Ajax, o cão que salva aves em perigo de extinção

· outubro 18, 2018

O Border collie Ajax é treinado para localizar ninhos de uma espécie de pássaro, o esquivo Kea, da Nova Zelândia.

Em um mundo cada vez mais informatizado e urbanizado, as atitudes dos cães devem ser cada vez mais imaginativas. Ajax é um exemplo disso, pois é um cão que salva animais ameaçados, especialmente o pássaro Kea.

Ajax é um cão da raça Border collie, que ainda é usada em muitos países como cão de pastoreio. Entretanto, nesse caso, Ajax possui uma habilidade que está fazendo a diferença na preservação de algumas espécies de pássaros. Ele é especialista em localizar ninhos de Kea.

O estranho papagaio Kea (papagaio-da-nova-zelândia)

Os papagaios são animais chamativos e inteligentes, mas poucos são tão notáveis como o Kea (Nestor notabilis). O papagaio Kea não apresenta cores chamativas, pois possui tons verdes e pardos. Além disso, ele vive em zonas alpinas da Nova Zelândia, longe dos ambientes tropicais que vivem outras psitácidas.

O Kea é uma ave em perigo de extinção, principalmente pela predação de gambás e outros marsupiais omnívoros sobre seus ovos. Ele também encontra-se amaeaçado por conta de seu conflito com o homem, algo pouco comum.

As ameaças do Kea

Foi descoberto que a ave ataca o gado. Especificamente, foi descoberto que o Kea possui sede de sangue e que pode saciá-la picando as costas das ovelhas. Essa prática pode machucar os animais e até levá-los à morte.

Por isso, sua caça foi legalizada. Dessa forma, os criadores de gado começaram a caçá-los e envenená-los. Igualmente a outras aves, como os abutres na Espanha, o chumbo tornou-se um tóxico muito perigoso para esses animais.

Na realidade, não há muitos casos de incidentes entre essas aves e o gado. A maioria dos animais que aparecem mortos não têm a ver com o Kea, que na verdade é um animal mais herbívoro.

O trabalho de Ajax, o cão que salva animais como o Kea

A batalha ainda não acabou. A ONG Kea Conservation Trust está trabalhando para ajudar a espécie e Ajax é uma parte vital do plano. O cão salva animais dia após dia e, nesse caso, ajuda a preservar uma das aves mais ameaçadas do planeta.

Junto a Corey, seu parceiro humano, Ajax encontra os ninhos da ave graças a seu treinamento. Dessa forma, quando ele fareja o rastro do Kea, segue-o até o ninho e aponta para Corey onde está.

Um cão preparado

Isso é muito importante. Quando Ajax encontra um ninho de Kea, ele não ataca o animal ou tenta capturá-lo. O objetivo de Corey e do resto da equipe é inspecionar paisagens naturais em busca da ave. Dessa forma, eles poderão elaborar censos e programas de conservação de acordo.

Mas essa não é a única das muitas virtudes de Ajax, o cão que salva animais como o Kea. Para realizar seu trabalho, esse Border collie precisa chegar a alguns dos lugares mais longíquos da Nova Zelândia.

Alguns desses lugares são acessíveis apenas por helicóptero ou barco. Dessa maneira, Ajax não é treinado apenas para procurar ninhos, mas também para não sentir medo em veículos que assustam a maioria dos cães.

Apesar do Border collie ser um cão com diversas atitudes positivas, especialmente com o gado, ele nunca antes havia sido usado para esse tipo de trabalho. Há muitos cães que trabalham com rastreio para conservação de espécies, mas Ajax é o único que salva animais como aves por meio do rastreio.

Histórias como a de Corey e Ajax inspiram a proteger a natureza. Além disso, são bons exemplos de como bons amigos podem lutar contra a extinção das espécies.