Dieta recomendada para um cão com insuficiência renal

maio 13, 2018
Mesmo que essa doença possa ter outras causas, para evitar um dano maior é preciso adotar uma alimentação adequada para o animal.

Um cão com insuficiência renal é algo bastante comum, e na verdade essa é considerada uma das doenças mais comuns nos cães idosos. Esse problema tem muito a ver com a alimentação, e é necessário adaptar as necessidades nutricionais de nosso animal à funcionalidade de seu rim.

Cão com insuficiência renal: características da doença

A insuficiência renal faz com que os rins não realizem sua função por completo, o que causa múltiplas consequências para o organismo, já que o rim é o filtro que nosso organismo possui para eliminar as diversas toxinas e resíduos que se acumulam no sangue.

Ainda que a insuficiência renal possa ser causada por vários motivos, como problemas circulatórios ou toxinas, o certo é que é mais comum ver um cão com insuficiência renal quando o animal tem uma idade avançada. Normalmente, o cão se vê afetado de forma crônica devido ao desgaste do rim e outras doenças, como a hipertensão ou a diabetes.

O bom é que, por ter dois rins, um cão com insuficiência renal normalmente compensa a perda da funcionalidade de um deles de parte dos dois. No entanto, deve-se apoiar em uma alimentação correta para não chegar ao ponto de uma deterioração renal sem retorno.

Cão com insuficiência renal: consequências, diagnóstico e tratamento

Um cão com insuficiência renal apresentará uma urina concentrada, sede em excesso e até emagrecimento, pois muitas vezes come pouco. Eles podem chegar a ter outros sintomas mais graves, como vômitos e respiração amoniacal, e por isso, às vezes, essa doença é confundida com infecções urinárias.

Obviamente, o primeiro a ser feito quando há a suspeita de insuficiência renal, é ir ao veterinário, que nos dirá os passos adequados a seguir, que começam pelo diagnóstico da doença através da análise do sangue. 

Ainda que a reidratação por fluidos, a diálise ou até os transplantes sejam opções para a insuficiência renal, na maioria dos casos, deve-se mudar a alimentação desses animais para reduzir a pressão sobre o rim.

Cão com insuficiência renal: dieta recomendada

Já que a dieta é um dos fatores mais importantes para tratar um cão com insuficiência renal, é necessário dedicar parte deste texto para esclarecer uma série de pontos sobre a nutrição do animal doente.

incontinência urinária em cães

Essa dieta deve permitir uma hidratação correta, tanto através da comida úmida quanto através da água, e devemos ter cuidado especialmente com os minerais, como o sódio e o fósforo, e com elementos nutricionais como as proteínas. Tudo deve ser limitado, ainda que as proteínas sejam mais do que necessárias, mas devem ser de alta qualidade.

Sobre rações comerciais, existem diversas marcas, em muitos casos pensadas para animais com idade avançada. Outra opção é fazer dietas caseiras com as dicas que o veterinário nos dá.

É importante ressaltar que nunca se deve salgar os alimentos, e que esses devem ter pouco fósforo. Por isso, não devemos oferecer fígado, peixe, queijo, lácteos ou legumes a nosso animal. O arroz fervido e carnes magras, como o frango, podem ser uma opção excelente se forem parte da dieta recomendada pelo veterinário. Até o ovo pode ser uma boa opção. Buscamos proteínas de qualidade, que permitam que o rim trabalhe.

É importante não dar rações comuns ao seu pet. Muitas vezes elas têm proteínas de má qualidade, que nem sequer procedem de carne e podem piorar muito a situação de um cão com insuficiência renal. Seguir o conselho de profissionais sobre a dieta de nosso animal permitirá que ele viva muitos anos, mesmo que seus rins estejam comprometidos.