Animais de estimação de interior e exterior
Existe alguma classificação entre animais de estimação de interior e exterior? É mais vantajoso para os animais domésticos dormirem dentro ou fora de casa?
Esta é uma das dúvidas mais comuns dos donos de bichos de estimação. A seguir, veremos alguns detalhes que lhe ajudarão a decidir se o pet ficará mais feliz dormindo dentro ou fora de casa.
Animais de estimação de interior e exterior: considerações gerais
Os animais de estimação de interior e exterior muitas vezes apresentam necessidades bastante diferentes.
Neste sentido, alguns tipos de bichos domésticos são mais felizes sentindo-se livres, enquanto que outros precisam da interação com a família para se sentirem bem.
Portanto, estes últimos preferem permanecer a maior parte do tempo dentro de casa.
Em algumas ocasiões, os donos constroem ou compram casas próprias para os seus pets, de modo a deixá-los fora de casa.
Entretanto, certos animais, como os cães, podem ficar tristes se forem forçados a dormir no quintal.
De fato, os cachorros são animais extremamente sociais, apresentando uma necessidade real de compartilhar e interagir com os outros.
Uma casa no quintal para os cães será sempre uma boa ideia para que o animal sinta que tem um espaço único e só dele.
Entretanto, o ideal é que ele não durma ali todas as noites. Além de se sentirem sozinhos, também ficarão mais propensos a contraírem doenças em consequência de mudanças climáticas.
No caso dos gatos, também é recomendado separar um lugar para eles dentro de casa.
Apesar de esses animais serem muito mais independentes e valorizarem seu espaço, também são mais suscetíveis a fugir de casa.
Assim, mantê-los em uma área controlada será sempre a melhor opção.
Casinhas de animais para o interior da casa
Atualmente, existem diversas opções para que os bichos de estimação possam ter seu próprio espaço dentro de casa, inclusive no caso de apartamentos e de pequenas casas.
O design e o tamanho das casinhas para bichos de estimação deve ser adaptado não apenas ao porte do animal, mas também às características do lugar. Contudo, o objetivo é aproveitar o espaço ao máximo e conseguir manter a harmonia dentro do lar.
Algumas opções muito interessantes para dentro de casa, consistem em pequenas mesas desenhadas com várias funções.
Por exemplo, estúdio de arquitetura Fabbricabois é o criador de uma inovadora mesinha de chá que serve ao mesmo tempo de abrigo para um cão pequeno ou mediano.
Nesta útil mesa e casinha de cachorro, a parte alta parece um móvel como qualquer outro.
Porém, a parte de baixo funciona como um acolhedor abrigo para pets, graças ao inovador projeto baseado em um origami. Adicionalmente, conta com um espaço para guardar revistas.
Por sua vez, a empresa coreana Bad Marlon também oferece aos seus clientes projetos inovadores e compactos, ideais para serem usados dentro de casa.
Estas pequenas casinhas de cachorro se caracterizam por apresentarem um design de linhas geométricas limpas e refinadas.
Por este motivo, são ideias para decorações contemporâneas e minimalistas.
Porém, se a intenção é dar ao animal de estimação um espaço próprio e que, também, evoque a natureza, mas dentro de casa, a solução ideal é a proposta da firma Sou Fujimoto.
A ideia de Sou Fujimoto consiste em criar para o bichinho um habitat natural.
Para isso, utilizam espaços abertos como prateleiras, criando o formato de uma casa.
As prateleiras podem ser usadas para colocar flores e ornamentos naturais, que dão mais frescor ao espaço do animal e para a casa em geral.
Casinhas de animais para o exterior de casa
Para a parte de fora de casa, existem muito mais opções de modelos.
Uma das vantagens dos abrigos externos é que geralmente são maiores, o que dá mais espaço e conforto para o bichinho de estimação.
Uma inovadora e excelente opção são os projetos apresentados por Rah Design. Esses abrigos são construídos com concreto, aço e madeiras nativas do Brasil.
O conforto é a palavra chave para essas casas, já que podem ser personalizadas com camas e outros acessórios.
Para maior comodidade, podem ser facilmente transportadas com um prático sistema de rodas.
Contudo, características como porte, tipo de animal e o espaço em casa são determinantes para decidir se o bicho de estimação deve ficar dentro ou fora de casa.
Portanto, é possível oferecer aos animais de estimação de interior e exterior espaços confortáveis e dignos de um verdadeiro membro da família.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.