7 dicas para montar uma casa perfeita para roedores

outubro 11, 2019
Você pode criar ou remodelar a casa do seu amiguinho para ele ter muito espaço para se divertir.

Criar uma casa perfeita para roedores pode parecer uma tarefa complicada. No entanto, com um pouco de paciência e criatividade, você pode oferecer ao seu animal de estimação um lugar ideal para viver e se divertir. Hamsters e outros roedores adoram ambientes aconchegantes e confortáveis.

Recentemente, pesquisadores da Universidade John Moore, em Liverpool, avaliaram 30 hamsters para determinar se o enriquecimento de seu ambiente, com brinquedos e roupas de cama em suas gaiolas, mudaria as decisões que eles tomariam quando confrontados com uma opção incerta.

O que eles descobriram foi que hamsters com brinquedos adicionais e roupas de cama mais aconchegantes eram mais propensos a tomarem decisões otimistas do que aqueles com menos luxos.

Ou seja, eles estavam dispostos a experimentar diferentes garrafas de bebidas para ver se a água estava especialmente saborosa. Por sua vez, hamsters menos otimistas foram mais relutantes em experimentar coisas novas.

Os cientistas veem julgamentos otimistas como um indicador positivo de bem-estar em humanos. Portanto, usar a mesma metodologia para indicar bem-estar em hamsters e outros roedores faz sentido.

Além disso, oferecer uma boa casa ou gaiola a um hamster ou roedor fará muito bem para o seu animal de estimação. Estas são 7 dicas para criar uma verdadeira mansão para os seus bichinhos.

Conselhos para criar uma casa perfeita para roedores

1. Espaço generoso

Quando os roedores acordam à noite, eles são muito ativos e precisam de muito espaço para explorar, brincar, escalar e se exercitar. Portanto, ofereça a eles a maior gaiola possível.

O ideal é que ela tenha uma base plástica profunda — no mínimo de três a cinco centímetros — e paredes de arame.

Como criar uma casa perfeita para roedores

As barras devem delimitar o espaço e ser estreitas o suficiente, especialmente se você tiver um roedor anão. Afinal, esses pequenos fugitivos são tão inteligentes que são capazes de escapar por entre as grades.

2. A casa perfeita para roedores é multinível

Uma gaiola multinível com plataformas diferentes aproveitará ao máximo o espaço disponível. Assim, o seu animal de estimação terá mais áreas para explorar.

As paredes de arame permitirão que eles escalem as barras da gaiola, um hobby excelente e um ótimo exercício.

3. Um lugar tranquilo

Os roedores são muito sensíveis a sons de alta frequência que os humanos não conseguem ouvir. Coloque a casa do seu roedor longe de qualquer coisa que possa gerar ultrassom.

Alguns aparelhos como televisores, telas de computadores, aspiradores de pó ou fontes de água corrente devem ser evitados.

Hamster dormindo em gaiola

4. Móveis macios

Na natureza, os roedores são escavadores extremamente habilidosos e constroem tocas subterrâneas profundas e escuras. Seu animal de estimação irá apreciar ter uma espessa camada de roupa de cama na qual ele possa cavar e desenterrar objetos.

Deve haver material de nidificação suficiente para criar um ninho adequado.

5. Sala principal

Seu animal de estimação precisa de um ninho ou abrigo para descansar, se aquecer e sentir segurança para dormir. O abrigo deve ser grande o suficiente para que seu roedor armazene alimentos nas proximidades, faça um ninho e se mova confortavelmente.

A higiene dos hamsters

Existem muitas opções disponíveis, de arcos e cabines de madeira a cabines de plástico. Você também pode usar itens de papelão, como caixas de lenços de papel vazias. Seu roedor vai gostar de mastigá-las!

6. Banheiro privativo

Uma placa de cerâmica cheia de areia específica para roedores será um bom lugar para um banho de areia. Assim, seu roedor poderá manter a pelagem limpa. Além disso, o animal também poderá usar esse local como banheiro.

7. Parque de diversões, o toque final de uma casa perfeita para roedores

Quando se trata de brinquedos, acessórios e coisas divertidas para roer, muito nunca é o bastante. Você pode comprar todos os tipos de coisas, incluindo túneis, blocos de escalada, escadas, pontes, blocos de madeira para mastigar, etc.

Área de lazer para roedores

Você também pode criar alguns brinquedos. Os rolos de papelão do papel higiênico podem ser colocados na gaiola para virar um túnel. Além disso, caixas de papelão podem ser usadas como andares de escalada ou ninhos.

Por que não fazer todo o possível e dar a eles um castelo de papelão? Isso vai proporcionar horas e horas de diversão aos seus bichinhos.

A casa de um roedor é uma fonte de felicidade

Fique atento à linguagem corporal do seu roedor para ver se o animal está feliz:

  • Se ele boceja, o roedor teve um sono agradável e confortável.
  • Se ele está enterrado na cama, está buscando alimentos ou faz acrobacias animadas na gaiola, o roedor está feliz.
  • Quando ele se senta para cheirar o ar, é porque seu animal de estimação descobriu algo novo.
  • Se você percebe que está relaxado, é porque a casa lhe dá uma sensação de conforto e paz.
  • Quando você vê seu roedor pulando no ar, é um sinal de que ele está de muito bom humor.
  • Ao esticar o corpo, ele demonstra uma sensação de conforto e relaxamento.

http://hamsterhideout.com/forum/topic/93786-natural-hamster-cage-ideas/

https://healthypets.mercola.com/sites/healthypets/archive/2015/11/12/how-to-make-hamsters-happier.aspx