9 animais onívoros: conheça-os aqui

· setembro 2, 2018

A principal característica dos onívoros, incluindo os seres humanos, é que podem se alimentar tanto de plantas como de animais. Portanto, comem quase tudo aquilo que encontram. Conheça, a seguir, 9 animais onívoros.

O que você precisa saber sobre animais onívoros

As espécies que baseiam sua alimentação tanto em plantas como em outros animais são denominadas onívoros. Esta palavra deriva do latim omnis, que significa “todos”, e de vorare, que significa “comer”. Ou seja, comem de tudo.

O organismo dos animais onívoros não é adaptado para consumir apenas um tipo de alimento. Além disso, a estrutura bucal dessas espécies é desenhada para mastigar diferentes comidas sem problemas. Por isso, é mais fácil para eles encontrar alimento e se adaptar a um ecossistema.

Exemplos de animais onívoros

Muitos mamíferos são onívoros, assim como algumas aves, peixes e répteis. Aqui falaremos sobre alguns deles:

1. Porco

Depois do ser humano, o porco é um perfeito exemplo de animal onívoro. Foi domesticado há 13 mil anos e descende do javali selvagem. Morfologicamente, possui um corpo pesado, patas curtas com cascos e cauda curta, às vezes, em forma de espiral. Apesar de sua mandíbula ser preparada para comer vegetais, ele também pode comer carne ou grãos.

Conheça 9 animais onívoros: o urso é um deles

2. Urso pardo

É uma das espécies de ursos incluída no grupo dos onívoros, mas possui a particularidade de se alimentar de forma diferente segundo a época do ano. Na primavera e no outono, consome ervas e um pouco de carne, além de mel de abelhas, insetos e invertebrados. Enquanto que no inverno hiberna e, no verão, pode comer salmão, frutas e folhas.

3. Cão

Sem dúvida, é um dos animais onívoros mais próximos do homem. Os cães podem comer carne ou vegetais sem problemas. Porém, apesar de possuírem a capacidade de digerir qualquer coisa, há certos alimentos que não são recomendados, como o leite, o chocolate, as berinjelas e o tomate.

4. Esquilo

Esses animais onívoros estão relacionados ao consumo de frutos secos, como avelãs e nozes, mas também baseiam sua dieta em todo tipo de vegetação, sementes, vermes, ovos de aves, grilos, flores, cogumelos, etc. Basicamente, comem o que encontram e conseguem levar para sua toca.

5. Avestruz

Já que não possui dentes e sua língua tem mobilidade reduzida, esta ave não mastiga o que ingere, pois a comida passa diretamente do bico ao esôfago em segundos. Por isso, pode digerir fibras sem problemas e, já que sua dieta por vezes inclui artrópodes, pequenos animais e carne, o consideramos onívoro. Não podemos negar que é um animal de apetite voraz.

6. Piranha

Este peixe pode ser tanto carnívoro como onívoro, e, inclusive, há alguns que são herbívoros. Tudo depende da espécie e do lugar onde habita. Vive em águas doces da América do Sul, pode medir até 25 centímetros de largura e possui dentes afiados para rasgar carne.

Foram registrados ataques de piranha a seres humanos no rio Amazonas. Embora sua dieta seja quase toda de peixes, também podem consumir algas ou plantas aquáticas.

Conheça aqui 9 animais omnívoros: tartaruga

7. Tartaruga

As espécies onívoras são aquelas que comem frutas, verduras, insetos e até pequenos répteis. Por exemplo, há espécies de tartaruga que baseiam sua dieta em todo tipo de comida. No caso das tartarugas marinhas, podemos citar a do rio Amazonas, a pintada, a mordedora, a leprosa, a chinesa e a indiana.

8. Corvo

Vive no hemisfério norte, é conhecido por sua cor negra e por ser uma ave de grande tamanho e bico grosso. Diz-se que é um dos animais onívoros mais oportunistas, pois se alimenta do que consegue, inclusive de resíduos deixados por humanos. Caça invertebrados, répteis e anfíbios pequenos, mas também se alimenta de carniça.

9. Rhea

Há cinco subespécies desta ave de grande tamanho (todas vivem na América do Sul), sendo similar ao avestruz africano. Não consegue voar e habita regiões montanhosas ou quase selváticas. Seu sistema digestivo está preparado para comer diferentes alimentos: folhas, frutos, sementes, pequenos insetos, como gafanhotos, répteis (como lagartixas), cobras e pequenas aves.