Como faço para meu cão comer ração?

Não oferecer lanches, comida úmida ou comida humana, entre outras coisas, pode evitar esse problema.
Como faço para meu cão comer ração?

Última atualização: 11 Maio, 2018

Como faço para o meu cão comer ração? Este é um dos problemas enfrentados por muitos donos destes fantásticos animais de estimação. E, embora os cães tendam a comer bem e em abundância, às vezes eles podem ser bastante exigentes.

Por que meu cão não quer comer ração?

Esta é a primeira questão que devemos nos perguntar quando esse problema ocorre com o nosso animal de estimação. Embora às vezes possa ser difícil descobrir o problema, uma das principais razões é a mudança de dieta, especialmente se foi uma mudança abrupta.

Outra razão pela qual seu cão pode não querer comer ração pode ser a marca: uma ração de má qualidade pode, muitas vezes, ser rejeitada pelos animais, embora isso não seja uma regra. Um alimento barato nem sempre é saudável, mas geralmente são palatáveis, graças a ingredientes baratos (como carboidratos) e que aguçam o apetite. Tente não economizar na comida do seu animal de estimação e opte sempre pelo melhor alimento para o seu cão.

O excesso de comida pode ser outro motivo, embora neste caso seja provável que doenças como a obesidade apareçam antes. O tédio é outra razão pela qual o seu cão pode não comer ração de vez em quando, por isso é interessante oferecer alimentos através do enriquecimento ambiental. Também, dar restos aos animais pode estar os encorajando a preferir esta refeição ocasional para se alimentar.

Cachorro com vasilhas de água e ração

Devemos ter em mente que uma das razões pelas quais o nosso cão não quer comer ração, é porque ele está doente. Neste caso, devemos levar o nosso animal de estimação ao veterinário, porque se a perda de apetite não coincide com as mudanças nos alimentos e está acompanhada por alterações de humor ou sintomas de doença, provavelmente o problema é que ele está doente.

Como fazer para o meu cão comer ração?

Para o seu cão comer ração, você terá que introduzi-la em sua dieta de forma gradual. Para isso, devemos garantir que se trata de uma ração de qualidade.

A primeira coisa que devemos fazer é parar de dar a ele a dieta úmida, lanches, receitas caseiras ou a comida humana que damos ao nosso animal de estimação. Se parte de sua dieta é baseada nisso, podemos misturar a ração com comida caseira, como o arroz, e reduzir o percentual desta última.

Devemos calcular a quantidade de comida que o nosso cão precisa e dividi-la em pelo menos duas porções, que devem ser em horários específicos: de preferência, uma pela manhã e uma à tarde. A tigela deve ser removida em meia hora, mesmo que ele não coma toda a comida, então no dia seguinte repita este processo.

Cachorro comendo ração

Dicas para fazer seu cão comer ração

Provavelmente, o melhor conselho que podemos dar é misturar a ração com água morna, especialmente no inverno, ou com caldo de galinha caseiro, mas é importante que este não contenha elementos tóxicos, como cebola e sal.

Não dar restos de comida humana para os nossos animais de estimação não só irá melhorar sua saúde e reduzir as chances de intoxicação, mas também irá incentivar o nosso pet a comer o seu próprio alimento. Da mesma forma, não abusar dos prêmios é outra das recomendações feitas pelos profissionais quando se trata de fazer um cão comer ração.

Em geral, devemos ser rigorosos com a dieta de nossos animais de estimação: problemas com a alimentação são a principal causa de seus problemas de saúde, e os alimentos de qualidade garantem que o nosso cão irá viver muitos anos sem doenças ligadas a sua nutrição.

Pode interessar a você...
Sinais que indicam que você deve alterar a dieta canina
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Sinais que indicam que você deve alterar a dieta canina

Antes de optarmos por uma dieta canina devemos considerar a idade, o estado de saúde, o tamanho e a raça do cão, eles têm características muito diferentes.