Acidentes com pets: saiba quais são os mais frequentes

março 25, 2019
Os acidentes com pets mais frequentes acontecem por falta de atenção ou de conhecimento, mas se estamos preparados para enfrentá-los, a maior parte deles tem solução.

Ter um animal de estimação é uma responsabilidade que vai muito além de alimentar e dar um teto. Temos que suprir todas as suas necessidades emocionais, físicas e mentais. Além disso, é preciso evitar possíveis acidentes com pets.

Acidentes acontecem, mas, na maioria das vezes, podem ser consequência da falta de conhecimento ou de precaução.

Por isso, vamos listar os acidentes com pets mais frequentes, para que você possa evitá-los de todas formas.

Intoxicação

Não há dúvidas de que a intoxicação é o acidente com pets mais comum. Às vezes, nos esquecemos de que temos um novo membro na casa, e deixamos produtos de limpeza ao alcance dos bichinhos. Esses produtos podem ser fatais.

O que fazer se nosso animal de estimação ingerir uma solução de limpeza? Há especialistas que afirmam que o vômito é a opção em alguns casos, mas não é benéfico sempre.

Isso porque, dependendo do volume de produto ingerido, fazê-lo passar novamente pela garganta pode queimar o esôfago e as cordas vocais.

cão vomitando

Uma opção seria ter carvão ativado em casa, para dá-lo ao animal ao perceber que ele esteve em contato com um produto tóxico.

Essa será uma maneira de ganhar algum tempo, para poder levar o animal ao veterinário. Essa ida é obrigatória quando o pet tiver contato com algum produto químico, e de maneira alguma deve ser evitada.

Quedas e atropelamentos

As quedas e atropelamentos são causas frequentes de acidentes com pets. Quando isso acontecer, evite mover o animal e, é claro, leve-o ao veterinário imediatamente.

No trajeto, tente levar alguém junto para que possa imobilizar o animal. Deixe entrar ar no veículo para que ele possa respirar.

cão atropelado recebendo primeiros socorros

Cabos e tomadas

Assim como os bebês, especialmente com filhotes, devemos fechar tomadas e guardar fios. Isso porque os choques são outro tipo comum de acidentes com pets, e podem levar à morte.

cão mordendo fio

Picadas, feridas ou mordidas

Nossos animais saem à rua e, por isso, expõem-se a parasitas, mordidas de outros cães e até feridas, caso enrosquem em algo.

O melhor, antes de levá-lo ao veterinário, é limpar a área, desinfectando com água oxigenada, que pode ser aplicada com gaze ou cotonete.

Cachorro com pata enfaixada

Acidentes com pets: Fraturas

Mesmo não sendo tão comuns, fraturas podem acontecer, em uma queda ou outro tipo de acidente. Nesses casos, é essencial não mexer muito no animal, e levá-lo imediatamente ao veterinário. A área precisa ser imobilizada para que seja feito o necessário em cada caso.

cão com a pata fraturada e enfaixada

Ingestão de alimentos tóxicos

Você já sabe que, às vezes, os cães são como aspiradores de pó e podem comer de tudo, em qualquer lugar, a qualquer hora.

Pois bem, se consumir algum alimento que pode lhes prejudicar, como o chocolate e outros, é normal que o animal sofra de gastroenterite. Essa doença deve ser tratada por profissionais.

cão comendo chocolate

Certifique-se de que seu cão não tenha acesso a alimentos que possam prejudicá-lo. Tente vigiá-lo na medida do possível, para que ele não vá a outras casas e lugares, como o lixo, em que pode conseguir esses alimentos.

Não se preocupe. Qualquer um dos acidentes com pets mais frequentes geralmente têm solução se você agir rápido. Nunca deixe de levá-lo com urgência ao veterinário, mesmo que tudo pareça estar bem.