A fauna da Indochina: conheça 5 animais incríveis
Infelizmente, muitos dos animais impressionantes da fauna da Indochina estão em perigo de extinção. Venha conhecer algumas dessas espécies!
Essa península do Sudeste Asiático, localizada entre a Índia e a China, inclui sete países e abriga uma grande história cultural e natural.
Cercada por montanhas, planaltos e mares, é o lar de dezenas de espécies animais. Por isso, no artigo a seguir, vamos falar mais sobre a fauna da Indochina.
Animais da fauna da Indochina
Em sua maior parte, essa região é habitada por primatas e anfíbios. No entanto, também temos representantes de outras famílias e gêneros. Alguns exemplos da fauna da Indochina são:
1. Tigre da Indochina
Também conhecido como tigre de Corbett, é um felino que pode ser encontrado especialmente no Camboja e na Malásia e cuja população atual varia entre 700 e 1,3 mil indivíduos em estado selvagem.
O tigre da Indochina – foto que abre este artigo – é muito semelhante em aparência ao de Bengala, embora menor e com um pelo ligeiramente mais escuro e com listras mais finas.
Os machos não excedem 200 quilos, alimentam-se de veados e outros ungulados. Além disso, se reproduzem entre novembro e abril.
2. Gibão crestado
Na fauna da Indochina, podemos encontrar vários primatas, incluindo este gibão que vive no Camboja, Laos e Tailândia.
Ele prefere áreas próximas a rios, como o famosa rio Mekong. No entanto, também habita áreas de selva ou arborizadas.
O gibão crestado tem um grande dimorfismo sexual graças à coloração de seu pelo. Os machos são completamente pretos e as fêmeas têm áreas em cinza, com exceção da barriga e a cabeça.
Além disso, são animais monogâmicos, arbóreos, diurnos e muito territoriais, que se alimentam de folhas, frutos, flores e insetos.
3. Mosquiteiro
A fauna da Indochina também abriga várias aves endêmicas, incluindo este pequeno pássaro, cujo habitat preferido são as florestas tropicais perto das montanhas.
O mosquiteiro rochoso tem plumagem verde oliva com manchas amarelas e “detalhes” pretos, bem como listras na cabeça. Além disso, tanto seu bico como suas pernas são castanhas.
4. Kuprey
É um bovino selvagem nativo da região que sobrevive nas selvas ao norte do Camboja. É classificado como uma espécie criticamente ameaçada e estima-se que sua população não exceda 250 indivíduos.
Eles vivem em terras baixas e colinas cobertas por árvores, e comem grama. Seus principais predadores são o leopardo, o tigre e, obviamente, o homem.
O kuprey macho pode atingir dois metros de altura e 900 quilos de peso, tem uma proeminente papada e corcunda e chifres maiores que os da fêmea. Além disso, em ambos os sexos, os chifres são espirais e curvados para cima.
5. Sapo Kohchang
O último dos representantes da fauna indochinesa desse artigo é um anfíbio anuro que pode ser encontrado na Tailândia, Vietnã, Laos e Camboja.
Prefere florestas tropicais úmidas, rios e planícies. No entanto, também pode viver em jardins rurais e plantações.
O sapo Kohchang é marrom e de tamanho médio. Dessa forma, muitas vezes esconde-se entre rochas ou lama para evitar a detecção por predadores, principalmente pássaros.
Além disso, embora seja considerado fora de perigo, seu habitat está encolhendo devido ao desflorestamento.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.