Affenpinscher: o cão-macaco

Este pequeno cão pertencente à família Pinscher se caracteriza por seu pelo preto eriçado. A raça Affenpinscher foi criada no século 16, na Alemanha, e seus espécimes são muitas vezes chamados de “macacos” (Affe) por causa de sua aparência. Saiba mais sobre eles no seguinte artigo.

História e características da raça Affenpinscher

É um cão muito antigo, representado em já em algumas pinturas de Dürer e Van Eyck, do século 16. Seu nome deriva da aparência semelhante ao macaco. Até cerca de 150 anos atrás, pensava-se que era o resultado do cruzamento entre um primata e um Pinscher. Embora isso não seja verdade, suas origens reais ainda são desconhecidas. Pode ter nascido da combinação de um Schnauzer em miniatura ou um Pinscher, e com um Terrier alemão (extinto).

Na Alemanha, sua terra natal, foi usada para trabalhar no campo, devido ao seu instinto de caçador (ele consegue caçar todos os tipos de roedores em celeiros, cozinhas, estábulos e lojas). Em seguida, passou a ser cão de companhia, e, ao longo do tempo e dos supostos cruzamentos com raças asiáticas, eles vieram “encolhendo” cada vez mais (incluindo o rosto, que agora está plano).

A partir de 1896, é considerada uma raça separada do Pinscher em miniatura. Quase desapareceu na Segunda Guerra Mundial (como muitos cães europeus), e depois da guerra, foi cruzado com um Griffon de Bruxelas para reduzir o tamanho do focinho e exagerar o tamanho do rosto, com o queixo particular, bigodes e crina de leão. Não é um cão muito popular fora da Alemanha, embora vários espécimes possam ser encontrados no Reino Unido.

Quanto às suas características físicas, a raça Affenpinscher tem uma cabeça redonda e peluda (pelos caem sobre os olhos), um pequeno focinho, orelhas eretas e separadas e bochechas com pelos. A cauda é amputada, que é de alta inserção, o maxilar inferior é proeminente e pode ter um pequeno queixo. Pode medir até 26 cm e pesar 3,5 kg na idade adulta.

Cão da raça Affenpinscher

Comportamento da raça Affenpinscher

Este cão alemão é bastante afetuoso, ativo e inteligente. Adapta-se a qualquer ambiente e lugar, é um observador noturno excelente e gosta de caçar animais pequenos como todos os terrier. Pode ser um pouco reservado com pessoas que não conhece.

É considerado um animal de estimação extraordinário, muito leal, excelente companheiro e curioso por natureza. Pode ser um pouco “ousado” quando uma situação chama sua atenção. Ele nunca se aborrece, porque sempre encontra algo para brincar.

Com grande personalidade, apesar do seu tamanho, o Affenpinscher é corajoso, intrépido e ousado. Pode parecer um brinquedo, mas não terá medo de enfrentar um cão de uma raça maior. Pode ser um companheiro de viagem ideal, já que cabe em qualquer bolsa.

Cuidados e saúde da raça Affenpinscher

É essencial levá-lo a aulas de treinamento e socializar a partir de filhote. Tenha em mente que ele pode ser teimoso e difícil de ensinar. Você precisará de passeios em parques ou lugares frequentados por outros cães para que possa canalizar sua energia. Quanto ao seu pelo, embora não pareça, também precisa de cuidados: escovação semanal para remover a sujeira e pelos mortos. Durante as mudanças de estação, ele deve consumir mais vitaminas.

As fêmeas podem ter que passar por cesariana no parto e, em qualquer caso, deve ser dada atenção à saúde dos olhos, uma vez que a raça Affenpinscher é propensa a infecções. É preciso lavá-los com soro fisiológico periodicamente.

Este cão tão “original” não é recomendado para uma casa com filhos pequenos, porque, embora ele ame travessuras, a verdade é que pode se tornar um pouco agressivo se se sentir atacado ou incomodado. No entanto, pode ser ideal para casas com adolescentes ou adultos.

Recomendados para você