Brinquedos caseiros para hamsters: como fazer

Esses roedores passam quase o dia inteiro trancados em uma gaiola. Por isso, eles precisam de objetos para entretê-los. Evite, claro, produtos plásticos que são tóxicos, isso porque os animais podem roê-lo.

Hamsters são os menores animais de estimação que podemos ter em casa. Eles podem viver quase toda a vida em uma gaiola. Mas isso não deve ser um impedimento para o animal se divertir e brincar. Ou seja, podemos nos divertir com um hamster como faríamos com outro animal maior. O primeiro passo é criar alguns brinquedos caseiros para hamsters.

Brinquedos caseiros para hamsters: segurança em primeiro lugar

Como sempre, devemos nos certificar de que os objetos dados aos nossos animais de estimação não vão feri-los. Isso independe se os animais são pequenos, como hamsters, ou grandes como os cavalos.

Saiba quais alimentos são tóxicos para eles. Além disso, tente não oferecer objetos feitos de plástico. No mais, evite usar colas, vernizes ou tintas nos objetos. Isso porque, ao roer os objetos, o hamster poderia se envenenar. E, claro, roer faz parte da natureza do animal, portanto tenha cuidado.

Uma rede

Uma rede é um ótimo complemento para a gaiola de qualquer roedor. Ela oferece um lugar para o animal escalar e poder dormir suspenso no ar. Além disso, também pode funcionar como uma plataforma para o animal.

Para fazer uma rede, você só precisa de um retângulo de tecido. Melhor ainda se for feito de um material que não possa ser desgastado facilmente, como algodão. Com agulha e linha, você pode costurar uma fita em cada uma das quatro extremidades. Você pode amarrar a rede com uma fita ou prender as extremidades com ilhóses, para pendurá-la nas barras, a escolha é sua.

Barras de cereais para roer

Uma das necessidades básicas de um hamster é roer. Se você não oferecer ao animal coisas para roer, ele pode exercitar seu instinto em lugares inconvenientes. Assim, o animal poderá roer outros brinquedos, a casinha e até mesmo as barras da gaiola. Portanto, uma barra de cereais para o animal roer é uma aposta segura.

Alimentação dos hamsters

Para fazer uma barrra de cereais para o seu hamster, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • Farinha
  • Água
  • Sementes, nozes e cereais: há tantas opções que você pode variar bastante a receita. Você poderá usar nozes, linho, milho, sementes de girassol, farelo de trigo, aveia, gergelim…

Esse último deve ser natural. Ou seja, não pode ser revestido com mel, salgado ou torrado. açúcar é ruim para os animais e, se estiver entre os ingredientes, pode fazer mal ao animal.  Misture a farinha e a água até obter uma massa semelhante ao pão. Em seguida, adicione o restante dos ingredientes à massa e misture tudo muito bem.

Para terminar, divida a massa em barras e coloque-as no forno a 200ºC, até dourar. O tempo dependerá da espessura de cada barra. Lembre-se que um roedor pequeno, como um hamster, precisa ser capaz de mordê-la. Antes de oferecer uma barra de cereal ao seu animal de estimação, deixe-a esfriar completamente. As sementes e cereais acumulam muito calor e podem queimar.

Uma casa nova

Certamente o seu hamster já tem uma pequena casa para dormir, mas você pode torná-la ainda melhor. Você também pode construir mais de uma casa para o seu pet. Assim, o animal poderá escolher onde deseja dormir.

Os hamsters gostam de entrar em lugares pequenos para se esconderem. Mesmo assim, você ainda pode fazer uma mansão para o seu mascote. Ou seja, você pode fazer vários andares unidos por rampas. Com certeza, seu animalzinho vai adorar. Tente fazer uma pequena casa com muitas janelas. Assim, o hamster vai poder se divertir entrando e saindo cada vez por uma janela diferente.

Gaiola para hamsters

A sua imaginação vai dar o limite do que fazer na casa do seu hamster. Você pode construí-la a partir de papelão, madeira e polpa de papel. Talvez por causa de sua popularidade no mundo do artesanato, os palitos de sorvete são os mais usados nas construções. Use a menor quantidade de cola possível. E, mesmo que o acabamento fique feio, tente não pintá-la, caso a tinta seja tóxica.

Túneis

Talvez isso possa ser um dos brinquedos caseiros para hamsters que custam menos para construir, mas mais vezes você terá que substitui-lo: um túnel de papelão. É tão simples como colocar um tubo de papelão em sua gaiola: pode ser o papel higiênico, a cozinha ou você pode construí-lo com outro papelão.

É certo que ele irá roer esse material. Se o destruir, é simples e barato substituí-lo. Se a jaula tiver espaço suficiente, seu hamster poderá desfrutar de diferentes túneis para fazer ninhos ou esconder coisas.

Plataformas e rampas

As plataformas adicionam andares na gaiola do animal. Além disso, elas transformam a casa do animal em um autêntico parque de diversões. Adicionar plataformas aumenta a área pela qual o hamster pode se mover. Além disso, como eles também gostam de escalar, vão adorar ter andares na gaiola.

Rampa para gaiolas

A maneira mais fácil de adicionar uma plataforma a gaiola é colocá-la sobre vigas. Escolha uma tábua de madeira e adicione quatro pernas. Se você tiver pequenas caixas de madeira, pode simplesmente colocá-las na gaiola.

Não se esqueça de criar rampas para o animal pode subir e descer dessas plataformas. Você pode criá-las com madeira, palitos de sorvete ou com um papelão resistente. Num piscar de olhos, a gaiola de seu hamster terá muito mais superfície. Assim, você vai ter espaço para adicionar muitas novidades para seu animal. Por exemplo, mais brinquedos  caseiros, uma nova casa ou mais espaço para o animal explorar.

Brinquedos caseiros para hamsters, considerações

Os brinquedos caseiros para hamsters são uma forma simples, barata e divertida de dar variedade à vida do seu pequeno roedor. Afinal, eles também precisam se divertir. Para isso, nada melhor do que terem coisas novas em suas vidas. Crie alguns brinquedos e esconderijos para ver o quanto seu hamster ficará feliz e distraído por muito tempo.

 

Recomendados para você