Animais que se camuflam: técnicas mestras

· março 3, 2018

Os seres humanos usam roupas para se adaptar a cada situação, mas outros seres vivos têm um “Ás” na manga: a camuflagem. Neste artigo, falaremos sobre alguns animais que se camuflam e as técnicas mestras que eles utilizam. Eles são realmente incríveis!

Animais que se camuflam: como eles fazem isso?

A camuflagem, também chamada de crípse, é um fenômeno que se desenvolve em alguns organismos para poderem passar despercebidos por outros animais. Esta técnica pode ser baseada em 4 padrões:

  1. Imobilidade

É a maneira mais simples de se esconder dos predadores. Até o ritmo da respiração é reduzido. Isso ajuda, por exemplo, evitar ser caçado por um réptil ou um anfíbio que não reconhece presas se elas não se moverem. Em um nível “mais avançado”, alguns animais simulam movimentos de outros objetos, como um galho de árvore que oscila com o vento.

  1. Coloração

    animais que se camuflam: camaleão

É a maneira mais comum que os animais utilizam para se esconder: adquirindo a mesma cor do ambiente circundante. Em alguns casos, eles podem mudar de acordo com a hora e o lugar (como camaleões e chocos) e, em outros casos, alguns animais se camuflam de acordo com a época do ano: a lebre ártica tem uma pele branca no inverno e marrom no verão.

  1. Padrões

O tipo de pele de um animal geralmente está relacionado ao meio ambiente em que ele se desenvolve. Desta forma, se torna difícil ser visto tanto por presas quanto por predadores. Os exemplos mais proeminentes neste caso são os dos tigres e o das zebras. No entanto, eles não podem modificar esse padrão quando mudam de ecossistemas.

  1. Outros tipos de crípse

Há também a chamada criptose não visual, que dificulta as percepções auditivas ou olfativas. No primeiro caso, podemos falar sobre as mariposas, que emitem sons para confundir os morcegos. No segundo, podemos citar a lula, que lança tinta para enganar o peixe.

Especialistas profissionais

Sem dúvida, o camaleão é um dos animais que melhor podem se camuflar na face da Terra. Possui a capacidade de assumir a cor de um galho ou folha em questão de segundos. Graças a essa assimilação do meio ambiente, ele pode caçar sua presa sem ser visto. Claro, ele não é o único entre os animais que se camuflam. Conheça outros especialistas nessa arte logo abaixo:

Coruja no galho

  1. Coruja

A coruja é uma ave de rapina mais ativa durante a noite e que é coberta de penas, cuja cor se adapta ao seu meio ambiente, principalmente as árvores. Portanto, elas podem descansar nos ramos sem que ninguém possa detectá-las a olho nu.

  1. Uroplatus phantasticus

Camuflagem perfeita: lagartixa-rabo-de-folha

Também conhecido como lagartixa-satânica-rabo-de-folha, é um réptil que vive entre as árvores e as folhas que caem no chão, justamente porque seu corpo possui uma tonalidade marrom, no formato idêntico ao das folhas. Quando ele está camuflado entre as pedras, não há nada que indique que existe um animal escondido lá. Incrível!

  1. Peixe pedra

    Peixe pedra: mortífero e quase invisível

Alguns dos animais que se camuflam também vivem no mar. Neste caso, falamos do peixe pedra que, além de ser um dos seres mais venenosos do mundo, é também um mestre na arte de se camuflar com o meio ambiente. Ele pode ficar por horas na mesma posição, entre as rochas no fundo do mar. Desta forma, é mais fácil para ele se alimentar.

  1. Bicho-pau

Ninguém pode negar que ele seja um profissional na arte da camuflagem. Seu corpo alongado e acastanhado o permite ser confundido com as hastes das plantas e, assim, ele pode viver sem maiores problemas em arbustos e árvores. Durante o dia, eles passam muitas horas escondidos dos predadores. À noite, eles acasalam e se alimentam.

  1. Mariposa de babados

Quando pensamos em uma mariposa, provavelmente imaginamos um inseto muito colorido, no entanto, neste caso, as suas asas se assemelham às folhas castanhas das árvores. Essa é sua maneira de escapar do bico ou das garras dos pássaros que se alimentam delas.

  1. Sepia

Novamente no meio marinho, este animal é um cefalópode que toma a cor do lugar onde se instala (como o camaleão), seja areia, rocha, coral, etc. Como eles conseguem? Através de um sistema em suas células que lhes permite se camuflar em todos os ambientes.