A escolha correta do tamanho do cavalo

· julho 13, 2018

Para escolher um cavalo corretamente, é necessário considerar uma série de elementos, dentre os quais está o tamanho. Neste artigo queremos apresentar os aspectos mais importantes ao se escolher um equino, especialmente levando em consideração o tamanho do cavalo, para que seja adequado às nossas necessidades.

Primeiras questões a considerar

No momento da aquisição de um cavalo, devemos levar em conta que é um animal que exige trabalho. Ou seja, você terá que fazer um investimento econômico e gastar tempo.

Muitas pessoas querem ter um, seja por hobby, trabalho ou esporte. No entanto, ao escolher, nos confundimos em virtude da diversidade de opções.

Bem, o que é necessário levar em consideração? O tamanho do cavalo é importante?

Escolha com base em raça e personalidade

Há detalhes importantes para se analisar antes de comprar um cavalo. Entre eles, é necessário estar informado sobre as características físicas de cada raça e o comportamento de cada uma.

Mulher e cavalo

Neste caso, recomenda-se consultar especialistas e um veterinário de confiança. Se for a sua primeira experiência, é conveniente escolher um animal inteligente e com um temperamento calmo.

Tamanho do cavalo: esse não é o menor dos problemas

Uma das primeiras questões a se perguntar, é o propósito que o equino terá. Com base nisso, o tamanho ideal do cavalo deverá ser avaliado.

Cavalo ou pônei?

E por falar em tamanho, não podemos nos esquecer de mencionar os pôneis. Estes possuem menos de um metro e meio de altura em cruz, enquanto o cavalo é consideravelmente maior.

No entanto, acreditar que um pônei irá facilitar suas tarefas e que montá-lo será mais fácil, é um equívoco. É verdade que o pônei é menor, mas geralmente é mais teimoso e possui um temperamento pior que o do cavalo.

Tamanho: o que é constituição harmoniosa

O tamanho está relacionado à morfologia, e isso deve andar de mãos dadas com o trabalho que o cavalo irá realizar. Portanto, leve em consideração:

-Cabeça: nem grande demais e nem muito pequena.

  • Uma cabeça grande adicionará peso ao quarto dianteiro. Uma garganta grossa impedirá uma boa flexão do animal.
  • Uma cabeça pequena terá uma boca pequena, o que tornará difícil a instalação da embocadura.
  • As orelhas pequenas podem denotar nervosismo, por terem um ouvido pequeno.

-Tamanho do pescoço.

  • O ideal é um tamanho intermediário, nem muito grosso acima e nem muito curto abaixo.
  • Um pescoço curto e grosso é mais difícil de se manusear quando montado.
  • Os pescoços finos na parte de cima e musculosos na parte de baixo serão um problema, por causa da resistência que exercerá no maxilar.
  • A inserção do pescoço nas costas deverá ser proporcional.
Cavalo no campo

-Dorso e traseira.

  • É melhor ter uma parte traseira mais curta e mais musculosa, por ser ampla.
  • Uma cruz mais alta que a garupa.
  • Deve-se investigar quais raças estão disponíveis no mercado e definir objetivos.

Relação entre o peso do cavaleiro e o peso do animal

Outra questão a se avaliar é o tamanho do cavalo com base no peso do proprietário.

Por que essa relação é importante? De acordo com pesquisas sobre a saúde do cavalo, há problemas crescentes associados ao peso do cavaleiro.

Estudos demonstraram que a pessoa que o monta não deve exceder 10% do peso do equídeo, caso contrário, o animal poderá sofrer de problemas nas costas. As dores nas costas de um cavalo apresentam os seguintes sintomas:

  • Move-se demais no momento da montagem.
  • Morde ou grunhe quando você o monta.
  • Sai correndo ou permanece imóvel quando o cavaleiro o monta.

Observe os comportamentos

Uma vez que o cavalo é definido de acordo com a raça, a morfologia e o tamanho, devemos avaliar a maneira como ele se comporta: o comportamento e os hábitos que adquiriu, já que um animal sociável tende a aprender. Portanto, uma vez que o animal foi pré-selecionado, o cavaleiro e o cavalo deverão compartilhar algum tempo no habitat atual do animal.

Conclusão

Entre os fatores a serem considerados ao se escolher um cavalo, é preciso saber que o tamanho é a chave. Devemos analisar a sua constituição e decidir de acordo com a atividade que vamos desenvolver com o animal, bem como comparar a relação peso-cavaleiro.