Os animais de estimação no escritório trazem benefícios?

maio 17, 2020
Novos empreendedores consideram a presença de animais de estimação no escritório como uma visão para o futuro

A princípio, a presença de animais de estimação no escritório pode parecer estranha. No entanto, nos últimos anos, isso se tornou uma tendência devido aos benefícios que oferece ao animal e ao ambiente de trabalho.

Algumas das empresas mais famosas que aderiram a essa iniciativa são Google, Mars, Cabify ou Nestlé Purina. De fato, essa última faz parte do Programa Pets at Work, que visa incentivar empregadores e funcionários a trabalhar de uma maneira mais “natural”.

Benefícios comprovados

  • Criar ambientes de trabalho mais saudáveis, reduzindo o estresse e promovendo a integração social dos funcionários.
  • Conciliação entre vida pessoal e vida profissional. Nesse caso, tanto o proprietário quanto o animal são favorecidos, de forma que o dono do bichinho pode trabalhar com a garantia de que seu animal de estimação não ficará ‘desacompanhado’.
  • Melhora a imagem da empresa em relação ao consumidor, aos funcionários e à concorrência, sendo essa prática entendida como uma visão do futuro.
  • Facilita a motivação e a dinâmica da empresa, fatores-chave no âmbito empresarial.
Benefícios comprovados

Possíveis dificuldades em relação à presença dos animais de estimação no escritório

  • Alergias. O mais recomendado é estabelecer uma distância mínima de cinco metros entre o animal e a pessoa alérgica ou, se necessário, prender o cão à mesa do proprietário.
  • Barulho, falta de concentração. Antes de levar seu animal de estimação para o trabalho, o proprietário deve garantir que ele se comporte corretamente. Os animais devem ser capazes de socializar com os outros funcionários sem alterar a dinâmica empresarial.
  • Contaminação. Assim como na seção anterior, os proprietários são responsáveis ​​pela higiene dos seus animais de estimação, além da vermifugação e vacinação. No que diz respeito à sujeira da urina ou das fezes, um bom treinamento prévio geralmente elimina esse problema.
  • Respeitar as áreas restritas. Apesar de uma empresa poder apoiar o acesso de animais às suas instalações, algumas áreas de uso público, como banheiros, cafés, salas de reuniões, etc. geralmente restringem a sua entrada. Estabelecer antecipadamente as áreas pet friendly e respeitar as regras ajuda cada vez mais as empresas a incorporar essa iniciativa.

O que dizem os dados

Embora ainda existam alguns críticos, tanto a nível gerencial quanto dos próprios funcionários, que alegam que os animais contribuem para a distração no trabalho, a verdade é que mais de um estudo mostra as vantagens dessa prática. Entre eles, podemos destacar:

  • Central Michigan Universal analisou em 2010 como a presença dos animais de estimação no escritório promoveu o vínculo entre os funcionários e melhorou a atmosfera no local de trabalho.
  • A Virgina Commonwealth University constatou como o estresse dos trabalhadores que tinham levado seus animais de estimação para o trabalho foi reduzido em 11% em comparação com o aumento em 70% dos outros funcionários.
Possíveis dificuldades em relação à presença dos animais de estimação no escritório

Segundo essas estatísticas, parece que a incorporação dos animais em novos contextos pode ser atraente e benéfica. A sociedade está acostumada à imagem de cães policiais e cães-guia devido às vantagens que eles representam, no entanto, seu acesso anteriormente questionado a cafés, transporte e até escritórios se tornou uma realidade.

  • Chander, C. News.com.au. Elnuevobenefiodelaoficina:mascotaseneltrabajo. (s.f). Recuperado de https://www.news.com.au/feature/special-features/the-new-office-perk-pets-at-work/news-story/52572f1e012671ed90bb28845ef13e40
  • Purina. NuestraCreencia. (s.f). Recuperado de https://www.purina.es/pins/mascotas-en-el-puesto-de-trabajo
  • Serrano, N. Expansión. Con la mascota a la oficina. (2017). Recuperado de http://www.expansion.com/directivos/estilo-vida/2017/09/08/59b1b44ae5fdea6b5e8b45a2.html