Cinco espécies de hamster

junho 8, 2018
Os hamsters fazem parte de uma subespécie de roedores e existem quase vinte raças diferentes desse animal, embora apenas cinco sejam conhecidas como raças domésticas.

O hamster é um bicho de estimação muito popular, especialmente, entre as crianças. Esses roedores são simpáticos, independentes e fáceis de cuidar. No entanto, pouca gente sabe que há diversas espécies de hamsters e que cada uma tem uma personalidade diferente.

Características de todas as espécies de hamsters

O hamster pertence a uma subespécie de roedores e existem quase vinte raças diferentes, embora apenas cinco sejam conhecidas como raças domésticas. A maior parte dos hamsters é oriunda do Oriente Médio e do sudeste dos Estados Unidos, apesar desses roedores terem se disseminado como um bicho de estimação por quase todo o mundo.

A família dos hamsters se distingue de outros roedores pelas bolsas elásticas que têm entre as bochechas e os ombros; nelas eles podem acumular e transportar o alimento. Quando eles estão saciados, parece que podem chegar a dobrar de tamanho.

Existem espécies de hamsters de tamanhos muito diferentes: o hamster-sírio é o maior, mas também existem variedades anãs. A diferença de tamanho é tão grande que os hamsters-sírios podem chegar a pesar 180 gramas, enquanto que os russos alcançam apenas 40 gramas de peso.

Os hamsters têm uma expectativa de vida que varia entre um ano e meio e três anos. Sabe-se de casos de bichinhos que vivem até quatro anos, mas isso é pouco comum.

Os hamsters são animais solitários que não precisam viver em grupos, porém, causa de sua personalidade, alguns são capazes de conviver com outros hamsters. Devido à sua grande capacidade reprodutiva, é aconselhável que eles vivam em gaiolas separadas para evitar uma gravidez indesejada.

1. Hamster-sírio ou Dourado

Como o seu nome indica, o hamster-sírio é uma das espécies de hamsters que são originárias do Oriente Médio. Entre as raças domésticas, essa é a maior: eles pesam entre 100 e 180 gramas e medem até 15 centímetros de comprimento.

hamster sírio

São também chamados de “dourados,” porque a sua pelagem mais comum é de coloração amarelo-clara. No entanto, podem se apresentar em mais cores, e, inclusive, existe uma variedade com o pelo mais longo do que o comum. Os hamsters dourados são uma raça territorial que não costuma suportar a convivência na mesma gaiola com outros animais.

2. Anão de Campbell

Essa espécie de hamster é oriunda das estepes da Ásia Central, dos territórios que pertencem tanto a China quanto a Rússia. Eles têm a metade do tamanho do hamster dourado, mas também têm orelhas pequenas e arredondadas.

Normalmente, eles têm a coloração cinzenta com a barriga de coloração mais clara e, até mesmo, branca.  Essa espécie costuma ser capaz de se adaptar à vida em casal ou em pequenos grupos. Vale destacar que, como são muito pequenos, são escorregadios e muito ativos.

3. Anão Russo Campbell ou Branco

Ele é frequentemente confundido com o Anão de Campbell e também advém das estepes russas, embora neste caso ele seja originalmente do sudoeste da Sibéria.

espécies de hamsters

Uma das características que o define, e que é comum aos animais que vivem no frio, é o fato de que durante o inverno ele muda a sua pelagem habitual para uma de coloração branca. Isso lhe permite aproveitar todo o calor do sol que recebe durante o dia.

Durante o verão e nas épocas quentes, sua pelagem tem uma coloração cinzenta ou marrom com a barriga um pouco mais clara. Na zona lombar, costumam ter uma faixa de cor mais escura.

É uma das espécies de hamsters mais sociáveis e dóceis com os seres humanos. Talvez por isso ele seja um dos tipos de hamsters mais comuns como animal de estimação.

4. Hamster Roborovski

O hamster Roborovski é o menor dessa classe de roedores, uma vez que mede apenas nove centímetros. Tem uma cauda também muito pequena, que varia entre 6 e 11 milímetros de comprimento.

espécies de hamsters anão

Da mesma forma que outras espécies de hamsters, ela é proveniente da parte asiática da Rússia, mas a sua adaptação ao meio frio acontece através da hibernaçãoesse roedor dorme durante os meses frios. Contudo, quando está acordado, revela-se um animal especialmente nervoso e ativo.

Eles têm uma coloração cinza ou marrom, com a barriga de um tom mais claro ou totalmente branca. Sobre os olhos, ele têm uma pequena mancha branca e a palma das patas traseiras é peluda.

5. Hamster-chinês

De todos esses animais, esse é o que tem a cauda mais longa; mede em torno de um centímetro, quando quase todas as outras espécies de hamsters têm caudas muito mais curtas.

hamster chinês

Não é um hamster-anão, já que têm um tamanho mediano. Isso porque o seu corpo mede entre 10 e 12 centímetros de comprimento e pesa entre 35 e 45 gramas. Essa espécie não hiberna, embora no inverno prefira ficar em atividade à noite e descansar durante o dia.

Geralmente, ele tem uma coloração marrom-avermelhada com uma linha escura que parte da cabeça até a cauda, embora também possa apresentar uma coloração avermelhada ou branca, com manchas marrons-avermelhadas ou cinzentas.

Os hamsters são bichos de estimação muito populares, especialmente, nas casas onde há crianças. Entretanto, são animais habituados a fugir, que necessitam receber um tratamento amoroso e constante para se acostumarem aos humanos. Como qualquer animal, o hamster não é um brinquedo e deve receber o cuidado que merece.