Acupuntura veterinária

· maio 24, 2018
Essa técnica, aplicada aos animais, vem da China e requer uma formação especializada. Vale a pena pelos benefícios físicos, psicológicos e fisiológicos, assim como paliativos e curativos quando trata-se de doenças.

A acupuntura veterinária vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo ocidental, graças aos seus muitos benefícios. Essa tradicional terapia chinesa tem aplicações preventivas, curativas e paliativas para doenças físicas e psicológicas.

Acupuntura terapêutica: características e efeitos benéficos

A acupuntura é atualmente a especialidade mais difundida da medicina tradicional chinesa. Entre suas utilizações, está o caso da fisioterapia, massagens e dietoterapias. Mas os primeiros relatos da aplicação medicinal em humanos têm mais de 5.000 anos.

Sua aplicação requer habilidades e conhecimentos específicos para gerar certos efeitos fisiológicos benéficos ao organismo. Por isso, a acupuntura é considerada uma especialidade e requer formação específica para sua execução.

Entre os diversos efeitos desejados da acupuntura para a melhoria do organismo, destacam-se:

  • Liberação de endorfina.
  • Alívio da dor crônica.
  • Estimulação do sistema imunológico.
  • Regulação da pressão sanguínea.
  • Equilíbrio da produção hormonal e do metabolismo.
  • Sensação de bem-estar.
  • Retardo do processo degenerativo de ossos e articulações.
  • Combate a vícios e dependências químicas.

Como funciona a acupuntura veterinária

Nas últimas décadas, a aplicação da acupuntura em animais domésticos e silvestres vem ganhando cada vez mais popularidade em todo mundo. Desde então, seus estudos foram incluídos na carreira de medicina veterinária e forma profissionais especializados.

A acupuntura veterinária atua sob os mesmos princípios que a humana. Consiste basicamente na estimulação de determinados pontos do corpo através de agulhas minúsculas que têm cerca de dois milímetros de diâmetro.

acupuntura veterinária

Os especialistas localizaram mais de 100 pontos estratégicos para a estimulação com agulhas. Sua identificação permite conectar as fibras nervosas e os conjuntos de nervos do corpo, o que proporciona respostas fisiológicas gerais.

A aplicação das agulhas é indolor e segura, mas pode gerar uma leve sensação de formigamento e calor. O estado de humor e de conforto são essenciais para os resultados positivos da acupuntura. Por isso, o animal deve ser preparado e estar cômodo para realizar as sessões terapêuticas.

Além disso, é indispensável procurar um veterinário antes de optar por qualquer tratamento para o seu animal de estimação. Um diagnóstico e opinião especializada serão fundamentais para orientar a prática da acupuntura veterinária.

Para que se recomenda a acupuntura veterinária?

A acupuntura veterinária geralmente é recomendada para aliviar sintomas, dores agudas e crônicas ocasionadas por distúrbios físicos e psicológicos. Por isso, é mais comum assimila-la como uma terapia alternativa curativa e/ou paliativa.

Devemos saber que não é necessário que o paciente esteja doente para recorrer aos benefícios desta técnica. Estimular o sistema nervoso, imunológico, respiratório e hormonal é excelente para prevenir muitas doenças e melhorar a qualidade de vida.

Atualmente, a acupuntura é muito utilizada para tratar animais que sofrem das seguintes doenças:

  • Neurológicas: epilepsia, mielopatia degenerativa, paralisia.
  • Musculares e/ou esqueléticas: hérnias de disco, displasia, artrite, artrose e para pessoas mancas.
  • Hormonais ou endócrinas: diabetes, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, doença de Cushing, etc.
  • Sobrepeso, obesidade e doenças associadas aos transtornos alimentares, hipertensão, etc.
  • Insuficiência e arritmias cardíacas.
  • Respiratórias: asma, rinite, sinusite, pneumonia.
  • Gastrointestinais: constipação, inflamações, vômitos e diarreias.
  • Renais e urinárias: insuficiência e cálculos renais, incontinência urinária, síndrome urológica, etc.
  • Doenças autoimunes: imunodeficiência e doenças associadas.
  • Alergias, coceira e inflamações na pele.
  • Transtornos comportamentais: ansiedade, depressão, fobias, agressividade, etc.
  • Reabilitação de cirurgias, traumas e acidentes.
acupuntura veterinária

Também são notáveis os benefícios da acupuntura veterinária para animais com doenças terminais. Seus efeitos permitem diminuir consideravelmente a dor e melhorar a qualidade de vida durante o processo degenerativo.

A acupuntura veterinária realmente é eficaz?

Seus efeitos reais estão sendo estudados e constatados. Mas é importante saber sobre os alcances e os objetivos da acupuntura veterinária.

Não seria responsável falar da acupuntura ou de qualquer terapia alternativa como uma promessa de cura. Seu maior valor está em prevenir e melhorar as consequências prejudiciais ou dolorosas de doenças crônicas, degenerativas e terminais.

Como toda proposta de estimulação, sua ação geralmente não é imediata como a de um analgésico ou outro remédio. Por isso, a acupuntura curativa geralmente é combinada com outros tratamentos alopáticos, homeopáticos ou fitoterápicos.

A acupuntura geralmente é muito eficaz para transtornos de comportamento. Mas é fundamental entender que nem ela e nem os remédios substituem uma educação correta e a socialização precoce.

É importante que comecemos a pensar na acupuntura veterinária como um complemento à medicina preventiva dos animais. E não somente como uma terapia alternativa para dores crônicas.