Alimentos para gatos: conheça sete opções especiais

· junho 2, 2018

Os felinos podem ingerir uma série de petiscos, mas de maneira moderada, devido ao alto teor de sódio que essas guloseimas apresentam. Porém, em nenhum caso esses alimentos devem substituir sua ração ou dieta natural (BARF), se é que estão seguindo-a. Saiba mais a seguir sobre alimentos especiais para gatos.

Algumas pessoas consideram que os gatos são mais complicados que os cães no quesito alimentação. Eles são exigentes, no entanto, há alguns alimentos para gatos que os deixam encantados. Você só precisa saber quais são.

A dieta de um gato e de qualquer outro animal deve conter os nutrientes necessários para sua saúde. Todavia, estes alimentos especiais podem ser utilizados como forma de carinho, ganhando ainda mais o amor do animal.

Ainda assim, devemos lembrar que os alimentos especiais devem ser um complemento ou um capricho, como uma guloseima. Eles nunca devem substituir a ração ou dieta BARF.

Gato comendo petisco

Comidas para gatos

Vamos falar sobre deliciosos petiscos para gatos.

Banana

Não sabemos se é a textura ou o sabor dessa fruta o que mais atrai os gatos, mas experimente dar um pedaço dela para seu animal e veja que ele vai adorar. Além disso, é uma fruta muito saudável devido ao seu elevado teor de potássio.

Mesmo assim, lembre-se que a banana deve ser apenas um petisco. A fruta possui um alto teor de açúcar, então seu consumo deve ser limitado.

Queijo

Conhecemos o amor entre gatos e leite. O queijo é um alimento que vai encantar seu gato. Na verdade, comprovou-se que os queijos de melhor qualidade, ou seja, aqueles mais antigos, são os preferidos dos felinos. Uma boa forma de servi-lo é ralado, pois será mais fácil para o animal mastigar.

Apesar de sua paixão por queijos antigos, não rejeitarão queijos de menor qualidade. E, além disso, o alimento é muito benéfico para eles, pois possui uma alta quantidade de cálcio.

Carne de porco

Provavelmente você já viu em latas de ração úmida e seca que elas contêm presunto ou carne de porco. Então, se os felinos gostam, por que não dar-lhes um pouco de presunto ou carne de porco grelhada como capricho?

Gato comendo ração úmida

Massa

A massa é outro produto que os gatos adoram. Porém, não esqueça que ele deve comê-la com moderação, pois molhos que contêm açúcar e condimentos, como cebola, podem ser danosos para o animal.

Se você quiser dar massa, misture com um pouco de peixe ou carne e algum vegetal saudável para gatos, como o tomate. Lembre-se de que esse alimento deve ser dado com moderação, pois não faz parte da dieta natural dos felinos.

Melancia e melão

Ambos serão deliciosos para seu gato, além de também serem muito benéficos, pois possuem alto teor de antioxidantes, vitaminas e minerais. Não esqueça de cortar as frutas em pequenos pedaços para que o gato coma com mais facilidade.

Biscoitos

Um dos alimentos que os animais mais gostam é o biscoito. Porém, ele possui um alto teor de açúcar e, assim como os outros ingredientes dessa lista, deve ser dado com moderação.

Gato com pote de biscoitos

Cenoura

Os felinos gostam muito do sabor e da textura da cenoura, sendo quase uma brincadeira para eles ficar mordendo o vegetal. Além disso, ela faz muito bem para a saúde do animal, ajudando a cuidar de seus dentes. Outros vegetais, como brócolis e espinafre, também são deliciosos para os gatos. Experimente fazer uma mistura de todos eles e servir para seu animal de estimação.

Lembre-se de que seu gato deve ter uma alimentação equilibrada e que essa lista apenas deve ser utilizada como complemento ou guloseimas ocasionais. E não se esqueça de que, para definir que dieta é melhor para seu pet, sempre será o veterinário quem melhor lhe aconselhará.