7 peixes de água quente

· abril 12, 2018

Talvez você já tenha tido um aquário de água fria e agora queira ir além. Os peixes de água quente precisam de mais cuidados, sobretudo no que diz respeito à temperatura de seu habitat. Preste muita atenção no artigo a seguir para saber mais sobre eles.

Cuidados com os peixes de água quente

Como primeira medida, esses peixes precisam de um aquário específico que suporte temperaturas mais altas que o habitual. A água deve estar sempre entre 24ºC e 28ºC, e podemos monitorar isso com um termômetro e instalar um termostato especial, para que o aquário se mantenha mais ou menos na mesma temperatura.

Outra questão que devemos levar em conta é que existem algumas espécies de peixes de água quente que não se dão bem com outras, seja pelo espaço, a comida ou até por questões de reprodução. Vale dizer que não podemos juntar um peixe tropical com um de água fria, porque precisam de coisas totalmente opostas.

Peixes de água quente: quais escolher?

Preste muita atenção às características dos seguintes peixes de água quente caso você queira ter um lindo aquário:

Peixes-palhaço num aquário

  1. Peixe-palhaço

O peixe-palhaço, popularmente conhecido como “Nemo” graças ao filme Procurando Nemo, tem uma cor chamativa com tons de laranja e listras verticais brancas e pretas, e cresce até 11 centímetros de comprimento.

Tem caráter tranquilo, vive até 10 anos e é de reprodução fácil. Precisa de um aquário de pelo menos 200 litros, com água salgada e quente (a cerca de 27ºC). Não podem faltar as plantas que simulem seu habitat natural, para que ele possa nadar entre elas.

  1. Beijador

Trata-se de um peixe de rio que parece que sempre está apaixonado ou procurando alguém para beijar, devido à forma de seus lábios. Vive na Tailândia e na Malásia, precisamente em água lentas ou paradas com muita vegetação, com águas que fiquem em torno de 22ºC e 28ºC. Tem cor branco marfim e precisa de um aquário de pelo menos 150 centímetros.

  1. Cirurgião

Essa espécie de forma arredondada e cores vivas dará muita vida a seu aquário. Tem o nome de peixe cirurgião pelas espinhas afiadas, cresce até 20 centímetros, vive cerca de 15 anos e pode ser um pouco agressivo. Seu aquário precisa ser de água salgada e quente – entre 24ºC e 28ºC – e o aquário onde vive deve ter pelo menos 600 litros.

  1. Oscar

Esse peixe da América do Sul tem o crescimento lento e, por isso, é cada vez mais popular nos aquários. Em estado selvagem, chega a medir meio metro. É de cor escura com manchas alaranjadas, e é considerado muito inteligente por associar os donos com a comida e por diferenciar conhecidos de estranhos. O aquário deve ser de pelo menos 400 litros e a temperatura deve ficar entre os 22 e os 30ºC.

peixes de água quente

Fonte: Rosarinagazo

  1. Borboleta

Esse bonito peixe pode ser um pouco delicado para cuidar, mas em troca, você terá um animal muito ágil e muito colorido em seu aquário. Geralmente vive entre arrecifes de coral, por isso você deve colocar no aquário adornos que se assemelhem eles. A temperatura da água (salgada) precisa estar entre os 24 e os 28ºC.

Esteticamente, sua principal característica é ter uma mancha em forma de olho perto do rabo, que usa para despistar os predadores. O resto do corpo geralmente é amarelo. Tem uma esperança de vida de quatro anos, cresce até 20 centímetros e é agressivo com os de sua própria espécie.

  1. Anjo

É uma das espécies de peixes de água quente mais escolhidas entre os amantes da aquariofilia. Na natureza, se distribui entre o Rio Amazonas, pântanos e terrenos inundados com vegetação densa, combinada com água clara. O peixe anjo forma grupos, pode ser bastante territorial (e atacar outros peixes) e quando adulto come peixinhos que entram em sua boca, inclusive seus filhos.

  1. Acará-Disco

Por último, falaremos de um dos peixes de água quente para “especialistas”, porque podem ser muito caros e exigir muito cuidado. Ainda que sejam os mais bonitos do aquário, não recomendamos que você o leve para casa se for principiante.

O peixe disco pode crescer até 15 centímetros e viver 12 anos com o cuidado adequado. Precisa de um aquário de 200 litros com água doce e fria (em torno de 28ºC).

Fonte das imagens: H Zell e Rosarinagazo