Amazônia: a maior floresta tropical do mundo

· junho 26, 2018

A Amazônia é um lugar de tribos ancestrais, com clima quente e úmido. Habitada por algumas espécies únicas, de cores marcantes que contrastam com a vegetação abundante e verde.

Esta vasta região da América do Sul abriga milhares de espécies animais e vegetais. Além disso, também é a maior floresta tropical do mundo. Neste artigo, visitamos a Amazônia, um lugar verdadeiramente impressionante, cujo território inclui nada menos do que oito países.

Geografia da Amazônia

Para entender um pouco sobre esta vasta floresta, é preciso antes de tudo saber o quanto mede seu território. Atualmente, mais de três milhões de quilômetros quadrados. Entretanto, em algum momento, ela chegou a ter mais de 4 milhões de quilômetros quadrados, mas o desmatamento já “tirou” 20% do seu território.

Todo esse habitat gira em torno do rio Amazonas – o mais longo do planeta – e de todos os seus afluentes. Nessa região, a temperatura é alta, assim como a umidade. Se acrescentarmos a isso a vegetação verde e abundante, encontramos um ecossistema de mata e floresta tropical maravilhoso.

Não é por acaso que esse lugar é conhecido como o “pulmão do planeta”. Afinal, as árvores filtram o CO2 e convertem-no em O2 de uma forma muito eficaz. Podemos encontrar 20% das espécies de plantas do mundo nesta região. Entre elas, a vitória-régia, cujas folhas podem ter um metro de diâmetro.

Além disso, a Amazônia – especialmente a encontrada no território peruano – é uma das regiões com maior biodiversidade do mundo e com um alto percentual de espécies endêmicas.

A flora da amazônia é riquíssima

Não há só flora e fauna na Amazônia, mas há também tribos ancestrais distribuídas por todo o território.  Algumas são quase impossíveis de achar ou muito difíceis de encontrar. Os índios se locomovem em canoas ao longo dos leitos dos rios e seus afluentes. Além disso, baseiam suas vidas no uso responsável dos recursos naturais (comida, remédios, abrigo, etc.).

Os povos indígenas falam suas próprias línguas e dialetos. Existem cinco grandes grupos linguísticos. Além disso, eles mantêm suas tradições e vestimentas.

Animais selvagens da Amazônia

Nomear todas as espécies de animais que vivem na Amazônia levaria dias ou semanas. Entretanto, podemos indicar quais são os mais destacados ou famosos:

1. Boto-cor-de-rosa

O golfinho da Amazônia – imagem que abre este artigo – é um cetáceo que vive em rios. Ele mede até 2,5 metros e pesa cerca de 185 quilos. Embora ambos os sexos sejam cor-de-rosa, este tom é mais pronunciado nos machos. Além disso, eles podem ser até 50% maiores que as fêmeas. O chamado “boto” se alimenta de peixes, caranguejos e tartarugas.

Boto-rosa

2. Sucuri

Essa espécie endêmica da América do Sul é a mais pesada de toda a família das cobras. Ao contrário do que se acredita, ela só ataca as pessoas quando está em perigo. Sua couraça é de tom verde escuro com marcas pretas. Além disso, pode medir cerca de quatro metros de comprimento e pesar até 187 quilos. Alimenta-se de anfíbios, pequenos répteis, ovos e peixes.

Sucuri

3. Arara

Existem várias espécies de araras que vivem na Amazônia. Entre elas, a arara-de-garganta-azul, que infelizmente está criticamente ameaçada devido à caça e venda ilegal. Esse animal pode medir até um metro de envergadura e pesar menos de um quilo. Suas penas são azuis e amarelas nas costas.

Arara

4. Macaco uacari

Ele mora no dossel das árvores amazônicas e é um primata muito marcante. Seu rosto é completamente vermelho e sem pelos. O resto do corpo tem uma pelagem marrom muito grossa. O macaco uacari tem uma cauda flexível para se pendurar nos ramos. Vive em grupos de até 50 indivíduos e se alimenta principalmente de sementes e frutos.

Uacari

5. Piranha

É um dos peixes mais famosos do Rio Amazonas devido à sua voracidade e mandíbula proeminente cheia de dentes. Esse animal prefere áreas tropicais com mais de 23°C de temperatura. Ao nadar, ele se move de maneira semelhante a uma cobra, graças aos seus músculos laterais e barbatana caudal. Alimenta-se de peixes, insetos e vermes.

Piranha