A caspa em cães

A caspa em cães é uma doença dermatológica que ocorre devido a causas como o ressecamento da pele, mudanças hormonais ou uma má nutrição; para evitá-la, é importante seguir um tratamento simples e que poderá ser feito em sua própria casa.
A caspa em cães

Última atualização: 09 junho, 2018

São muitas as doenças que os nossos animais de estimação compartilham conosco, ainda que possamos ignorar isso. Por exemplo, você já ouviu falar sobre a caspa em cães? Pois ela existe. Contaremos a você as causas e como tratá-la. Não perca!

Por que surge a caspa em cães

Há vários motivos que levam o nosso cão a ter caspa. Estes são alguns:

  • Ressecamento da pele. Às vezes, a pele resseca por falta de alguns nutrientes que causam um desequilíbrio na derme. Se a alimentação de seu animal de estimação carece de alguns nutrientes necessários, como o Ômega 3 ou outros ácidos graxos, isso poderá vir a ocorrer.
  • Mudanças hormonais. Estas podem fazer com que os cães tenham níveis mínimos de oleosidade natural e que a caspa surja como resultado. Dentro destas mudanças, poderíamos falar também de problemas endócrinos como o desequilíbrio ovariano (no caso de cadelas), hipotireoidismo ou hiperadrenocorticismo.
  • Má nutrição. Uma má alimentação não contribuirá com os nutrientes necessários, e isto, por sua vez, fará com que se reduzam os níveis de líquidos e da oleosidade natural da pele, o que provocará o ressecamento da pelagem e da pele, e a consequente caspa.
Dona escovando o pelo do cachorro
  • Falta de higiene. Talvez o seu cão não goste muito de água e, por isso, talvez, você tente banhá-lo o mínimo possível. Lembre-se de que você deve cuidar do bem-estar de seu animal de estimação, sem importar se ele gosta ou não. Uma das regras a seguir em relação a isso é a higiene dos nossos amigos peludos. Se seu cão já tem caspa, use xampus para cães com pele sensível. Uma lavagem excessiva da pelagem também poderá ocasionar a caspa, já que isso remove a oleosidade natural.
  • Falta de escovação. Todos os cães precisam de pelo menos uma escovação semanal, ainda que existam alguns que requeiram mais. Quando a escovação não for feita na quantidade adequada, ou da maneira correta, as células da pele não se ativam, acumulam-se os pelos mortos e isto pode provocar o aparecimento de caspa.
  • Estresse. O estresse e a ansiedade podem causar uma dermatite que gere caspa, bem como uma psoríase. Se seu animal de estimação sofre de estresse, faça exercícios com ele; talvez isso só se deva a um baixo nível de atividade.
  • Seu sistema imunológico. Um mau funcionamento deste pode alterar a pele e, assim, causar o surgimento da caspa.

Agora, se você se deu conta de que seu cão tem caspa, como proceder para tratá-la?

Como tratar a caspa em cães

Há várias coisas que podem ser feitas tanto para prevenir como para tratar a caspa em cães.  Ainda que este não seja um grande problema, se não for tratado a tempo, poderá ocasionar problemas de pele mais graves.

  • Escovar os pelos com a frequência adequada, o que tem que ser levado em conta é que há cães que precisam de mais escovações do que outros. Não pense que isto é um assunto sem importância, pois a escovação facilita a eliminação de células mortas, o que dá lugar para que as novas se regenerem.
  • Acrescente gorduras saudáveis à dieta de seu cão. Sem importar se a alimentação de seu cão é crua ou seca, assegure-se de que ele bebe suficiente água e agregue alguma comida enlatada; pode ser um pescado, que contribuirá com óleos naturais que beneficiarão sua pele.
  • Não o banhe muitas vezes. Dar mais banhos não lhe fará bem, mas sim o contrário, já que a higiene excessiva freia o aparecimento da oleosidade natural. A pele então se resseca e dá lugar à caspa.
Cachorro tomando banho
  • Use xampus para peles sensíveis. Estes, ainda que não tratem a caspa em particular, ajudarão a aliviar os problemas que seu animal de estimação possa ter em sua pele e, portanto, fazer com que a caspa desapareça.

Se após seguir estes passos você notar que o seu animal continua tendo caspa, vá imediatamente ao veterinário. Pois isso pode se tratar de um problema mais sério, como a sarna.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.