Alimentos proibidos para papagaios

· outubro 1, 2018
A comida dessas aves é muito específica, e alterá-la traz sérios riscos à saúde do animal, a tal ponto que poderá causar sua morte.

A alimentação dos papagaios é um dos pontos mais importantes quando se trata de ter um desses animais de estimação. Existem vários alimentos proibidos para papagaios que devemos levar em conta ao preparar suas rações, pois corremos o risco de intoxicá-los.

O que os papagaios comem?

Como uma regra geral, os papagaios devem comer alimentação especializada, juntamente com sementes e frutas frescas para enriquecer a sua dieta. Dito isso, devemos recorrer à orientação de especialistas e não oferecer alimentos que possam intoxicar essas aves. Vamos rever a alimentação dos papagaios antes de tratarmos dos alimentos proibidos:

  • Embora amplamente utilizadas, as misturas de sementes têm uma desvantagem: os papagaios geralmente selecionam as que mais gostam, como sementes de girassol e amendoins. Eles escolhem os alimentos mais gordurosos.
  • Quanto à ração, esse tipo de alimento é, geralmente, muito mais equilibrado e, por ser uma mistura de sementes e frutas, o papagaio não terá a capacidade de escolher os alimentos menos saudáveis. É por isso que pode ser uma boa opção usar essa dieta, desde que seja ração de boa qualidade.
  • As frutas são muito palatáveis para as aves. Eles gostam muito de banana, melão, pêssego, cereja, tangerina, laranja, manga, maçã, kiwi, mamão, damasco e uva.
  • Agrião, acelga, espinafre, aipo, alcachofra, pimentão verde, couve-flor, brócolis, pepino, cenoura ou tomate podem ser dados a essas aves. Embora os vegetais possam ser um pouco menos saborosos, é uma boa ideia testar de quais eles gostam mais para não abusar de frutas açucaradas.

Uma dieta adequada

Uma dieta variada e equilibrada, livre de alimentos proibidos para papagaios é, sem dúvida, a mais benéfica. Certamente, é melhor basear a dieta em alimentos de alta qualidade, pelo menos 50% dela.

Frutas e legumes, já mencionados, devem ser variados, e são recomendados todos os dias, para que possam representar entre 20 e 40% da dieta destas aves.

Alimentos proibidos para papagaios

Finalmente, a misturas de sementes e leguminosas pode enriquecer a dieta, mas devem ser oferecidas apenas de vez em quando. Produtos lácteos sem sal ou muito açúcar podem ser uma boa maneira de enriquecer a dieta dos papagaios.

Nós sempre recomendamos que, para atender às necessidades etológicas desses animais, sua dieta não esteja disponível em comedouros, mas em dispositivos para enriquecimento ambiental feitos para papagaios de estimação.

Alimentos proibidos para papagaios: frutas e legumes

Evidentemente, a maioria dos alimentos processados ​​consumidos pelas pessoas é proibido para papagaios. Nesse sentido, discutimos as dietas corretas, porque a maior parte do que resta delas é prejudicial à dieta dessas aves.

Entre os frutos, podemos destacar o abacate como um dos grandes alimentos proibidos para papagaios: tem um elemento chamado persina, que provoca um choque cardiorrespiratório. Outra fruta que não é recomendada é a melancia, devido ao seu alto teor de glicoalcalóides.

Berinjela e alguns tubérculos, como batatas, contêm solanina, uma toxina para a maioria das espécies animais. Estas toxinas podem ser eliminadas através do cozimento completo, mas é preferível que também não os ofereçamos assim.

Alho e cebola são outros alimentos proibidos para papagaios, assim como para a maioria das espécies animais, pois podem gerar anemias bastante fortes.

Alimentos proibidos para papagaios

O consumo de sementes de frutos é desaconselhável, pois muitas contêm cianeto, embora as doses necessárias para levar à morte sejam altas. As frutas cítricas podem parecer alimentos proibidos para papagaios, mas pelo contrário, elas são indicadas. Apesar do excesso poder causar diarreia leve.

Outros alimentos proibidos para papagaios

O mel é mal digerido por esses animais, por altera a microbiota intestinal e produz inflamação do estômago, conhecida como gastrite.

Café e chá são considerados alimentos proibidos para papagaios, devido ao seu alto teor de cafeína, que causam hiperatividade nesses animais, o que poderia levar a problemas cardíacos.

Outro grande tóxico é o chocolate, o grande veneno para cães e muitos outros animais, incluindo esses pássaros. A teobromina estimula o sistema nervoso e pode causar convulsões, vômitos, diarreia e morte. Nunca devemos dar chocolate a qualquer animal, e sua ingestão requer a atenção imediata de um veterinário.

Ainda que seja óbvio, o álcool, o sal e a ração para cães e gatos são alimentos proibidos para papagaios, e nunca devem ser dados, mesmo que apenas ocasionalmente.

Tenha cuidado com estes alimentos proibidos para papagaios quando você preparar a dieta do seu animal de estimação, pois eles podem colocar em perigo a sua saúde e bem-estar.