Os 6 animais de estimação que vivem mais tempo

março 27, 2020
Esses são os animais de estimação que podem nos acompanhar por mais tempo.

Todos queremos que os nossos animais de estimação vivam saudáveis e por muito tempo, mas nem todas as espécies vivem a mesma quantidade de anos. Inclusive, há diferenças entre subespécies e raças. Esta é uma lista dos animais de estimação que vivem por mais tempo:

1. Tartaruga, um dos animais de estimação que vivem mais tempo

As tartarugas são animais muito longevos; existem tartarugas gigantes que superam os 200 anos, e Jonathan é um exemplo disso. Ainda que elas sejam muito diferentes, pelo menos em tamanho, as tartarugas que costumam ser adquiridas como animais de estimação também vivem muito.

Os animais de estimação que vivem mais tempo

As tartarugas de água doce são a variedade mais usada como animais de estimação em muitos lares. Elas costumam viver entre 15 e 20 anos e, por esse motivo, muitas pessoas decidem “libertá-las” em lagos e represas. No entanto, isso causa um problema, já que elas são consideradas espécies invasoras e se proliferam rapidamente nesses locais.

2. Papagaios

Vários gêneros de Psittacidae se tornaram animais de estimação de muitas pessoas ao redor do mundo. Agapornis, papagaios-cinzentos, calopsitas ou cacatuas, catorras, periquitos… compartilham o lar com outros animais de estimação e são populares pela sua sociabilidade.

Papagaios

Os papagaios são animais que vivem muito, sobretudo se receberem todos os cuidados de que necessitam. Alguns, como as araras, podem superar os 80 anos, enquanto os papagaios amazônicos podem chegar aos 50. As cacatuas podem alcançar os 60 anos e outros papagaios menores, como os agapornis, se aproximam dos 15 anos.

Entretanto, essas aves exóticas sofrem com a caça predatória e muitas vezes são adquiridas de maneira ilegal. Assim, muitas acabam abandonadas ou vão para centros de resgate por não serem o animal de estimação que seus donos esperavam.

3. Cachorros

Os cachorros são os animais de estimação mais populares de todos: eles têm um importante impacto nas nossas vidas e, quando se vão, nunca os esquecemos. Os cães vivem entre 10 e 13 anos, ainda que a longevidade dependa do tamanho e da raça.

Os animais de estimação que vivem mais tempo

Geralmente, os cachorros pequenos costumam viver mais do que os grandes, e algumas raças são mais propensas a doenças do que outras; portanto, elas têm uma expectativa de vida menor. Entretanto, isso também varia muito de animal para animal.

4. Gatos

Os gatos também são grandes companheiros longevos, pois vivem entre 10 e 15 anos, como os cachorros. Também cabe destacar que existe muita variação entre as raças, já que algumas têm doenças genéticas associadas.

Gato doméstico

Apesar de existir uma idade média para a expectativa de vida felina, existem casos extraordinários, como o de Nutmeg, o gato mais velho do mundo, que morreu aos 32 anos!

5. Lagartos e lagartixas

Muitos optam por ter répteis como animais de estimação. Os lagartos do gênero Pogona costumam viver uma média de 10 a 15 anos, se forem bem cuidados.

Répteis de estimação

Os répteis são para os fãs, já que montar o terrário perfeito é uma verdadeira ciência: esses animais precisam de condições específicas de luz, temperatura e umidade para sobreviver.

6. Chinchilas

Ainda que não seja comum encontrar um roedor com uma grande expectativa de vida, as chinchilas são os roedores domésticos mais longevos. A sua expectativa de vida se situa entre os 12 e os 15 anos, mas há exemplares que já alcançaram – e superaram – os 20.

Os animais de estimação que vivem mais tempo

Uma curiosidade interessante é o longo tempo de gestação das chinchilas, pois enquanto a maioria dos roedores tem gestações curtas e frequentes, o período de gestação da chinchila dura 111 dias.

Em sua origem, as chinchilas eram criadas para a indústria de peles, devido aos seus pelos sedosos e abundantes, mas elas se popularizaram como animais de estimação. Hoje em dia, existem muitas variedades diferentes, resultados de cruzamentos entre espécimes de diferentes pelagens.

É um roedor muito sociável e dócil com os humanos, mas é necessário investir tempo e dedicação para ganhar a sua confiança. Além disso, ela requer muitos cuidados, pois é propensa a doenças.

Esses são alguns dos animais de estimação que vivem mais tempo, mas lembre-se de que a possibilidade de que o seu amigo compartilhe muitos anos com você depende, em grande medida, da forma como você cuida dele e do tempo que você dedica a ele diariamente.

  • National Geographic. El animal más longevo del mundo.
  • Mundotortugas.com
  • Avesexoticas.org
  • Clinicaveterinariaexotics
  • Planeta roedor
  • Muy interesante. ¿Por qué los perros grandes viven menos que los pequeños?
  • Muy mascotas. ¿Sabes cuántos años vive cada raza de gato?