Animais de estimação de interior e exterior

· julho 31, 2018
Alguns animais ficam mais à vontade fora de casa. Outros, por sua vez, preferem a companhia dos donos. Para isso, existem casinhas específicas para cada tipo de pet, esteja ele dentro ou fora de casa

Existe alguma classificação entre animais de estimação de interior e exterior? É mais vantajoso para os animais domésticos dormirem dentro ou fora de casa?

Esta é uma das dúvidas mais comuns dos donos de bichos de estimação. A seguir, veremos alguns detalhes que lhe ajudarão a decidir se o pet ficará mais feliz dormindo dentro ou fora de casa.

Animais de estimação de interior e exterior: considerações gerais

Os animais de estimação de interior e exterior muitas vezes apresentam necessidades bastante diferentes.

Neste sentido, alguns tipos de bichos domésticos são mais felizes sentindo-se livres, enquanto que outros precisam da interação com a família para se sentirem bem.

Portanto, estes últimos preferem permanecer a maior parte do tempo dentro de casa.

Em algumas ocasiões, os donos constroem ou compram casas próprias para os seus pets, de modo a deixá-los fora de casa.

Entretanto, certos animais, como os cães, podem ficar tristes se forem forçados a dormir no quintal.

De fato, os cachorros são animais extremamente sociais, apresentando uma necessidade real de compartilhar e interagir com os outros.

Uma casa no quintal para os cães será sempre uma boa ideia para que o animal sinta que tem um espaço único e só dele. 

Entretanto, o ideal é que ele não durma ali todas as noites. Além de se sentirem sozinhos, também ficarão mais propensos a contraírem doenças em consequência de mudanças climáticas.

No caso dos gatos, também é recomendado separar um lugar para eles dentro de casa. 

Apesar de esses animais serem muito mais independentes e valorizarem seu espaço, também são mais suscetíveis a fugir de casa.

Assim, mantê-los em uma área controlada será sempre a melhor opção.

Casinhas de animais para o interior da casa

Atualmente, existem diversas opções para que os bichos de estimação possam ter seu próprio espaço dentro de casa, inclusive no caso de apartamentos e de pequenas casas.

Animais de estimação de interior e exterior

O design e o tamanho das casinhas para bichos de estimação deve ser adaptado não apenas ao porte do animal, mas também às características do lugar. Contudo, o objetivo é aproveitar o espaço ao máximo e conseguir manter a harmonia dentro do lar.

Algumas opções muito interessantes para dentro de casa, consistem em pequenas mesas desenhadas com várias funções.

Por exemplo, estúdio de arquitetura Fabbricabois é o criador de uma inovadora mesinha de chá que serve ao mesmo tempo de abrigo para um cão pequeno ou mediano.

Nesta útil mesa e casinha de cachorro, a parte alta parece um móvel como qualquer outro.

Porém, a parte de baixo funciona como um acolhedor abrigo para pets, graças ao inovador projeto baseado em um origami. Adicionalmente, conta com um espaço para guardar revistas.

Por sua vez, a empresa coreana Bad Marlon também oferece aos seus clientes projetos inovadores e compactos, ideais para serem usados dentro de casa. 

Estas pequenas casinhas de cachorro se caracterizam por apresentarem um design de linhas geométricas limpas e refinadas.

Por este motivo, são ideias para decorações contemporâneas e minimalistas.

Porém, se a intenção é dar ao animal de estimação um espaço próprio e que, também, evoque a natureza, mas dentro de casa, a solução ideal é a proposta da firma Sou Fujimoto.

A ideia de Sou Fujimoto consiste em criar para o bichinho um habitat natural.

Para isso, utilizam espaços abertos como prateleiras, criando o formato de uma casa.

As prateleiras podem ser usadas para colocar flores e ornamentos naturais, que dão mais frescor ao espaço do animal e para a casa em geral.

Casinhas de animais para o exterior de casa

Para a parte de fora de casa, existem muito mais opções de modelos.

Uma das vantagens dos abrigos externos é que geralmente são maiores, o que dá mais espaço e conforto para o bichinho de estimação.

Animais de estimação de interior e exterior

Uma inovadora e excelente opção são os projetos apresentados por Rah Design. Esses abrigos são construídos com concreto, aço e madeiras nativas do Brasil.

O conforto é a palavra chave para essas casas, já que podem ser personalizadas com camas e outros acessórios.

Para maior comodidade, podem ser facilmente transportadas com um prático sistema de rodas.

Contudo, características como porte, tipo de animal e o espaço em casa são determinantes para decidir se o bicho de estimação deve ficar dentro ou fora de casa.

Portanto, é possível oferecer aos animais de estimação de interior e exterior espaços confortáveis e dignos de um verdadeiro membro da família.