A dieta da iguana e sua importância para a saúde

· dezembro 27, 2018
Tem que incluir alimentos vegetarianos ricos em cálcio, proteína e fibra. É especialmente importante que o alimento contenha uma alta porcentagem de água, e que a temperatura e a umidade do ambiente sejam adequadas para promover o apetite deste réptil.

Entre os animais exóticos, a iguana verde e seus parentes mais próximos têm sido um dos mais bem-sucedidos. Tal como acontece com outros animais exóticos, a dieta da iguana é uma parte vital da sua saúde, e os erros neste campo são um dos seus maiores promotores de doenças.

A dieta da iguana é estritamente vegetariana

Este é o primeiro e mais importante ponto. Se optarmos por uma iguana como animal de estimação, então devemos saber que esses animais são estritamente vegetarianos e que não precisam de frango, presunto cozido ou qualquer animal extra.

Elas nem sequer precisam de insetos, como é recomendado para outras espécies de répteis; e nunca devemos recorrer a alimentos enlatados para gatos ou cães: as iguanas comem vegetais e seus intestinos não estão adaptados para proteína animal.

Cálcio e vitamina D, vitais na dieta da iguana

A partir daí, é verdade que às vezes a dieta da iguana pode ser suplementada, especialmente com cálcio para prevenir doenças como a doença óssea metabólica.

Além do mais, é difícil satisfazer as necessidades de cálcio desses répteis sem suplementos e apenas com dietas naturais. No entanto, este cálcio que incluiremos na dieta deve ser absorvido graças à vitamina D.

iguana

É por isso que as iguanas exigem exposição ao sol ou, pelo menos, um emissor UVB, especialmente importante se formos criar iguanas.

Quais alimentos devem estar incluídos na dieta iguana?

Primeiro, o ideal na dieta da iguana é usar alimentos com alta concentração de cálcio, como dente de leão, alfafa ou trevoEmbora, como sempre dizemos, geralmente é necessário usar suplementos para os casos de animais idosos. Idealmente devemos consultar um veterinário de animais exótico.

Além disso, é necessário o uso de dietas que contenham proteínas saudáveis e, nesse caso, recomendamos alface, alfafa, repolho e trevo como boas fontes de proteína para a dieta da iguana.

Embora a maioria das iguanas fique relutante em ingerir alimentos que não sejam frescos, o uso de feno de alfafa pode ser interessante para aumentar a quantidade de fibra na dieta. Podemos tentar introduzir uma pequena porcentagem de feno na salada e adaptar a porcentagem à preferência de nossa iguana.

Caso contrário, vegetais como cenoura, acelga, endívia ou beterraba são interessantes. Em pequenas quantidades, também podemos incluir batatas, abobrinha, feijão ou algumas frutas, que não devem exceder 15% da dieta: tomate, melão ou maçã, por exemplo.

iguana

Alimentos não recomendados na dieta da iguana

Embora possam ser incluídos na dieta da iguana, há alimentos ricos em oxalatos, como espinafre, repolho, ervilha e beterraba e, portanto, devem ter uma presença muito esporádica.

No caso das folhas de couve, repolho e folhas de mostarda, elas contêm elementos que podem afetar a função da tireoide, portanto também devem ser usadas apenas ocasionalmente. Nenhum desses elementos é excessivamente tóxico, e alguns, como a couve e a mostarda, têm boas características nutricionais, mas não podemos basear a dieta das iguanas nelas.

Água e ração seca, pontos críticos da dieta da iguana

A hidratação é especialmente importante em répteis devido à fragilidade de seus rins. É por isso que, dentro dos cuidados básicos de uma iguana, a água é muito importante e deve ser levada em conta tanto na umidade do terrário quanto na alimentação e no bebedouro.

Especial atenção deve ser dada à questão do fornecimento de água a esses animais no caso de iguanas alimentadas com pelletsEmbora as dietas baseadas em saladas contenham uma grande porcentagem de água, a alimentação dificilmente contém esse elemento.

É por isso que os pellets são recomendados apenas como suplemento, especialmente aqueles com alto teor de cálcio, porque dietas secas baseadas apenas em rações ou pellets podem ser perigosas para as iguanas.

Cuidado com a temperatura, isso também influencia a dieta da iguana

A temperatura é algo que devemos levar em conta quando se trata de manter os répteis em boas condições. Mas também está muito relacionado ao apetite e, em condições frias, as iguanas mal consomem comida.

Assim, se virmos que a iguana perdeu o apetite, devemos rever as condições do terrário e, especialmente, a temperatura e a umidade em que o animal é encontrado.