A cláusula de castração nos contratos de adoção

junho 29, 2019

Muitas pessoas se perguntam por que, ao adotar, inclui-se uma cláusula que obriga a castração em alguns contratos de adoção. A princípio isso pode chocar, mas há uma realidade que respalda essa ferramenta de prevenção.

Os contratos de adoção

Sempre que queremos adotar um animal de estimação em um abrigo de animais, devemos assinar um contrato de adoção.

Nele, são estipulados alguns pontos básicos, como a proibição da venda do animal, o compromisso com seus cuidados, a responsabilidade de alimentar e zelar pela saúde do animal, etc. Mas, além destes pontos, às vezes são incluídas cláusulas que, a princípio, podem surpreender o novo dono.

As cláusulas

Quando falamos de cláusula, nos referimos às diferentes disposições que aparecem em um contrato, e que comprometem ambas as partes. Assinar um contrato e descumprir uma ou mais cláusulas pode levar à quebra do mesmo.

Castração nos contratos de adoção

Cachorro adotado

Uma das questões mais polêmicas geralmente é a cláusula de castração ou esterilização, que determina que, quando o animal chegar a certa idade, o adotante tem a obrigação de levá-lo ao veterinário e esterilizá-lo.

Assim, os abrigos proporcionam informação sobre onde fazer essa operação, e se é mais recomendável esterilizar ou castrar.

Vantagens da esterilização de animais de estimação

Ainda que possa parecer algo imoral, ou muitas vezes se afirme que isso vai contra a natureza, a esterilização é uma opção responsável que tem como consequência grandes vantagens:

  • Reduz o risco de doenças como tumores
  • Elimina a possibilidade de ninhadas indesejadas
  • Reduz a criação ilegal e a exploração de animais
  • Diminui a taxa de abandono
  • Prolonga a vida das fêmeas
  • Diminui o risco de fuga dos machos
  • Diminui a agressividade hormonal

Por tudo isso, se você for adotar, saiba que deverá esterilizar seu animal de estimação e que isso é um benefício tanto para o animal quanto para a sociedade. 

Fonte da imagem principal: DORIS META F