A raposa vermelha: símbolo de astúcia

· dezembro 15, 2018
É um canídeo relacionado ao lobo e ao cão, embora seja de natureza fugidia e hábitos noturnos. Tem grande capacidade de se adaptar a habitats muito diferentes.

Nas fábulas, a raposa vermelha sempre parece representar a astúcia e a inteligência. E é assim que percebemos um dos animais que habitam as florestas de grande parte do nosso planeta e que é tão admirado e perseguido ao mesmo tempo.

Características da raposa vermelha

A raposa vermelha, ou raposa comum, é um canídeo, isto é, está relacionada a lobos, mas também a cães. É de tamanho médio: desde a cabeça até o começo da cauda, mede cerca de 70 centímetros. Só a cauda pode medir mais 40 ou 50 cm.

É chamada de “raposa vermelha”, mas geralmente tem uma cor alaranjada.

Entretanto, também pode aparecer em muitas outras cores, como marrom, cinza ou branco. Em sua cor mais comum, tem as pontas das orelhas e as pernas de cor preta; já o peito e a barriga são brancos.

Fisicamente, suas orelhas grandes se destacam. Em comparação com outros canídeos, tem um nariz comprido e fino, muito mais estreito na ponta do que na base.

E, claro, sua cauda exuberante é característica, pois pode medir metade do seu corpo.

A linda raposa vermelha

Ao contrário de muitos outros mamíferos, suas pupilas são alongadas e verticais, em vez de circulares. É um animal noturno.

Mas não enxerga muito bem em condições de pouca luminosidade, guiando-se principalmente pelo olfato e pela audição.

Comportamento da raposa vermelha

Como os contos populares nos dizem, a raposa vermelha é um animal inteligente, com grande capacidade de adaptação.

Seu habitat natural é a floresta, mas também é capaz de viver em áreas povoadas por seres humanos, porque consomem alimentos simples.

São animais crepusculares e tendem a ser noturnos, isto é: como os felinos, ficam mais ativos após o pôr do sol. 

Além disso, preferem caçar e se reproduzir à noite. Em áreas urbanizadas, onde há luz artificial, é muito comum encontrá-las tarde da noite.

Eles são animais rápidos e ágeis que vivem sozinhos ou em pares. São seres territoriais e não gostam de viver em grupos, por isso marcam com um cheiro característico os limites do seu território.

Eles podem viver em pares ou em famílias quando há filhotes, mas quando se tornam adultos isso é raro.

filhotes de raposa vermelha

Durante o dia, descansa em tocas e pode ter mais de uma em seu território. As tocas são escavadas por elas mesmas. Mas também podem se aproveitar de buracos ou projeções naturais ou roubá-las de outros animais, como texugos ou coelhos.

Elas não têm os músculos necessários para fazer muitos dos movimentos faciais essenciais na comunicação entre canídeos, então, desenvolveram outros métodos.

São “tagarelas”: podem emitir uma grande variedade de sons. Elas também podem se comunicar através de sua cauda e dos odores deixados em seu território.

Habitat da raposa vermelha

O habitat principal da raposa vermelha é a floresta, embora possam se adaptar e viver em terras abertas também.

Nas últimas décadas, além disso, estão aparecendo em áreas urbanas: é comum vê-las pelas ruas das cidades rurais ou nas periferias que cercam as grandes cidades.

A raposa vermelha abrange uma grande parte do planeta: elas estão na América do Norte, em toda a Europa e em grande parte da Ásia. 

Há uma pequena população no norte da África e foi introduzida artificialmente na Austrália, onde está causando problemas para a fauna nativa.

Alimentação da raposa vermelha

Este canídeo é um animal onívoro, isto é, pode comer todo tipo de alimento. É um animal oportunista que se aproveitará da comida que encontrar e caçará os animais nas proximidades de sua toca.

raposa vermelha na neve

Na maior parte de seus habitats, a raposa vermelha é uma caçadora ativa que se alimenta de pequenos mamíferos, como ratos ou musaranhosTambém pode caçar insetos ou pequenos pássaros.

No entanto, é capaz de atacar ninhos para comer os ovos. Se ela habitar uma zona marítima, irá para as praias procurar mariscos e moluscos e até pescará alguns peixes. Se estiver em uma área úmida, poderá caçar anfíbios, como sapos e lagartos.

Este animal tem uma capacidade de adaptação tão grande que é capaz de se alimentar de quase tudo que encontra.

Em áreas onde elas habitam com os seres humanos, geralmente fuçam o lixo e se alimentam dos restos de comida descartados por eles.

A raposa vermelha é um animal curioso e inteligente. Graças à sua capacidade de adaptação, conseguiu sobreviver em lugares onde outros canídeos desapareceram.

Também se distribuiu por quase todo o planeta e prospera em ambientes hostis em que foi introduzida artificialmente.