Iniciativa do laço amarelo permite que seu cão tenha seu espaço

· maio 1, 2018
Trata-se de colocar uma fita ou lenço no cão para que, em lugares onde for preciso conviver com outras pessoas, elas entendam que o animal não está preparado ou se sente à vontade interagindo com estranhos.

Na hora de interagir com um cão que não é nosso, há muitas variáveis que precisamos levar em conta. Desconhecemos a personalidade, as circunstâncias e as manias do animal, e muitas vezes nos aproximamos sem pensar ou sem perguntar para o dono.

A iniciativa do laço amarelo permite alertar desconhecidos que queiram tocar um cachorro que não quer ser tocado. Isso porque um animal precisa de seu próprio espaço, como qualquer pessoa. Vamos falar um pouco mais sobre esse projeto e seus objetivos.

O que é o Yellow Dog Project ou Projeto do Cão Amarelo

O Yellow Dog Project é uma iniciativa internacional que permite aos donos mostrar com um pedaço de tecido ou distintivo amarelo amarrado à coleira que seu cão precisa de seu próprio espaço. O projeto busca, sobretudo, conscientizar a sociedade sobre as diferentes reações que uma aproximação indesejada pode suscitar.

projeto do laço amarelo

Um animal pode precisar desse laço amarelo por diferentes motivos. Ele pode ser um filhote em processo de adestramento, podendo se confundir ou se assustar com a aproximação de desconhecidos. Ou pode se tratar de um animal que esteja sentindo alguma dor crônica ou esteja se recuperando de alguma lesão ou maus-tratos.

Esse laço é importante especialmente se nosso cão é medroso, nervoso ou se tem um histórico de atitudes hostis com desconhecidos. O objetivo dessa iniciativa não é marcar esse cães negativamente, mas sim permitir que o dono e o animal desfrutem com tranquilidade de seus passeios em lugares com desconhecidos.

Essa iniciativa dá inclusive um nome aos cães que podem precisar desse laço amarelo: DINOS, ou seja, Dogs In Need Of Space, que em português quer dizer Cães que Precisam de Espaço. 

Cachorro escondendo rosto no tapete

Desmistificando a iniciativa do laço amarelo

Existe uma série de ideias erradas sobre essa iniciativa. No entanto, utilizar o laço amarelo só traz benefícios para seu animal. Os prejuízos mais habituais em relação ao Projeto Cão Amarelo são os seguintes:

  • A inciativa do cão amarelo não serve de desculpa para não adestrar seu cão. O projeto busca dar um pouco mais de espaço a animais que precisam e evitar situações desagradáveis, tanto para o animal quanto para o dono. Essa medida pode ser de curto ou longo prazo, e pode proteger animais que sofreram abusos e que ainda não se sentem à vontade na presença de outras pessoas. Em todos os casos, você sempre deve educar seu animal e buscar ajuda profissional. O laço amarelo não lhe exime de responsabilidade.
  • O laço amarelo não é sinônimo de fracasso ou de uma confissão de culpa. Pelo motivo que for, seu cão precisa dessa medida. Nem você nem ele têm do que se envergonhar, nem nada para explicar. Se seu animal tem tendências agressivas, o laço amarelo é sinal de que você está buscando melhorar as coisas. Por isso, você deve até se orgulhar.
  • A iniciativa do laço amarelo não faz com que os problemas de seu animal desapareçam. Por mais que seu cão tenha esse distintivo, se você submetê-lo a uma situação estressante ou que ponha seus limites à prova, sua resposta pode ser igualmente negativa.

O fato de que você está planejando utilizar esse artifícios já é sinônimo de que a situação de seu cão lhe preocupa, e que você quer que ele fique o mais à vontade possível. Quanto mais donos conhecerem a iniciativa, maior será o nível de conscientização e melhor será a qualidade de vida de seu cão.