Alimentação vegetariana para gatos

dezembro 28, 2019
Antes de optar pela alimentação vegetariana para o seu gato, é necessário se informar sobre os possíveis riscos, tais como desnutrição e problemas digestivos.

Quando uma pessoa vegetariana ou vegana decide adotar um gato, inevitavelmente ela se perguntará se essa nutrição e estilo de vida também são benéficos para o seu felino. Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar se a alimentação vegetariana pode ser oferecida aos gatos com segurança.

A alimentação vegetariana é benéfica para os gatos?

Os seres humanos são onívoros: conseguem apreciar e digerir adequadamente alimentos tanto de origem animal quanto vegetal. Portanto, o nosso organismo pode se adaptar a um estilo de vida vegetariano ou vegano, no qual carne, ovos e laticínios obtidos a partir de animais são substituídos por produtos 100% vegetais.

No entanto, ao contrário de nós, os gatos são animais estritamente carnívoros. Isso significa que o seu corpo e o seu aparelho digestivo estão preparados para assimilar e tirar o máximo proveito das proteínas de origem animal, e não vegetal.

Além disso, não devemos ignorar o fato de que a própria morfologia do gato leva à preferência por uma dieta carnívora. Por exemplo, as suas papilas gustativas os predispõem ao consumo dos aminoácidos que formam a composição proteica de carnes e ovos.

Por outro lado, a maioria dos gatos geralmente rejeita alimentos açucarados, pois eles são incapazes de sentir o sabor doce, que se torna desconfortável para o seu paladar.

Como consequência, as carnes são o pilar fundamental da nutrição de todos os felinos, incluindo os gatos. Por esse motivo, um gato nunca seria vegetariano ou vegano por opção ou vontade própria. Ou seja, não veríamos um felino vegetariano na natureza.

Gatos podem ser vegetarianos?

Portanto, oferecer uma alimentação vegetariana para o seu gato é algo que não contempla a sua natureza felina e o seu organismo em si. Essa decisão seria guiada pela filosofia de vida do seu dono, e não pelas necessidades e preferências próprias do gato.

Existem rações vegetarianas para gatos?

Sim, atualmente podemos encontrar rações vegetarianas e também veganas para cães e gatos. Esses produtos são elaborados para atender às necessidades nutricionais dos gatos, sem recorrer à carne ou a produtos de origem animal, no caso da ração vegana.

Como são alimentos comerciais ‘nutricionalmente completos’, um gato não deveria apresentar déficits nutricionais ao se alimentar dessas rações. No entanto, nem todos os gatos aceitam com facilidade uma ração vegetariana balanceada, por questões de paladar e aroma.

Assim, muitos fabricantes adicionam aditivos e corantes à ração vegetariana para melhorar o seu sabor e aroma. No entanto, além de serem vazias do ponto de vista nutricional, essas substâncias também podem causar alergias em alguns gatos.

Por esses motivos, recomendamos que você avalie muito bem e consulte um veterinário antes de decidir oferecer uma alimentação vegetariana para o seu gato.

Possíveis riscos de uma dieta vegetariana para gatos

Nossos felinos podem se beneficiar de uma eventual e moderada inclusão de frutas e vegetais benéficos na sua dieta. Esses alimentos fornecem vitaminas, minerais e fibras que ajudam a fortalecer o seu sistema imunológico e melhoram a sua digestão.

Gato comendo frutas

No entanto, a nutrição de um gato não pode ser baseada no consumo de frutas, vegetais, grãos, sementes e cereais. A seguir, resumimos os principais riscos de uma alimentação vegetariana para gatos:

Déficits nutricionais e desnutrição

Ao oferecer uma alimentação vegetariana para o seu gato, é essencial estar ciente de suas necessidades nutricionais para evitar o risco de desnutrição ou má nutrição.

Por serem estritamente carnívoros, os felinos precisam de um alto teor de proteínas para manter uma boa saúde e resistência física. Taurina, cálcio, vitaminas e gorduras boas também são essenciais, na proporção adequada, para preservar o equilíbrio de suas funções físicas e cognitivas.

Se optarmos por uma ração vegetariana como base da sua dieta, é essencial ler a composição nutricional atentamente para escolher um produto de alta qualidade. No entanto, se optarmos por uma dieta vegetariana caseira, provavelmente teremos que incluir suplementos para evitar déficits nutricionais.

De qualquer forma, é essencial ter a orientação de um veterinário para escolher a dieta mais adequada e completa para o seu felino.

Problemas digestivos

Conforme já mencionamos, o sistema digestivo dos gatos está preparado para assimilar as proteínas de origem animal, idealmente. Embora leguminosas e cereais sejam boas fontes de proteínas vegetais, o organismo dos felinos geralmente tem uma maior dificuldade para digeri-las e aproveitá-las.

Como consequência, podem ocorrer alguns problemas digestivos, tais como gases ou diarreia. Além disso, alguns cereais, como a soja, podem provocar alergias nos gatos e podem causar uma reação exagerada do seu sistema imunológico.

Também devemos lembrar que essas rações são ricas em carboidratos, portanto, um consumo elevado pode causar excesso de peso. Dessa forma, é importante estar atento à composição nutricional da ração vegetariana para evitar o excesso de carboidratos na dieta do seu gato.