A reprodução dos porcos

· setembro 9, 2018
As fêmeas e os machos geralmente atingem sua maturidade sexual entre seis e oito meses. Nessa idade, já são férteis, mas recomenda-se esperar até o primeiro ano de vida e assim garantir uma melhor reprodução.

A reprodução dos porcos deve levar bastante em consideração o respeito pelo corpo dos animais e pela preservação de sua saúde. Nesse sentido, é fundamental conhecer melhor o ciclo reprodutivo e como os porcos se reproduzem.

Porcos: inteligência e espírito ativo

Trata-se de um animal com corpo rechonchudo, com cauda e patas curtas e quatro dedos. Ao contrário do que parece, os porcos são um dos mamíferos mais inteligentes.

Apesar de seu peso, costumam demonstrar muita agilidade e geralmente estão permanentemente atentos ao que acontece. Além disso, têm personalidade dócil e ativa, sendo capazes de conviver e criar laços afetivos com os seus donos.

No seu habitat natural, mantêm uma alimentação variada e predominantemente herbívora. Mais de 70% de sua dieta se baseia no consumo de frutas, legumes e grãos variados.

Quando eles são criados para consumo humano, são oferecidas ração comercial para engorda e pequenas porções de carne moída. Além disso, muitos fazendeiros dão restos de comida aos porcos.

Porquinho

Ao adotar um porco como bicho de estimação, é fundamental respeitar suas necessidades nutricionais e evitar alimentá-los com rações comerciais. Do contrário, costumam desenvolver obesidade e doenças relacionadas.

Ciclo reprodutivo dos porcos

A primeira coisa que devemos fazer se quisermos reproduzir porcos é selecionar os machos e as fêmeas mais apropriados. É fundamental observar o comportamento dos porcos, seu peso, idade e estado de saúde, para escolher os melhores pares.

As fêmeas saudáveis costumam ser multíparas, de poliestros anuais, cujos ciclos duram cerca de 20 dias. Elas são capazes de parir muitos leitões em cada parto e podem entrar no cio em qualquer estação do ano.  Exceto quando estão grávidas ou amamentando.

Por essa razão, os porcos frequentemente se acasalam quando vivem em liberdade, podendo se reproduzir durante diferentes estações do ano. Uma outra coisa é se são criados ou adotados.

A reprodução dos porcos pode acontecer de forma simples e segura quando são tomadas as medidas preventivas.  Se os seus porcos já estiverem na idade reprodutiva, estes conselhos vão ajudar você a prepará-los apropriadamente.

Qual o momento ideal para a reprodução dos porcos?

O tempo ideal para a reprodução dos porcos depende do ambiente e do estado de cada animal. As fêmeas e os machos geralmente atingem sua maturidade sexual entre seis e oito meses. Nessa idade, eles são férteis, mas recomenda-se esperar até o primeiro ano de vida, garantindo assim uma melhor reprodução.

Uma fêmea permanece geralmente fértil até seus 10 ou 12 anos de idade. Sua atividade ovariana se vê radicalmente afetada ao entrar na fase senil. Normalmente, a própria fêmea deixa de demonstrar interesse pela atividade sexual antes de alcançar a infertilidade.

Os porcos devem estar bem alimentados e saudáveis para se reproduzir com segurança e gerar leitões saudáveis. Também devem ser ativos e ter muita disposição, principalmente nas estações mais quentes.

porcos comendo

Ignorar as medidas preventivas e os cuidados básicos para a reprodução põe em risco a saúde dos animais. Além disso, os leitões podem nascer muito fracos e chegar a morrer.

Comportamento sexual dos porcos

Nas fêmeas saudáveis e férteis, o período de cio (estro) normalmente dura entre 40 e 72 horas.  É mais comum que a própria fêmea procure o macho durante esse período. Ela vai ficar sem se mexer, com as orelhas levantadas, como resposta aos chamados e/ou às tentativas de cópula do macho.

É preciso ressaltar que, em alguns casos, a fêmea pode também tentar se esfregar ou copular com outras porcas ou com o macho reprodutor.

O macho reprodutor vai examinar todas as fêmeas e procurar identificar o estro. Ao localizar a fêmea fértil, vai em seguida copular com ela.  Sua ereção vai acontecer depois da cópula e a ejaculação pode durar de cinco a oito minutos.

Para orientar a reprodução em porcos ou realizar inseminação artificial, é comum usar um “macho marcador”. Por instinto, ele vai ser capaz de facilmente reconhecer as fêmeas férteis que estão no cio.

Quando você optar pela reprodução controlada, recomenda-se deixar que os casais copulem uma vez por dia durante o período adequado. A própria fêmea vai deixar de se mostrar receptiva ao macho quando terminar esse tempo.

A reprodução para os porcos é fundamental para conservar a espécie e para garantir a sobrevivência de muitos fazendeiros e de muitas famílias. No entanto, a indução de práticas reprodutivas irresponsáveis tende a provocar o efeito oposto, ameaçando a vida desses animais.