A fauna da Indochina: conheça 5 animais incríveis

fevereiro 12, 2019

Infelizmente, muitos dos animais impressionantes da fauna da Indochina estão em perigo de extinção. Venha conhecer algumas dessas espécies!

Essa península do Sudeste Asiático, localizada entre a Índia e a China, inclui sete países e abriga uma grande história cultural e natural.

Cercada por montanhas, planaltos e mares, é o lar de dezenas de espécies animais. Por isso, no artigo a seguir, vamos falar mais sobre a fauna da Indochina.

Animais da fauna da Indochina

Em sua maior parte, essa região é habitada por primatas e anfíbios. No entanto, também temos representantes de outras famílias e gêneros. Alguns exemplos da fauna da Indochina são:

1. Tigre da Indochina

Também conhecido como tigre de Corbett, é um felino que pode ser encontrado especialmente no Camboja e na Malásia e cuja população atual varia entre 700 e 1,3 mil indivíduos em estado selvagem.

O tigre da Indochina – foto que abre este artigo – é muito semelhante em aparência ao de Bengala, embora menor e com um pelo ligeiramente mais escuro e com listras mais finas.

Os machos não excedem 200 quilos, alimentam-se de veados e outros ungulados. Além disso, se reproduzem entre novembro e abril.

2. Gibão crestado

Na fauna da Indochina, podemos encontrar vários primatas, incluindo este gibão que vive no Camboja, Laos e Tailândia.

Ele prefere áreas próximas a rios, como o famosa rio Mekong. No entanto, também habita áreas de selva ou arborizadas.

animais da indochina: o gibão crestado

O gibão crestado tem um grande dimorfismo sexual graças à coloração de seu pelo. Os machos são completamente pretos e as fêmeas têm áreas em cinza, com exceção da barriga e a cabeça.

Além disso, são animais monogâmicos, arbóreos, diurnos e muito territoriais, que se alimentam de folhas, frutos, flores e insetos.

3. Mosquiteiro

A fauna da Indochina também abriga várias aves endêmicas, incluindo este pequeno pássaro, cujo habitat preferido são as florestas tropicais perto das montanhas.

O mosquiteiro rochoso tem plumagem verde oliva com manchas amarelas e “detalhes” pretos, bem como listras na cabeça. Além disso, tanto seu bico como suas pernas são castanhas.

Pássaro mosquiteiro

4. Kuprey

É um bovino selvagem nativo da região que sobrevive nas selvas ao norte do Camboja. É classificado como uma espécie criticamente ameaçada e estima-se que sua população não exceda 250 indivíduos.

Eles vivem em terras baixas e colinas cobertas por árvores, e comem grama. Seus principais predadores são o leopardo, o tigre e, obviamente, o homem.

fauna da indochina: Kuprey

O kuprey macho pode atingir dois metros de altura e 900 quilos de peso, tem uma proeminente papada e corcunda e chifres maiores que os da fêmea. Além disso, em ambos os sexos, os chifres são espirais e curvados para cima.

5. Sapo Kohchang

O último dos representantes da fauna indochinesa desse artigo é um anfíbio anuro que pode ser encontrado na Tailândia, Vietnã, Laos e Camboja.

Prefere florestas tropicais úmidas, rios e planícies. No entanto, também pode viver em jardins rurais e plantações.

Sapo Kohchang

O sapo Kohchang é marrom e de tamanho médio. Dessa forma, muitas vezes esconde-se entre rochas ou lama para evitar a detecção por predadores, principalmente pássaros.

Além disso, embora seja considerado fora de perigo, seu habitat está encolhendo devido ao desflorestamento.