Anatomia do galgo: por que são tão rápidos?
Os atributos físicos dessa raça são a chave para sua enorme velocidade, que pode chegar a 70 km/h. São cães leves, aerodinâmicos, com patas largas e fortes. Seu coração é proporcionalmente maior do que o de uma pessoa. Saiba mais a seguir sobre a anatomia do galgo.
O galgo é conhecido por ser um dos cães mais rápidos que existem. Muitas pessoas se perguntam o porquê de tanta velocidade. Alguns afirmam que seu uso para caça potencializou essa habilidade, mas o certo é que a resposta desta pergunta se baseia na anatomia deste cão.
A anatomia do galgo, por que correm tanto?
À primeira vista podem ser observadas suas patas largas, seu baixo peso e seu corpo alongado e esbelto. Estas características já seriam suficientes para fazê-lo correr mais rápido que outras raças. Mas vamos entrar em detalhes mais profundos.
Seu corpo
O peso do corpo não é a única razão para a velocidade dos galgos. Acima de tudo, é por seu formato. Seu corpo possui uma forma aerodinâmica, já que parece que foi criado para cortar o ar e alcançar grandes velocidades.
Sua pequena e alongada cabeça e suas extremidades longas, esbeltas, porém fortes, somam mais fatores positivos à rapidez deste animal.
Seu coração
O coração do galgo é maior do que qualquer outra raça, inclusive maior em proporção ao do ser humano. Qual a vantagem desse fator? O órgão pode bater mais vezes e mais rápido em uma corrida que o de outros cães, o que oferece maior resistência e mais rapidez.
Uma das razões para a velocidade de um animal diminuir é o cansaço, que causa a impossibilidade de bombear sangue na mesma velocidade que o esforço da corrida requer. O galgo não tem esse problema.
Seu sangue
Como seu coração é maior que o normal, o galgo possui uma maior quantidade de sangue para ser bombeado por este órgão vital. Dessa forma, sua resistência durante a corrida é maior.
Suas pernas
Suas pernas, apesar de esbeltas, são muito fortes e longas, o que o permite dar grande impulso durante a corrida. Se olharmos de lado um galgo tomando impulso, veremos que sua postura é similar à de um canguru, pois o comprimento de suas pernas lhe permite tomar impulso, como se fosse uma mola.
Este movimento que o galgo faz constantemente enquanto corre o ajuda a alcançar velocidades incríveis. Além disso, ele pode manter estas velocidades pelo tempo que desejar.
A contração de seus músculos
Os músculos também influenciam na velocidade do galgo, pois têm a capacidade de se contrair de forma rápida e potente. A proporção de sua cabeça em relação ao corpo a faz ser pequena, permitindo que junto da cauda e do pescoço o animal possa manter o equilíbrio durante seus rápidos movimentos.
A posição de sua cabeça
Sua cabeça se une a seu pescoço em um ângulo reto, podendo se inclinar ao ponto que o animal desejar com movimentos leves. Seu centro de gravidade modifica-se apenas girando ligeiramente para a direita ou esquerda, mostrando uma agilidade brutal que outros animais não possuem. Nem mesmo outros cães de corrida.
Sua cauda
A cauda do galgo, além de ajudar no equilíbrio durante a rápida contração dos músculos, favorece o arquear da coluna necessário para frear ou acelerar. O comprimento da cauda é justamente para que ele consiga realizar esses movimentos.
Como se vê, o fato desses cães serem rápidos depende de sua formação. A anatomia do galgo é precisamente pensada para que seja um animal veloz. É por isso que durante anos tem sido utilizado como cão de caça e corrida. Nunca foi e provavelmente nunca será encontrada uma raça melhor para estas atividades.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.