutura feita de um material bem resistente à intempérie: chapas de aço galvanizado e PVC ou madeira tratada. É melhor que o telhado seja impermeável.
  • Tela para galinheiro. Para cercar um perímetro ao ar livre.
  • Poleiros. A uma altura na qual as galinhas possam subir facilmente.
  • Ninhos. De um material confortável, que mantenha o calor e seja descartável. Por exemplo, palha ou folhas de pinho.
  • Caixas para os ninhos.
  • Substrato descartável para o chão. É melhor colocar um substrato que possa ser descartado, como o cavaco de madeira prensado.
  • Comedouros e bebedouros.

5. Projete o galinheiro por dentro

Uma vez que a estrutura tenha sido escolhida, você deve projetar o galinheiro por dentro. Dentro dele, as galinhas vão dormir e colocar os ovos. Assim, ele deve ser um lugar onde elas se sintam seguras e confortáveis, com uma boa temperatura e com espaço suficiente.

A área para os ninhos deve ser de pelo menos 30 cm² para cada quatro galinhas. O piso do galinheiro deve estar um pouco elevado para evitar a umidade.

Um galinheiro no jardim

6. Aprenda sobre as diferentes raças de galinha

Antes de instalar um galinheiro no seu jardim, pense em que tipo de galinha você quer comprar. Existem diferentes raças de galinha, de diversos tamanhos, plumagens, personalidades… Você pode comprar galinhas nativas ou exóticas, poedeiras, caipiras, cruzamentos entre raças…

Além disso, a compra das galinhas será um custo importante que você terá que adicionar ao orçamento inicial.

Galinhas livres

7. Calcule os custos mensais

As despesas não terminam quando você instala um galinheiro no seu jardim: as galinhas precisam de comida e água limpa diariamente. O galinheiro exigirá limpeza e manutenção para manter os materiais em boas condições.

Além disso, as galinhas podem precisar de consultas veterinárias periódicas para verificar o seu estado de saúde.

Veterinária examinando pintinho

Por último, mas não menos importante, os custos não serão apenas financeiros, mas também de tempo. Qualquer animal precisa que lhe dediquemos tempo diariamente.

Assim, todos os dias, verifique como estão as suas galinhas, se estão comendo bem, se estão botando ovos, se brigam entre elas, como está o seu estado de saúde, etc.