Acupuntura para cães: tudo que você precisa saber

abril 11, 2020
A acupuntura para cães de idade avançada pode ser recomendada em casos de dor crônica ou perda de locomoção.

Embora a acupuntura para cães pareça uma novidade, a verdade é que essa prática medicinal começou sendo aplicada em animais, e não em seres humanos. Surpreendente, não?

A maioria das pessoas sabe que a acupuntura é uma prática da medicina tradicional chinesa e japonesa usada há milhares de anos. Sabemos que a técnica se baseia na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo para proporcionar alívio e anestesiar determinadas áreas em determinados momentos.

É importante esclarecer que esta é uma terapia alternativa, que não substitui o diagnóstico e o tratamento veterinário em nenhum caso, mas que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida do animal, evitando a dor causada por diferentes patologias. Inclusive, é comum encontrar veterinários que realizem a técnica em suas próprias clínicas.

O que é acupuntura?

A acupuntura consiste na inserção de agulhas muito finas, com cerca de 0,02 mm de diâmetro, em pontos específicos do corpo. Esses pontos são distribuídos em uma série de linhas, chamadas meridianos, que percorrem todo o corpo do animal.

Cachorro fazendo acupuntura

Existem centenas de pontos localizados nos cães, e cada um corresponde a uma localização e funções específicos.

Os pontos estão relacionados a diferentes órgãos, tecidos, ossos e articulações, e a sua estimulação ajuda a melhorar a saúde e combater a dor. O tratamento da dor costuma ser o objetivo principal da acupuntura para cães.

Os pontos de acupuntura coincidem com o caminho das fibras nervosas ou as áreas onde as terminações nervosas estão concentradas. Sua estimulação pode liberar neurotransmissores, como as endorfinas, que aliviam a dor e proporcionam uma sensação de bem-estar. A longo prazo, em animais com dor crônica, a acupuntura é uma boa opção para melhorar a qualidade de vida.

Como a acupuntura para cães é realizada?

Para iniciar o tratamento de acupuntura, você precisa conhecer o histórico clínico do cão, quais são suas doenças, se ele sente dor, quais sintomas apresenta, etc. Na primeira sessão, é realizado um exame exaustivo do animal, uma exploração completa e uma série de palpações para avaliar o tônus muscular e procurar pontos de dor ou áreas mais sensíveis.

O número de sessões em cada caso é diferente, dependendo da doença e do estado de saúde do animal. Na acupuntura, existem diferentes técnicas, como a eletroacupuntura, na qual uma pequena corrente elétrica é aplicada às agulhas inseridas nos pontos.

A acupuntura para cães é uma técnica indolor e não requer anestesia. Na verdade, os animais tendem a relaxar bastante durante as sessões, que geralmente duram uma ou duas horas.

Os resultados da acupuntura

Foi demonstrado que a acupuntura “modifica” a dor crônica provocada por certas doenças, e ajuda a combater problemas do sistema locomotor que aparecem com a idade. Trata-se de uma técnica amplamente utilizada na reabilitação para tratar problemas de locomoção. Algumas das aplicações mais comuns da acupuntura em cães são:

  • Alergia
  • Infertilidade
  • Agressividade
  • Hérnias de disco
  • Paralisia ou paresia
  • Problemas renais
  • Displasia da anca
  • Problemas de locomoção
  • Artrite, artrose e reumatismo
  • Dor de origem indefinida
  • Problemas dermatológicos
  • Gastroenterite crônica e aguda
  • Afecções da coluna vertebral
Acupuntura em cachorros

No caso de problemas agudos, são necessárias poucas sessões para poder observar os efeitos; no entanto, no caso de pacientes com doenças crônicas ou câncer, é necessário um número maior de sessões. É recomendável até mesmo realizá-las periodicamente para aumentar a qualidade de vida desses animais.

A acupuntura não existe somente para os cães, pois também pode ser aplicada em outras espécies animais, como gatos, coelhos, furões, cavalos ou animais selvagens com alguma doença. É fundamental buscar sempre um profissional veterinário especializado para realizar a prática.

  • Affinity-petcare.Todo lo que debes saber sobre la acupuntura en animales.
  • Dolores Puertas Navarro, Clara Bosch i Comas. La Acupuntura como herramienta para el diagnóstico, 2007.
  • Manual de tratamiento de Acupuntura para perros y gatos. Medicine & Health group.
  • UAB. Bases científicas de la Acupuntura.