Animais de estimação podem sonhar?

Maio 11, 2018
O cérebro dos cães é muito semelhante ao dos humanos em termos de estrutura. Eles têm a capacidade de lembrar o que viveram ao longo do dia...

Você já deve ter presenciado isto em algum momento… Os latidos, os miados, o movimento das pernas, grunhidos e baba. Não, seu animal não está perseguindo nenhum roedor imaginário, ele está sonhando. Mas será que os animais de estimação podem sonhar? E se eles sonham, com o que sonham?

Infinitos biscoitos, longas caminhadas, novelos de lã gigantes, outros cachorros e muitos brinquedos para caçar. Afinal, essa é a vida de um animal de estimação, certo? Mas se os animais de estimação podem sonhar, é realmente com essas coisas que sonham?

Os animais de estimação podem sonhar

De fato, os cães podem sonhar como nós, já que o cérebro humano é estruturalmente muito semelhante ao dos cães. As ondas cerebrais dos animais são muito parecidas com as nossas.

Muitos dos sonhos que você tem são baseados no que você fez durante o dia. Portanto, pense no que seu animal de estimação fez hoje? Talvez, ele esteja revivendo um momento divertido que vocês passaram juntos.

Quem sabe, ele finalmente pegue o esquilo irritante do quintal. Há evidências de que até os ratos sonham. Além disso, muitos animais de estimação são mais inteligentes do que os roedores. Portanto, as evidências são bem claras: os animais de estimação podem sonhar. Os cientistas acreditam que eles sonham com atividades comuns e com o que fizeram naquele dia, como nós humanos.

Gato dormindo

Deirdre Barret é psicóloga clínica e professora de desenvolvimento na Faculdade de Medicina de HarvardA especialista concedeu uma entrevista à revista People, na qual falou do que se sabe sobre o mundo dos sonhos animais.

Barrett tem uma teoria. “Os seres humanos sonham com coisas que lhes interessam, só que de uma maneira mais visual e menos lógica”, disse a psicóloga. “Não há razão para pensar que os animais são diferentes. Os cães tendem a estar próximos dos humanos, é possível que sonhem com seu rosto, seu cheiro, prazer ou incômodos”, acrescentou.

Mas e os gatos? Os gatos permanecem quietos durante quase todas as fases do sono. No entanto, logo após se levantarem, eles arqueiam as costas e agem como se estivessem caçando.

Por que os cães parecem se mover tanto quando dormem?

Você pode ter notado que, às vezes, seu animal de estimação parece ativo e nervoso durante o sono. Porque, como já sabemos, os animais podem sonhar. No entanto, a questão é: eles sonham da mesma forma que nós?

Os cães têm dois estágios principais do sono: o sono de ondas lentas, que é o tipo mais leve. Além disso, há o REM (movimento rápido dos olhos), o tipo mais profundo de sono. Nessa fase, ocorre muito mais atividade cerebral.

A atividade cerebral de um cachorro durante o sono é muito semelhante à que ocorre quando ele está acordado. Portanto, isso resulta numa atividade física inconsciente. Ele está se movendo e não percebe, porque está em um sono profundo. Além disso, filhotes e cachorros mais velhos parecem sonhar mais do que a maioria dos animais de estimação.

Cachorro dormindo de costas

Dados sobre os sonhos e os hábitos de sono de seus animais de estimação

Os gatos jovens dormem cerca de 16 horas por dia e os mais velhos podem dormir até 20 horas. Você já se perguntou: “por que os gatos dormem tanto”? A princípio, eles usavam a maior parte de sua energia durante períodos curtos de caça para se alimentar. Por isso, precisavam dormir para economizar energia.

A duração dos sonhos de um cão depende de sua raça e tamanho. Raças de cães grandes podem sonhar por períodos mais longos, mas com menos frequência. Entretanto, os filhotes podem ter sonhos só de um minuto, mas têm um novo a cada 10 minutos.

Os gatos podem até roncar. De fato, algumas raças de gatos são mais propensas a roncar do que outras, como os persas e os himalaias. Porém, qualquer gato pode roncar se estiver deitado em uma posição em que suas vias aéreas fiquem parcialmente bloqueadas pela pele do palato mole.

Quando você assusta um cão adormecido, ele pode reagir te mordendo. Portanto, é melhor deixá-lo descansar.

Muito semelhante a nós

Como os humanos, os gatos adoram cochilar em dias nublados e chuvosos. Isso se aplica a gatos domésticos e selvagens. Portanto, não se surpreenda se ele bocejar e dormir mais quando a previsão do tempo indicar que vai chover.

Já os cães podem dormir em muitas posições. Isso vai depender da fase do sono em que estão. Às vezes, quando dormem de costas, podem ser vistos movendo suas quatro patas ao mesmo tempo. É como se estivessem correndo pelo quintal.