Logo image
Logo image

O abate de um urso por causa dos turistas que o alimentavam

2 minutos
O abate de um urso nos Estados Unidos coloca em evidência o problema do turismo irresponsável.
O abate de um urso por causa dos turistas que o alimentavam
Eugenio Fernández Suárez

Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez

Última atualização: 21 dezembro, 2022

O abate de um urso-negro nos Estados Unidos tem gerado polêmica por ser considerado algo cruel, mas, na verdade, a responsabilidade é daqueles que levaram o animal a essa situação.

O abate de um urso-negro por causa da estupidez humana

Os fatos ocorreram há duas semanas no estado de OregonUm urso-negro de apenas dois anos estava começando a ter comportamentos muito estranhos que colocavam em risco a segurança dos turistas e do animal.

O urso com essas características foi abatido porque o animal se aproximava demais das pessoas sem demonstrar medo, o que o tornava um animal um pouco imprevisível. Esse comportamento foi causado pelo turismo irresponsável de certas pessoas, levando ao abate do urso.

Some figure

Alimentando animais selvagens após o incidente

Mais especificamente, o que levou a esse acontecimento é o fato de que os visitantes do parque natural geralmente tentam interagir com os animais selvagens de qualquer forma. Entre outras coisas, eles os atraem com comida, muitas vezes para tentar tirar as famosas selfies.

Os responsáveis ​​pelo parque nacional cogitaram a transferência desse animal para outro local a fim de tentar evitar o abate do urso, mas isso não foi possível e, finalmente, decidiu-se pelo abate do animal.

Como resultado desses acontecimentos, o Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos incentiva a não alimentar ou tentar atrair animais selvagens durante qualquer passeio na natureza. Esses comportamentos fazem com que eles se tornem dependentes do ser humano e tenham menos medo, o que diminui a sua expectativa de vida e independência, além de nos levar a situações como essa.

Some figure

Algo comum nos Estados Unidos

Essa não é a primeira vez que ursos-negros se envolvem em incidentes desse tipo nos Estados Unidos. De fato, um parque nacional chegou a ser fechado para o público por causa da insistência dos turistas em tirar selfies com os animais.

Fatos semelhantes estão ocorrendo com os bisões de Yellowstone, já que os ataques de bisões a pessoas parecem estar aumentando por causa da intrusão humana na vida desses grandes mamíferos, que acabam atacando o turista irresponsável.

Isso nos alerta novamente para o perigo das interações irresponsáveis ​​com os animais, já que as pessoas que quiserem observar a vida selvagem devem ter respeito e observá-los à distância, sem modificar seus comportamentos naturais, evitando, assim, episódios como esses.

Problemas desse tipo não ocorrem apenas no continente americano, já que conflitos como os dos macacos na Índia evidenciam a necessidade de um turismo responsável para evitar a morte de animais inocentes.

O caso do javali urbano em Barcelona, na Espanha, é mais um exemplo de como o comportamento irresponsável do ser humano pode modificar o comportamento dos animais selvagens até levá-los a um conflito com o próprio ser humano.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.